Temos muitas novidades programadas, que tal se inscrever gratuitamente na comunidade novos negócios para não perder nenhuma novidade?
Na nossa série Sebrae em Dados - Serviços de entrega rápido vimos que o mercado de entregas e logística no Brasil tem se expandido significativamente nos últimos anos, impulsionado pelo aumento do comércio eletrônico e pela demanda por serviços de entrega mais rápidos e eficientes. E ainda, com diversas empresas atuando em diferentes segmentos e oferecendo uma ampla variedade de serviços. O avanço das tecnologias digitais tem impulsionado o setor e permitido o desenvolvimento de soluções mais eficientes e inovadoras para atender às necessidades dos clientes.
Um ponto entre expansão do negócio e a taxa de mortalidade dos últimos 5 anos está divergente. Afinal, algumas avançam tecnologicamente e trazem soluções mais eficientes, enquanto outras fecham. Veja, a taxa média de mortalidade do MEI no brasil é de 29%, segundo o Sebrae em 2020, e considerando que para todo o segmento de entregas rápidas tivemos a taxa de 33,27% em 2022, logo, estamos bem acima da média .
Para além dos dados, um novo negócio deve ser formado de pessoas para pessoas. Por isso te convido para conferir essas tendências para se diferenciar no seu negócio nascente.
Em primeiro lugar, busque o Sebrae, a Sala do Empreendedor ou o Ponto de Atendimento ao Empresário do seu município. Busque informações sobre controle financeiro para seu negócio. Essencial para fugir dos custos imprevistos e ter a empresa na palma da mão. Assim, segue tranquilo nas atividades, com maior segurança de quanto vale monetariamente seu dia, sua hora, e até seus minutos.
Falando em minutos, sabemos que agora uma parcela do mercado que faz uso de entregas rápidas objetiva que o cliente receberá o produto em minutos. Essas empresas fazem grandes promessas para que isso ocorra e o cliente paga embutido nos custos do produto. Afinal, a expressão FRETE GRÁTIS também é chamariz de venda, mas não signifique que o cliente não pague por ela. Por isso, para você empresário, construir um gerenciamento financeiro é tão importante. Trará segurança ao fim do mês e evita uma situação real e uma frase que ouço durante os atendimentos: não sei para onde o dinheiro foi.
Segundo, aos empresários indexadores de soluções e serviços de entregas rápidas, a tendência desse mercado é entregar cada vez mais rápido e com menor quantidade. Chamam o processo de comercialização de q-commerce, uma evolução do e-commerce, pois se neste segundo a venda se dava no digital, mas havia um tempo de espera entre todos os processos até o produto ser despachado. Agora tenho rapidez em todo o processo até chegar na entrega.
O procedimento em si não é novo, principalmente para o ramo de alimentação. Mas grandes empresas de eletrônicos e utensílios começam a usar. Logo, ir à loja comprar um item para casa será facilmente resolvido através de uma compra em casa. Por exemplo, a peça do chuveiro que queimou, um tempero que esqueceu na lista do mercado e até eletrodomésticos como uma air fryer. Tudo chegando em minutos na sua casa.
Tendências para ficar de olho:
Drones: empresas mundo afora já testam o equipamento para o serviço de entrega. No Brasil algumas empresas como o iFood já realizam testes em grandes centros.
Lockers: para facilitar a entrega do produto, armários com senhas únicas são disponibilizados e disponíveis ao cliente 24h. Assim elimina-se o problema de não ter ninguém em casa disponível para retirar o produto.