Você sabe por que seu negócio existe?
O propósito é a essência do seu negócio. É a primeira coisa que você precisa contar para um colaborador, fornecedor, investidos e, principalmente, para os seus clientes. Ele está ligado ao impacto que sua empresa poderá exercer na vida das pessoas que entram em contato com ela no dia a dia.
Repassar para os seus colaboradores qual o propósito da sua empresa ajudará na motivação individual de cada um. Assim eles saberão para o que estão trabalhando, a forma que o trabalho deles impactará na vida da outra pessoa. São motivações assim que nos ajudam ao levantar da cama todos os dias!
A primeira vantagem que sua empresa recebe ao definir o propósito é garantir que aquela paixão e empolgação que você teve quando idealizou o seu negócio não se percam com o tempo e com os imprevistos que podem surgir no caminho.
O propósito da sua empresa irá servir como um ponto de referência para todas as tomadas de decisão, você saberá exatamente onde deve investir tempo, dinheiro e energia.
Outro ponto, seus colaboradores são muito importantes para o sucesso da sua empresa, certo? A motivação deles por saberem o porquê de estarem trabalhando para sua empresa vai refletir na produtividade e na longevidade de cada colaborador. Importante sempre alinhar seu propósito com todos da sua equipe.
Você, gestor, sabendo do seu propósito dentro da sua empresa, terá um conhecimento profundo de cada detalhe e poderá intervir em pontos fortes ou fracos que identifique no decorrer do tempo.
Toda essa motivação e sincronia transcende para os seus clientes! Eles se sentirão mais satisfeitos com o que recebem, com o serviço prestado. As chances de fidelização, indicação poderão aumentar (e muito). Tudo isso leva o seu negócio a se desenvolver com maior consistência e foco.
Calma lá! Nunca é tarde para evoluir e prosperar, não é mesmo? Fica tranquilo, vamos te dar algumas dicas e questionamentos para você fazer agora mesmo e definir o seu propósito!
Primeiro pense: Por que você resolveu fazer o que faz? Visite a história da sua empresa e como ela nasceu, começando pela sua história de vida até os dias de hoje. O que te motivou a isso? O que mais te anima em toda essa ideia para ter criado a sua empresa?
Depois questione: Qual o impacto disso na sociedade? Aqui são quais as soluções que você pensou para o seu cliente. Como o seu negócio melhora a vida das pessoas que procuram o seu negócio? Como o seu produto ou serviço fará com que o seu cliente se sinta realizado?
Então reflita: Por que o seu negócio atrai as pessoas? Aqui é aquele brilho no olhar , quando você conta para as pessoas o que você faz e você sente a satisfação no olhar dessa pessoa. Como você explica o que você faz para as pessoas? Como você demonstra o que faz de diferente no seu nicho?
Muitas pessoas acabam confundindo missão e valores com propósito. O propósito é o que antecede, é o que inspira e dá orientação prática. Enquanto a missão, descreve o seu negócio e valor descreve a cultura da sua empresa. Entende que você não consegue montar esses pilares sem estar com um propósito bem definido?
Esperamos que essas dicas auxiliem no desenvolvimento do propósito da sua empresa, que você relembre os motivos que fizeram você pensar nessa ideia.
Em momentos tão difíceis como o que estamos vivendo, lembrar da motivação inicial, brilhar os olhos, tudo isso ajuda a dar um gás e passar por tudo isso e prosperar e evoluir.
Um abraço, Acea Ratcheva / @acearatcheva