Senhoras e Senhores!!!
Do lado esquerdo, planilhas, numeros, custos de materias prima, custo de horas trabalhas, etc....
Do Lado direito, percepção de valor, experiências, conveniencia, personalização, entre outros!!!
Uma batalha que dura décadas e décadas!!! rsrsrsr
Agora, cá entre nós, é um assunto que incomoda toda vez que nos deparamos com este combate!!! Pois frente a um négocio, cujo objetivo é sempre gerar lucro, ou seja faturar mais do que gastar.
Mas, colocar na 'RECEITA DO BOLO' Preço e Valor é uma fórmula mágica que cada empreendimento terá que receitar.
Para ajudar, aqui vai alguns Insights para você ter consciencia do que levar em consideração quando falar desse assunto....
Primeiro você precisa ter em mente que antes de falar de números, quiçá de experiências no ambito de valores, você precisa ter clareza da sua estratégia, como você quer se posicionar? como quer ser lembrado? e assim por diante...
Missão, visão e valores direcionam suas decisões estratégicas.
Segundo, saiba a importancia de ter um plano Estratégico, Tático e Operacional. Não misture as coisas, isso não é apenas para ser bonito, um papel prenchido que ninguém lê ou que os funcionários fazem para ficar elegante as vistas do 'chefe'. Portanto, deve ser utilizado na prática!!!
Um plano estratégico é essencial construir com sua equipe para ter o engajamento que desejas.
Terceiro, agora podemos entrar em uma das etapas que decorrem desses 2 pontos abordados... A 'Gestão', como o título deste conteudo está relacionando dois fatores que muitas vezes não se conversam 'por isso a imagem ilustrativa' ... Finanças e Marketing.
Eis onde entra um grande desafio na hora de precificar, ou até mesmo lidar com processos e decisões....
Marketing quer vender, quer encantar, quer trazer experiencias e assim por diante.... O Financeiro quer resultados, números, metas, lucro, etc...
O Empreendedor é como um malabarista, que deve sustentar seus pratos rodando simultaneamente para que suas estratégias sejam atingidas.
Por fim, não quero aqui defender nenhuma estratégia, mas o importante é ter uma, então se você quer precificar com base nos seus custos e colocar uma margem de lucro, está tudo bem, mas se você tiver uma estratégia de experiencia, personalização ou até diferenciação, não será só os numeros que você tem que colocar nos calculos.
Espero que isso tenha ao menos te ajudado a pensar no assunto e busque ajuda caso necessite!!!
Até a próxima.