Na última década, computadores e celulares se tornaram indispensáveis para as pessoas executarem diversas atividades. Isso não foi diferente dentro das empresas, portanto aprender a usar a tecnologia com eficiência também se tornou um fator indispensável para o crescimento de um negócio.
A sociedade contemporânea aderiu a novos costumes na cultura. Por exemplo, o telefone celular serve tanto para comunicação com um familiar até na hora de pagar uma compra no caixa da farmácia. Além das diversas transações que são feitas totalmente online.
Nos últimos anos, vários serviços que antes eram realizados presencialmente migraram para o meio digital. O atendimento ao cliente pode ser feito de forma ainda mais rápida com a utilização de mensagens automáticas do WhatsApp. Existem ferramentas que possibilitam agendamento de serviços diretamente pelo aplicativo de mensagens, o que acelera diversos processos.
Todas essas novidades tecnológicas podem ser vistas com certa desconfiança, mas é necessário que sejam analisadas com racionalidade para que sejam aceitas ou rejeitadas pela empresa.
Gerenciar os valores familiares dentro da empresa pode determinar a aceitação de novas tecnologias e novos projetos, conforme os novos cenários do mercado. Conforme explica João Prates, consultor de empresas familiares do Instituto Sucessor:
Quando a família traz a confiança e credibilidade como valores, a tendência é de que a inovação seja recebida com maior facilidade.
Uma empresa é feita de pessoas, então não basta apenas saber quais são as melhores tecnologias para o negócio e investir nelas, também é necessário o investimento na capacitação dos funcionários.
Se alguém ainda é valioso à empresa, mas tem dificuldade em lidar com novos recursos adotados, a solução é apresentar cursos de treinamentos para tais tarefas. Sendo assim, a empresa gera uma nova cultura organizacional, sem ficar no passado.
Para criar uma nova cultura dentro da empresa, é necessário revisar os valores e os objetivos estipulados anteriormente, se ainda podem e devem ser mantidos.
De acordo com a empresa de consultoria Kienbaum, competência digital é a capacidade intelectual do executivo para utilizar as informações e tecnologias existentes e transformá-las em ganhos para a organização.
Estar presente nas redes sociais é essencial hoje em dia. Além de investir em comunicação, a empresa deve também se preocupar com armazenamento e segurança digital. Logo, a família precisa desenvolver suas competências digitais.
Outra ferramenta importante nesse contexto é a digitalização do negócio, seja através do arquivamento digital de documentos impressos ou softwares para automação de serviços que antes eram manuais
Nos últimos dois anos, devido a pandemia de covid19, o número de empresas brasileiras que adotaram novos formatos de trabalho cresceu bastante. O estudo da consultoria Cushman & Wakefield, divulgado pela revista Exame, relatou que 73,8% das empresas entrevistadas pretendem adotar o home office de forma definitiva.
Obviamente, muitas empresas não podem recorrer ao trabalho remoto, devido a seu tipo de atividade, como as que operam no varejo. Os momentos de crise abrem espaço a novas possibilidades, seja através de home office ou outras formas de manter as operações da empresa à todo vapor.
Como as novas gerações, principalmente millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90), têm bastante contato e facilidade com as novas tecnologias, a empresa deve dar espaço a essas pessoas.
Isso deve ser uma preocupação da empresa não somente em relação ao quadro funcional, mas também - e principalmente - em relação ao público-alvo. Algumas empresas podem perder oportunidades de negócios por não terem um aplicativo ou serviço de atendimento por mensagens.
Conforme os objetivos de cada empreendimento e seus clientes, deve-se prestar atenção em quais tecnologias investir para manter a fidelidade da freguesia atual e também atrair mais consumidores.
Questionar tudo o tempo todo é um exercício importante para qualquer pessoa não se manter acomodada, mas é algo ainda mais comum entre a juventude. Portanto, é crucial permitir que as novas gerações dentro da empresa possam expor suas perspectivas, dessa forma, a empresa agrega formas diferentes de olhar para si, e então analisar se métodos antigos ainda são funcionais ou se há algo inovador a ser feito.
Dedicar um tempo para pesquisar sobre novas tecnologias e possíveis tendências é uma atividade que precisa estar na agenda do gestor. Isso inclui buscar novas formas de administrar a empresa, e também ferramentas para aprimorar o desempenho da equipe
Além de manter o trabalho fluindo como sempre, a empresa familiar deve planejar o futuro. Seja para crescer mais ou evitar surpresas negativas, os líderes devem buscar projetos e plataformas para melhorar o legado da família.