Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

No meio das turbulências do seu negócio, como você inspira seus liderados?

avatar LUCIANO DO MARCO CAMPOS
Luciano Do Marco Camposfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
No meio das turbulências do seu negócio, como você inspira seus liderados?
Criado em 23 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Por Luciano Do Marco Campos

As vezes nos perguntamos como fazer, porque fazer e o que fazer quando naquele momento as coisas estão indo mal. É nesse momento que você empresário, tem que estar no controle, ou seja, assumindo o comando de fato do seu negócio.

Imagine que você está em um avião e tudo está indo bem até o momento que começa uma tempestade, nesse momento as aeromoças começam a ficar nervosas, o piloto faz o comunicado que estamos passando por uma turbulência de forma desesperada, o que acontecerá com a tripulação? Claro que acontecerá um pânico generalizado, pessoas vão gritar, criticar o piloto e etc... E o que pensaremos? Se o piloto e a aeromoça que são treinados,  acostumados, estão assim, quer dizer que estamos em apuros e o avião provavelmente vai cair.

Fazendo a analogia para o mundo empresarial no sentido das lideranças, o fato é que muitos lideres se desesperam junto com sua equipe, assim como o piloto e as aeromoças. Em uma empresa, se seu líder entrar em pânico, provavelmente sua equipe entrara junto, se-sentira perdida, insegura e com muito medo. O equilíbrio emocional, o preparo com planejamento e fundamentados são essências nesses momentos, pois são nessas horas que o líder deve manter a postura, ser firme, analisar os cenários e passar tranquilidade para sua tripulação e provar que ele é um excelente líder para aquela equipe. Existem momentos que servem para sermos provados e que tal sair aprovado? Ou seja, sair mais forte do que entrou.

 

Por tanto, reuni 9 dicas rápidas para você poder se tornar um líder ainda melhor

1. Líder não nasce pronto (Não se preocupe, porém corra atrás)

Esperar que uma pessoa nasça com todas as ferramentas necessárias para liderar não faz sentido, com base no que sabemos sobre a complexidade de grupos e processos sociais. O fato de que a liderança é em sua maior parte desenvolvida é uma boa notícia para aqueles entre nós que estão envolvidos com desenvolvimento de liderança líderes realmente podem ser desenvolvidos. (Ronald Riggio).

2. Lidere com paixão e brilho nos olhos

A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. (Harry Truman Ex-presidente dos EUA).

3. Seja flexível às mudanças

A genuína essência da liderança é que você tem que ter uma visão. (Theodore Hesburgh).

4. Comunicação é fundamental, converse sempre com sua equipe, mantenha-os próximo de você

Os líderes são amigos da interação. (Augusto Cury).

5. Seja exemplo com atitude e não só com palavras

Se as palavras convencem, o exemplo arrasta.(Confúcio).

6. Ouça sua equipe, tenha empatia

Você pode fazer mais amigos em duas semanas tornando-se um bom ouvinte do que em dois anos tentando fazer com que os outros se interessem por você. (Dale Carnegie).

7. Autoridade e Poder, seja firme e forte

Liderança é baseada em imaginação, não dominação; em cooperação, não intimidação (William Arthur Ward).

8. Planeje seus projetos

Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo. (Joe Namath)

9. Crie um ambiente excelente na sua empresa

Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer (Sam Walton).

Por tanto, liderança é um caminho que você constrói, sendo exemplo e inspirando seus liderados. O líder tem inúmeras responsabilidades e deve estar sempre a frente na busca por manter seus colaboradores motivados e engajados com os objetivos da empresa. A liderança não pode ser tratada apenas com um cargo e sim como uma competência essencial para alcançar seus resultados. O líder não é aquele que trabalha sozinho ou que se impõe de forma ríspida resguardado pelo poder do seu cargo. O líder é aquele que consegue trazer o time pra perto pelos exemplos e se dispõe a lutar em equipe, junto com todos e por todos se necessário.

Leve estas dicas com você e converta em lições práticas para serem aplicadas no seu dia a dia, e para a abertura de um novo negócio.

Faça parte da Comunidade Novos Negócios e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

#liderança #bomexemplo # Disciplina # Resiliência #consciência #empatia #persistência #foco

email: lmcampos@pr.sebrae.com.br

Luciano

avatar LUCIANO DO MARCO CAMPOS
Luciano Do Marco Campos
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5229 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?