Quero abrir minha empresa mas, não sei por onde começar! Mas, não tenho certeza, mas não me sinto bom o suficiente... calma! Vamos conversar sobre isso :)
Empreender é um desafio e algumas vezes, as dúvidas e obstáculos podem parecer grandes demais para serem superados, mas é importante lembrar que com planejamento, esforço e perseverança, é possível superá-los e transformar seu sonho em realidade.
Vou trazer aqui algumas travas mais comuns que impedem as pessoas de abrir uma empresa e discutir como superá-los.
Quais são os principais obstáculos enfrentados por novos empreendedores?
* Medo do fracasso
O medo do fracasso é um dos obstáculos mais comuns que impede as pessoas de abrirem uma empresa. Afinal, ninguém quer investir tempo e dinheiro em um empreendimento que pode não dar certo.
Mas é importante lembrar que os erros fazem parte do processo empreendedor e pode até mesmo ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Além disso, com uma estratégia bem definida, as chances de sucesso aumentam significativamente.
O medo de não dar certo é um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam ao iniciar uma empresa. É natural sentir medo de não conseguir fazer o negócio decolar ou de perder investimentos, mas deixar isso controlar suas decisões pode impedir que você alcance seu potencial como empreendedor.
VOCÊ SÓ VAI SABER, SE VOCÊ TENTAR!
O excesso de preocupação também leva a ansiedade e estresse, o que pode ser prejudicial à saúde mental do empreendedor. A constante preocupação com algo que ainda não aconteceu pode levar à exaustão mental, o que pode afetar a capacidade do empreendedor de tomar decisões informadas e estratégicas.
Para superar o medo do fracasso, é importante reconhecer que os erros fazem parte do processo empreendedor e que ele pode ser uma fonte de aprendizagem valiosa.
É preciso ter um plano de negócios bem estruturado, que inclua uma estratégia de gestão de riscos, e estar preparado para ajustar a estratégia conforme necessário. Além disso, manter uma atitude positiva e confiante, e cercar-se de uma rede de apoio que possa ajudá-lo a lidar com o estresse e a ansiedade que surgirão ao longo do caminho é uma ótima alternativa.
* Pouco conhecimento
Abrir uma empresa requer conhecimentos básicos em algumas áreas, como finanças, marketing e gestão de negócios. Muitos empreendedores começam sozinhos e podem não se sentir confiantes em alguma dessas áreas, e tá tudo bem! É por isso que o SEBRAE existe, para te apoiar e te capacitar nas áreas de gestão do seu negócio, não exite em nos procurar.
E existem algumas formas de você empreendedor adquirir conhecimento, como por exemplo, através de cursos, livros, mentorias e networking. Não tenha medo de buscar ajuda e aprender com outros empreendedores bem-sucedidos.
Aproveitando, eu tenho curso do Sebrae para te indicar, é o DEFINA SEU NEGÓCIO, online e gratuito! O Defina Seu Negócio é para você que quer embarcar no mundo do empreendedorismo e não sabe como começar a desenvolver sua ideia de negócio.
Outra maneira de lidar com o que você precisa aprender, é contratar profissionais especializados para ajudá-lo. Por exemplo, um contador pode ajudá-lo a gerenciar as finanças do negócio, um especialista em marketing pode ajudá-lo a desenvolver estratégias de marketing eficazes e um consultor empresarial pode ajudá-lo a identificar oportunidades de crescimento.
Procurar mentoria também pode te ajudar. Mentoria é quando você aprende com alguém que já passou pelo processo de iniciar um negócio. Existem muitas organizações que oferecem programas de mentoria para empreendedores, bem como plataformas online onde é possível encontrar mentores!
E O SEBRAE TEM VÁRIOS MENTORES AQUI, PARA TE ORIENTAR, se quiser saber mais, deixe um comentário nesse post
Por fim, é importante estar aberto e disposto a aprender ao longo do caminho. Não vai ser fácil, talvez você tenha contade de desistir mas, aguente firme! Os resultados te esperam mais adiante. Supere o medo, tenha pessoas, rede de apoio. Isso fará toda diferença.
Como empreendedor, você será confrontado com muitos desafios e obstáculos, e é importante estar disposto a experimentar e a se adaptar a novas situações. Seja curioso, pergunte e pesquise constantemente para melhorar o conhecimento e aperfeiçoar o negócio.
Tenha em mente que é normal não saber tudo e que a busca constante pelo aprendizado pode ser a chave para o sucesso do negócio. Esteja sempre aberto a novas experiências e busque ajuda quando necessário.
* Pouco recurso financeiro
Todo empreendedor já se perguntou: mas de onde eu vou tirar dinheiro?
Abrir uma empresa requer investimento financeiro (R$), esse ponto é um problema para muitas pessoas. E aqui, vale lembrar que existem opções de financiamento disponíveis, como empréstimos bancários, investidores e programas governamentais.
Você precisa se informar sobre isso, coisa que o Sebrae também pode te orientar (nós não emprestamos dinheiro, mas temos parcerias com algumas instituições financeiras).
Você pode reduzir os custos iniciais através de diversas alternativas. Dentre elas podemos citar o home office, o coworking (compartilhar espaço com outras empresas), usar plataformas de comércio eletrônico em vez de abrir uma loja física, investir em marketing de baixo custo e comprar equipamentos e suprimentos usados.
Além disso, também é importante manter um controle dos custos e planejar o orçamento inicial para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
E quero concluir dizendo que VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. Temos uma Comunidade com pessoas que estão passando pelas mesmas situações que você, todos os dias nós, do Sebrae, atendemos potenciais empreendedores e damos apoio e orientação.
Me conta, qual seu maior medo na hora de empreender?
CONTE COM O SEBRAE PARA TIRAR SEU SONHO DO PAPEL
Participe da COMUNIDADE NOVOS NEGÓCIOS e tenha acesso a mais conteúdos como esse, te espero!
Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerl