Como pensa o seu cliente e como endereçar as preocupações dele
Eu estava em uma reunião com os vendedores e falei 'nem todo mundo sabe o que é funil de vendas'. Todos olharam espantados. Afinal, todos os vendedores ali acordam, vivem e dormem pensando em funil de vendas e como fazer para reduzir o ciclo de vendas e aumentar as taxas de conversão no funil.
Pois bem, o comprador não entende coisa alguma de funil de vendas. Para o comprador existem outras fases e preocupações no processo de compras, constituindo o que chamamos de 'caminho do comprador' ou 'funil de compras'. É claro que se colocarmos o funil de compras ao lado do funil de vendas, conseguiremos 'parear' as fases de um lado e de outro, já que a transação de compra e venda é uma só.
Do lado do funil de compras temos 6 fases.
A primeira fase é a descoberta - o cliente toma consciência do seu problema e resolve buscar empresas que possam ter solução para atende-lo. Algumas vezes o cliente ouve ou lê sobre uma outra empresa e descobre que tem um problema idêntico ou parecido. Nesta fase você consegue associar a imagem da sua empresa como 'solucionador' daquele problema. Em marketing, chamamos essa fase de gerar reconhecimento (awareness).
A segunda fase é o interesse - o cliente se interessa pelos problemas que você resolve, pelas possíveis soluções e por suas qualificações, ou seja, o cliente percebe que pelo menos um dos problemas que você resolve pode estar afetando ele e se interessa por obter mais informação. No funil de vendas chamamos isto de 'lead identificado'.
As etapas de descoberta e interesse do funil de compras correspondem a fase de prospecção do funil de vendas.
A terceira fase é a consideração - o cliente começa a considerar as alternativas de ação que ele tem para solucionar o problema, inclusive a alternativa de não fazer nada. A maioria dos vendedores considera que, nesta fase, está com uma oportunidade qualificada, porém falta ainda um ponto muito importante, que virá na próxima fase.
A quarta fase é a intenção - o cliente reconhece que precisa solucionar o problema, pois ele está trazendo consequências negativas para sua empresa. Há um 'evento motivador' claro e, portanto, temos uma oportunidade qualificada. Nesta fase, o tamanho das consequências negativas que o cliente percebe é o que vai definir sua visão do valor da solução.
As etapas de consideração e intenção do funil de compras correspondem a fase de qualificação do funil de vendas.
A quinta fase é a avaliação - o cliente passa a avaliar a sua oferta de solução, bem como as alternativas que ele possui, incluindo seus concorrentes e a possibilidade de fazer o projeto internamente. Aqui o cliente estabelece a lista de critérios de avaliação e seleção dos fornecedores. No funil de vendas corresponde as fases de 'solução apresentada e testada' e 'proposta apresentada' e é quando se estabelece a estratégia e diferencial competitivo.
A sexta fase é a compra - o cliente tem preferência por sua solução e negocia com os fornecedores. No funil de vendas esta é a etapa da 'proposta aceita' onde é feita toda a negociação com o cliente.
A equipe de marketing tem que entender o funil de compras, suas fases e as preocupações do cliente para cada fase e, então, estabelecer uma série de estratégias e ações para endereçar cada uma das fases e preocupações do funil de compras do cliente ou potencial cliente. Mas, o marketing tem que entender e trabalhar, também, com o funil de vendas, gerando ações para cada fase do funil de tal maneira a encurtar o ciclo de vendas e aumentar as taxas de conversão.
Então, é um olho no funil de compras e outro olho no funil de vendas.