Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Negócios sustentáveis

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Negócios sustentáveis
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 01 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


A sustentabilidade das empresas é um assunto que tem ganhado cada vez mais palco, ainda mais depois da pandemia de Covid-19. Negócios acabaram se ressignificando depois dessa crise global, sendo mais empáticas e solidárias, transparentes e respeitando os indivíduos, basicamente implementando mudanças que visam o bem estar coletivo.


Se você está interessado em saber o que são e conhecer um pouco mais sobre a importância dos negócios sustentáveis, continue lendo! 



O que é um negócio sustentável?


Para entender com clareza sobre o que se trata o negócio sustentável, ele basicamente faz parte de um modelo adotado por empresas que buscam uma maneira de utilizar práticas de consumo consciente. 


O planejamento do negócio sustentável procura se basear nos produtos de matéria prima disponíveis, desenvolvendo suas ideias e expandindo seu negócio minimizando os danos causados normalmente no meio ambiente. 


Algumas marcas e empresas adotam essas alternativas pelo fato de tentar, através delas, atingir de uma maneira positiva, com benefícios significativos, o pilar econômico, social e ambiental dos seus negócios.


Vale lembrar que para começar um negócio sustentável é importante que a empresa tenha uma grande pesquisa sobre todas as possibilidades, e um bom gerenciamento sobre as práticas que serão adotadas, para que seja um diferencial, chamando uma maior atenção no mercado.


Também é bom saber que o comportamento das empresas que adotam a prática do negócio sustentável é um pouco diferente, nem sempre tratando o lucro como o principal objetivo, e sim como uma consequência sobre os valores adotados ao lidar com propostas de sustentabilidade, auxiliando nos problemas da sociedade. 



Práticas sustentáveis 


Dentro de um negócio sustentável, algumas ideias se destacam bastante, auxiliando para que a produção de resíduos e poluentes seja minimizada, favorecendo o meio ambiente e o clima.


Dá uma olhada:


  • Energia solar;

  • Transporte não poluente;

  • Reciclagem;

  • Coleta seletiva;

  • Escolha de fornecedores sustentáveis;

  • Envolvimento com comunidades locais;

  • Atuações baseadas em princípios universais.




O ESG


Do inglês, Environmental, Social and Governance, a sigla ESG, se refere a como as empresas possuem respostas perante aos desafios da sociedade, tendo foco em quatro pilares: pessoas, planeta, lucro e propósito.


O negócio sustentável se encontra dentro de todos esses pilares, possuindo um propósito de utilizar de recursos naturais um bom resultado financeiro para uma empresa. 


A adoção das ideias implementadas de ESG demonstraram em diversas empresas pelo mundo um grande desempenho positivo nos 3 pilares, econômico, social e ambiental.




Resultados Sustentáveis 


Os resultados sustentáveis são aqueles que através das práticas utilizadas pelas marcas e empresas, conseguiram garantir bons resultados, percebendo e assegurando a continuidade do negócio com um bom resultado financeiro, social e ambiental. 


Por conta da fonte de renda, a mão de obra dos funcionários das empresas consegue ser garantida e até mesmo auxiliar em grandes projetos futuros para um bom desenvolvimento da marca. Com os resultados, os colaboradores sustentáveis desenvolvem uma maior motivação para continuar no projeto, e gera uma maior competitividade dentro do mercado por ser um destaque.


E agora? Que tal adotar algumas práticas sustentáveis e fazer da sua empresa um negócio sustentável? 


Com o SEBRAE você consegue dicas para elevar o seu negócio a um outro patamar! Inscreva-se em nossa comunidade e não perca mais nenhum conteúdo.



Um abraço, 

Lucas Hahn.

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?