Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

No que consiste a Consultoria Empresarial e por que ela é tão importante?

avatar DANIELI CLEMENTE DONEDA
Danieli Clemente Donedafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
No que consiste a Consultoria Empresarial e por que ela é tão importante?
Criado em 11 FEV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A pandemia chegou para transformar TUDO e a TODOS.
Muitos negócios não conseguiram se adequar, outros, por sua vez, fizeram do momento a oportunidade perfeita para melhorar e crescer. E, temos ainda, aqueles empreendedores que seguem na difícil encruzilhada entre manter o seu negócio aberto, mesmo com dificuldades e inseguranças, ou, de fechar as portas e fazer parte da triste estatística que acontece com as empresas do nosso país.

Agora, analisando este cenário, perguntamos: em qual dessas realidades a sua empresa está inserida? 

Embora o momento seja incerto, independentemente de qual seja a sua situação atualmente, podemos afirmar que sim - existem meios eficazes de oferecer uma direção  clara e precisa para o melhor direcionamento do seu negócio. Não há mais tempo para espera!  

POR QUE INVESTIR EM CONSULTORIA ESPECIALIZADA?

A consultoria especializada, facilita as tomadas de decisões gerenciais e da norte as soluções que mais podem contribuir para o aumento de seu desempenho. Para facilitar o entendimento, faremos uma analogia com o cuidado que deveríamos ter com a nossa saúde. Vamos lá...

Geralmente, quando visitamos o médico? É evidente, quando estamos doentes, sentindo algum incomodo, dores ou nos machucamos, não é mesmo? Se realizássemos as consultas de forma preventiva, evitaríamos grande parte das dores, doenças e sofrimentos desnecessários. Com a consultoria empresarial é a mesma coisa. Se aplicada de forma recorrente, com o empresário colocando em prática as orientações, ela servirá como método preventivo ao invés de curativo, evitando inúmeros problemas de saúde na gestão de qualquer empresa. 

Vejamos alguns exemplos:

Para quem tem interesse em abrir um novo negócio, a consultoria de análise de viabilidade permite maior segurança quanto ao sucesso do novo empreendimento, pois reduz e elimina riscos não calculados, estrutura um planejamento a curto prazo, exige que o futuro empresário conheça o mercado, entre outros pontos que determinam a gestão adequada para uma empresa que pretende ter sucesso.

E para as empresas que estão abertas, da mesma forma, a consultoria atua de forma preventiva, mas também deve ser utilizada para manutenção da gestão empresarial nas diferentes áreas, como: marketing, finanças, pessoas, processos, mercado, layout entre outros. Ah, e o mais importante, a consultoria tem o grande objetivo de pensar, planejar e orientar o empreendedor quanto a novas oportunidades, produtos e expansão de mercado. Ou seja, ela além de apoiar na sustentabilidade empresarial, pode e deve estar atenta ao mercado de forma a contribuir para o crescimento saudável do negócio. 

Sou empresário (a), e minha empresa está em pleno crescimento, mesmo neste cenário positivo, a busca por orientação especializada ainda é importante?

A busca pela melhoria deve ser constante e incansavelmente reavaliada. E é aí que a consultoria especializada faz toda diferença, primeiro porque prioriza e garante que na agenda do empreendedor, ele invista tempo em ser analítico e estratégico. E melhor ainda, isso será realizado com a orientação de em profissional especialista, capaz de analisar, avaliar e construir juntamente com o Empresário planos para correção, melhoria e/ou expansão do negócio. Mesmo que a empresa esteja em um excelente estágio de faturamento e com uma gestão estável, a consultoria tem a competência de apresentar uma visão externa que não esteja contaminada com o dia a dia do negócio.

Além é claro, de explorar e apresentar as tendências de mercado, novas ferramentas, oportunidades e caminhos que muitas vezes são simples, mas que na correria, na preocupação de fazer e executar as tarefas diárias, o empreendedor não observa, pois a operação toma todo o espaço que poderia ser utilizado para inovar.  

 Mas parece tão complexo o processo de uma consultoria. Correto?
 

 

Errado!!! Geralmente inicia-se o trabalho de consultoria com uma boa primeira conversa, podendo ser in company, presencial ou mesmo online. Esse momento é utilizado para fazer um diagnóstico da gestão empresarial, por isso é sugerido que a entrevista seja realizada com o proprietário e seus sócios, se for o caso.

Com isso, é possível levantar o modelo de negócio, o perfil de gestão e, claro, as dores que o empreendedor apresenta e que a consultoria poderá atender. A partir disso, é construído junto ao empresário, um plano de melhoria, que poderá ser composto por consultorias de diferentes áreas, oficinas e reuniões que envolvam mais pessoas da equipe de trabalho. Isso é construído de forma personalizada, de acordo com as possibilidades e necessidades da empresa, por isso é indispensável a participação do Empresário que é o tomador de decisão e que possui a visão sistêmica do negócio.

Lembrando que o processo de consultoria é para ser utilizado para consulta e não para execução.

O processo de aprendizado se dá pela orientação do Consultor e execução por parte da empresa. A intenção é que as técnicas e ferramentas repassadas, tornem-se hábitos e passem a compor o processo natural da gestão. 

Quais são as maiores dores das empresas quando elas procuram por uma consultoria empresarial, de longe, está relacionado as dificuldades de gestão financeira. E geralmente a causa não está no financeiro, mas, sim, em diferentes pontos e falhas na gestão e que acaba refletindo no caixa, que é a forma mais concreta e fácil do empreendedor constatar que a empresa está passando por dificuldades. 

A causa para problemas financeiros pode estar em diversas situações, como custo de operação, formação do preço de venda, controle de caixa, falta de indicadores financeiros, volume alto de estoque, entre outros. 

E, neste contexto, mais uma vez, a consultoria preventiva se mostra indispensável, pois o monitoramento constante trará para a área de consciência do gestor, como está a saúde financeira da sua empresa. Além disso, a consultoria tem a habilidade de criar e analisar indicadores para melhores e mais seguras tomadas de decisões. Como por exemplo, a capacidade de investimentos, pagamentos, retiradas e expansões. 

7 motivos para investir em uma Consultoria Empresarial

Previne riscos e apresenta indicadores seguros para tomada de decisões;

 Instiga e mantêm o Empreendedor atento as mudanças e tendências de mercado;

 Possibilita analisar situações de pontos de vista diferentes, levando o empreendedor a ser mais analítico e estratégico;

 Construção de uma gestão mais madura e que proporcione segurança nas tomadas de decisões e expansão de mercado;

 Profissionaliza e facilita a gestão, encurtando caminhos para conquistas e resultados mais expressivos;

 Desenvolve habilidades e comportamentos para uma visão mais sistêmica e inovadora;

 Na consultoria são oferecidas ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia e proporcionam uma análise mais ágil e segura.

E essa é a melhor parte.... 

Já ouviram aquele conhecido ditado popular, que diz: A ignorância é libertadora? Geralmente é um conselho que algumas pessoas levam para a vida, como forma de que 'se eu não conheço determinado problema, logo, não precisarei pensar em uma solução'.  Mas se tratando de Gestão Empresarial, não buscar ou não querer saber a verdade, onde está o gargalo, a falha na gestão, é questão de vida ou morte!

Pode até parecer estranho, mas é muito comum as pessoas preferirem não saber onde estão errando, seja por medo de desanimar ou mesmo, por receio de não saber resolver. Então é melhor deixar assim, Ir do jeito que der 'Ir levando'! E temos ainda o outro lado da moeda, onde a empresa está bem e o empreendedor se acomoda, crente de que não há mais nada para otimizar, ou pior, não há nada que possa dar errado. E aí vemos dois grandes riscos: o primeiro com relação a comodidade, pois quando se deixa de monitorar, é muito comum algo inesperado acontecer e a empresa não estar preparada para agir, ou, reagir com rapidez e assertividade. E o segundo, está na possibilidade de deixar uma grande oportunidade passar, como uma nova parceria,  ou produto por exemplo.

Em todos esses casos, a consultoria especializada garante que o empreendedor não caia no comodismo, não deixe de estar alerta, prevenido e atento as oportunidades. Não deixando o operacional ganhar mais importância do que a estratégia. 

Te convidamos então a fazer essa experiência, ouça e avalie o ponto de vista de um especialista. No máximo, você irá descobrir que está fazendo tudo da melhor forma e que ainda há espaço para crescer e realizar grandes projetos!  E se descobrir que existem falhas, saberá que não está sozinho e que contará com alguém totalmente disposto a te ajudar a encontrar soluções e caminhos que fortaleçam o seu negócio. 

Entre em Contato com o SEBRAE, nosso sucesso é conquistar o seu sucesso!!!! 

avatar DANIELI CLEMENTE DONEDA
Danieli Clemente Doneda
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3821 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?