A dias venho pensando sobre o caos instaurado em vários setores, e também na Educação devido ao Covid-19.
Vejo o cansaço no olhar do Professor e a angústia instaurada nos pais.
Nada mais é como antes, todos estão tendo que se adaptar, acredito que nada mais será como antes, a resiliência é um comportamento que se faz necessário em meio a toda essa loucura vivida por pais, alunos e Professores.
Arrisco a dizer que em todos os tempos, está sendo um dos maiores exemplos de resiliência na Educação.
Como Mãe, já me apavorei, vendo o impacto emocional que minha filha do 6º ano vem sofrendo com a forma de ensino a distância, como profissional tento enxergar que essas são alternativas válidas hoje na Educação..
Porém ao mesmo tempo que apoio a inovação e vejo que todo um processo que a Educação vinha postergando a tempos na área digital, agora de alguma forma está se tornando real, como mãe fico aflita com a realidade dentro de casa no qual minha filha que nunca teve problemas com estudo, agora apresenta vários, aumentando sua ansiedade no que resulta crises de choro diária, pois não consegue assimilar com facilidade o conteúdo online.
Através desse texto trago a tona a minha angústia como mãe, no qual fico a pensar e a discutir muitas vezes com meus pensamentos, será que isso tudo não era necessário, será que teremos após o distanciamento social uma Educação Inovadora, com mais ferramentas e recursos???
O Futuro é de incertezas, mais que se faz necessário debates sobre o assunto, buscando meios dessa Educação a Distância após Pandemia não serem esquecidas, e que a Educação aproveite todo o trabalho realizado até o momento para inserir sim a tecnologia com seus alunos em sala, ai terão um maior tempo de orientar seus alunos com relação a novas ferramentas, pois no meu entendimento, está havendo problemas pois não tiveram tempo para se Planejar e montar todo Planejamento estratégico.
Volto a dizer como mãe está angustiante toda essa realidade, mais será que se estivesse tudo normal, como era antes teríamos tido esse avanço Tecnológico??? Arrisco responder que Não.
No veneno sempre estará o antídoto.
No Caos estará Oportunidades de mudança.