Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Websérie: Temporada 01 - EP 07 - Empresa Familiar

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Websérie: Temporada 01 - EP 07 - Empresa Familiar
Criado em 14 DEZ. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No episódio de hoje apresentamos o case das empresas:

Fiorella Alimentos (Campo Mourão - PR), Gava Ambientes ( Pato Branco - PR), Grupo Solaris (Guarapuava-PR).


Entenda como profissionalizar a gestão dos negócios familiares!

Muitas empresas nascem de forma espontânea e crescem sem planejamento específico, principalmente quando surgem no ambiente familiar. Mas a competitividade no mercado exige um nível de trabalho mais qualificado.

A profissionalização entra em cena para eliminar o amadorismo da empresa familiar. O aspecto caseiro do negócio muitas vezes não oferece credibilidade para novos clientes e potenciais parceiros e investidores.



Profissionalização da empresa

Isso pode ocorrer de duas maneiras bem simples: contratação de pessoas com experiência e aprimoramento das capacitações da própria família.

De qualquer forma, o objetivo é um só: fortalecer a cultura organizacional entre familiares e demais colaboradores.



Ajuda externa

Para atingir maiores e melhores resultados, uma empresa necessita romper a barreira de empresa exclusivamente familiar. A contratação de um quadro de funcionários qualificado auxilia na execução de tarefas diversas que - muitas vezes - os fundadores do negócio ainda não sabem exercer. Por exemplo, contabilidade e manutenção de computadores.



Ensinar e aprimorar

Seja por meio de cursos técnicos ou de graduação, um familiar pode buscar métodos para aprender conhecimentos especializados. Mesmo que seja para uma função que já sabe exercer, a capacitação pode trazer novas formas de efetuar o trabalho, aprimorando o desempenho individual e coletivo na empresa.



Definir objetivos

Colocar no papel missão, visão e valores cria uma identidade sólida para a organização. A partir disso, as rotinas administrativas e decisões da empresa seguem uma unanimidade em relação aos rumos a serem tomados.

Deve-se também estruturar a hierarquia de cargos adequadamente, conforme a capacidade e a competência de cada pessoa.



Governança corporativa

Para estabelecer um sistema de processos, regulamentações e hierarquias na empresa, a diretoria deve estabelecer a governança corporativa. A definição dessas normas cria uma estrutura estável a fim de auxiliar no cotidiano e no futuro da organização.

Além da gestão, a governança também visa o monitoramento e o incentivo no relacionamento entre os pilares da empresa, como conselho administrativo, acionistas e sócios.



Buscar ferramentas

Ainda que a equipe seja o bem mais valioso de uma empresa, os investimentos para a profissionalização devem ir além dos recursos humanos. Investir em sistemas de informática que facilitem diversas tarefas e burocracias contribui para uma dinâmica de trabalho e serviço mais ágil.

Softwares de gestão, bancos de dados digitais, redes sociais, entre outros, são ferramentas importantes e devem ser atualizados conforme as demandas da empresa.



Plano de sucessão

A profissionalização visa também a longevidade da empresa, pensando em quem vai assumir o comando no futuro. Ou seja, organizar um plano de sucessão antecipadamente permite que o próximo líder da empresa tenha tempo suficiente para se profissionalizar. 

A partir do momento que o sucessor sabe de sua jornada no futuro da empresa, já é possível ganhar experiência na empresa e para o cargo principal.

Dessa forma, a empresa permanecerá ativa nas próximas gerações, devido a um plano de sucessão bem executado por profissionais capazes.



Estabilidade

Com a profissionalização em uma empresa familiar, a gestão desenvolve estabilidade para administrar o negócio. Definir rotinas, plano de sucessão, estratégias e novos projetos resultam na consolidação de uma estrutura duradoura. A partir dessa estabilidade advinda da profissionalização da empresa familiar, o empreendimento se destaca cada vez mais no mercado, firmando-se como um case de sucesso.

Além disso, buscar esse tipo de incentivo contribui para o crescimento da empresa, tanto para fortalecer o que já faz quanto para expandir o negócio.



Você já aplicou alguma das dicas acima na sua empresa? Comente abaixo qual delas mais fez a diferença no seu dia-a-dia, e não esqueça de acompanhar a comunidade para conferir o lançamento do próximo episódio!

avatar GIULIANA PEREIRA
Giuliana Pereira
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 754 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil