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Não está vendendo? Pode ser culpa do processo e não do Marketing

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Não está vendendo? Pode ser culpa do processo e não do Marketing
Criado em 08 JAN. 2021
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A moda pegou, Marketing Digital, são cursos e mais cursos, empreendedores iniciando já investindo em canais digitais e quase sempre muitas frustração e conflito com Equipe de Marketing.

Mas o que está acontecendo, não converto em vendas?

O que muitos empreendedores esquecem é que, mesmo sendo uma equipe fantástica de Marketing, tem informações sobre seu negócio, que são exclusivas suas e muitas vezes o seu diferencial que precisa ser considerados e trazidos por você.

Outro fator é ter um fluxo de processo que gere resultado e que seja analisado, periodicamente, e melhorado quando necessário.

Aqui vou dar uma dica de processo comercial que muitos empreendedores já adotaram, se tornando ativos comercialmente e gerando ótimos resultados, mesmo investindo pouco.

1 - Tenha um perfil claro do seu público-alvo, com a proposta de valor definida.

Ex: Homens jovens, de 25 a 45 anos, que viajam a trabalho.

2 - Identifique aonde esse público está, ele acessa redes sociais? Ele prefere visitas?

É fundamental aqui não considerar tendências apenas, mas o perfil de seus clientes, esse fator é primordial para convergência. Quando há uma escolha errada nesse momento, haverá investimento em captação, porém, não significa que gerará venda.

3 - Defina na estratégia organizacional os conteúdos que quer abordar durante todo o ano, alinhe a datas comemorativas e deixe margem para novos acontecimentos.

Muitos empreendedores investem em terceirização de Marketing, mas não gastam tempo definindo o que querem passar aos clientes, o que gostariam de compartilhar e qual a estratégia do seu negócio.

Terceirizar a estratégia é impossível, é fundamental seu esforço e dedicação nessa definição.

4 -  Delegue a criação de conteúdo e alinhe a objetivos comerciais.

Se desejo aumentar o mercado de clientes em tal região, com tal perfil, preciso criar conteúdos para convencê-los e compartilhar em canais onde eles estão.

Quando não há recurso e tempo para criar conteúdo, defina as diretrizes e solicite apoio da equipe, para criar posts, sugerir fotos, alinhadas aos objetivos e ter novas ideias.

5 - Crie o hábito de analisar indicadores.

  • O conteúdo está gerando resultados?
  • Quais os indicadores representam efetividade?
  • Há um alinhamento entre resultados de marketing e de vendas?
  • Ajuste a estratégia a partir dos resultados dos indicadores?

6 - Crie um processo para identificar oportunidades comerciais e que envolvam o cliente.

Muitas equipes tem ótimos resultados de marketing, mas não conseguem efetivar a venda, por não possuírem um processo organizado de abordagem ao cliente interessado.

  • Tenha uma estratégia clara, do que fazer quando o cliente se interessar? Como garantir a ele uma boa experiência?
  • Quando será o primeiro contato? 
  • Como vamos diagnosticar as dificuldades, para poder ajuda-lo com nossa solução?

Tenha tudo organizado. Tem clientes que preferem visitas, outros que resolvem tudo remotamente.

7 - Tenha templates prontos.

Modelos de propostas e contratos, ajudam na agilidade do seu processo comercial.

8 - Organize essas dicas em fases.

Ter um processo ponta-a-ponta ajuda a equipe a saber como deve trabalhar e quais serão as próximas ações.

Processos organizados e de qualidade, geram confiança, tanto nos clientes, quanto na equipe. 

Como sugestão para um processo que alinha marketing e comercial é:

  • Definir estratégias para aumentar o interesse (conteúdos, campanhas e visitas...);
  • Analisar periodicamente resultados obtidos no processo;
  • Identificar oportunidades, adotar uma técnica de abordagem planejada para propor soluções em propostas claras;
  • Agilizar o processo de criação e assinatura de contratos.

Espero que as dicas te apoiem a adotar melhorias em seu processo comercial, gerando resultados.

 

 

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