Comandar uma empresa pode se tornar um quebra-cabeça bastante complicado quando se usam as peças erradas. Para superar os desafios e cumprir as metas, a empresa precisa de gestão eficaz em todos os departamentos, principalmente nos seguintes setores: financeiro, administrativo e pessoal.
O setor de recursos humanos (RH) acaba se tornando um dos departamentos mais importantes de uma empresa por lidar com um de seus patrimônios mais valiosos: as pessoas.
A empresa deve criar o departamento de RH para gerir a contratação, gerência e suporte dos funcionários. Um dos familiares deve assumir essa função ou uma pessoa de fora da família deve ser contratada para desempenhar um cargo específico, conforme as demandas do negócio.
Estimular os talentos da equipe também agrega seriedade na prestação do serviço, independentemente da área de atuação tanto do funcionário quanto da empresa.
Outro recurso viável é o aprimoramento técnico dos trabalhadores através de consultorias profissionais, como a do Sebrae.
Atualmente, as empresas dispõem de um rol extenso de tecnologias e plataformas para facilitar a gestão de pessoas.
Automatização de tarefas, pagamentos automáticos, controle de horários e acesso dos funcionários são apenas alguns dos recursos disponíveis para aprimorar o trabalho do departamento pessoal. Dessa forma, o setor otimiza o gerenciamento do quadro de funcionários.
Garantir direitos trabalhistas, benefícios e bonificações a todo o quadro de funcionários, incluindo familiares obviamente, desperta motivação nas pessoas para cumprir suas responsabilidades e, dessa forma, criar um empreendimento cada vez mais rentável ao longo do tempo.
Vale-refeição, férias remuneradas, plano de saúde, bolsa de estudo e tantas outras vantagens servem de estímulo para que os funcionários continuem motivados para suas atividades profissionais.
A gerência da equipe não deve permanecer somente sob controle do RH, dirigentes e coordenadores de todos setores devem também se atentar ao desempenho e comportamento dos trabalhadores. Lidar com as pessoas deve ser imprescindível para qualquer cargo de liderança.
Os líderes devem se atentar às atitudes de cada um e suas consequências em relação a conduta dos demais membros da equipe.
O desempenho dos funcionários depende também de questões internas e pessoais de cada um deles, que repercutem na rotina dessas pessoas dentro e fora da empresa. A gerência deve apresentar métodos de motivação, treinamento, inspiração, inovação e encorajamento aos funcionários. Sem esquecer também de aplicar medidas de disciplina, avaliação e demissão quando necessário.
Preocupar-se com autoestima, automotivação, confiança e disciplina de cada pessoa aprimora seu desenvolvimento individual. Consequentemente, isso traz resultados para a evolução coletiva da empresa.
Todo funcionário deve estar ciente das atribuições gerais e específicas para o ofício. Primeiramente, as habilidades genéricas correspondem a atividades e perspectivas que todos os funcionários devem conhecer, independentemente do setor onde trabalham. Já as aptidões particulares se referem ao trabalho especializado de cada empregado em seu setor específico.
De qualquer forma, todas essas competências devem estar alinhadas entre direção e equipe para fomentar o cumprimento dos objetivos da empresa.
Criar uma rede de gestão e apoio faz com que o trabalho em equipe seja mais leve, comprometido e efetivo. Por consequência, a empresa cresce internamente, tornando-se exemplo não apenas em sua área de atuação, mas também como modelo de negócio na gestão de pessoas.
Uma equipe feliz e bem chefiada permite que o legado da empresa familiar sobreviva ao longo de várias gerações no mercado competitivo.