

O Brasil encerrou 2024 com cerca de 4,9 milhões de jovens entre 18 e 29 anos tocando seus próprios negócios. Esse contingente representa 16% do total de empreendedores do país, de acordo com a PNAD Contínua do IBGE. O estudo mostra que, mesmo após os impactos da pandemia, o jovem empreendedor se mostra resiliente, adaptando-se a um cenário volátil com criatividade e iniciativa.
Os dados revelam que o perfil do empreendedor jovem é mais escolarizado, com 47,5% tendo concluído o ensino médio e 25,9% frequentando ou já concluindo o ensino superior. Além disso, mais de 10% conciliam os negócios com os estudos, sendo a graduação o nível mais comum. Esse é um indicativo claro de que o empreendedorismo surge como alternativa de carreira, inclusive antes mesmo da formação completa.
Outro destaque é a diversidade racial: 57,5% dos jovens empreendedores se declaram pretos ou pardos, percentual superior ao da média geral dos empreendedores. Também há predominância masculina (64,3%), mas com uma presença feminina relevante e constante.
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