A moda pegou, Marketing Digital, são cursos e mais cursos, empreendedores iniciando já investindo em canais digitais e quase sempre muitas frustração e conflito com Equipe de Marketing.
Mas o que está acontecendo, não converto em vendas?
O que muitos empreendedores esquecem é que, mesmo sendo uma equipe fantástica de Marketing, tem informações sobre seu negócio, que são exclusivas suas e muitas vezes o seu diferencial que precisa ser considerados e trazidos por você.
Outro fator é ter um fluxo de processo que gere resultado e que seja analisado, periodicamente, e melhorado quando necessário.
Aqui vou dar uma dica de processo comercial que muitos empreendedores já adotaram, se tornando ativos comercialmente e gerando ótimos resultados, mesmo investindo pouco.
1 - Tenha um perfil claro do seu público-alvo, com a proposta de valor definida.
Ex: Homens jovens, de 25 a 45 anos, que viajam a trabalho.
2 - Identifique aonde esse público está, ele acessa redes sociais? Ele prefere visitas?
É fundamental aqui não considerar tendências apenas, mas o perfil de seus clientes, esse fator é primordial para convergência. Quando há uma escolha errada nesse momento, haverá investimento em captação, porém, não significa que gerará venda.
3 - Defina na estratégia organizacional os conteúdos que quer abordar durante todo o ano, alinhe a datas comemorativas e deixe margem para novos acontecimentos.
Muitos empreendedores investem em terceirização de Marketing, mas não gastam tempo definindo o que querem passar aos clientes, o que gostariam de compartilhar e qual a estratégia do seu negócio.
Terceirizar a estratégia é impossível, é fundamental seu esforço e dedicação nessa definição.
4 - Delegue a criação de conteúdo e alinhe a objetivos comerciais.
Se desejo aumentar o mercado de clientes em tal região, com tal perfil, preciso criar conteúdos para convencê-los e compartilhar em canais onde eles estão.
Quando não há recurso e tempo para criar conteúdo, defina as diretrizes e solicite apoio da equipe, para criar posts, sugerir fotos, alinhadas aos objetivos e ter novas ideias.
5 - Crie o hábito de analisar indicadores.
- O conteúdo está gerando resultados?
- Quais os indicadores representam efetividade?
- Há um alinhamento entre resultados de marketing e de vendas?
- Ajuste a estratégia a partir dos resultados dos indicadores?
6 - Crie um processo para identificar oportunidades comerciais e que envolvam o cliente.
Muitas equipes tem ótimos resultados de marketing, mas não conseguem efetivar a venda, por não possuírem um processo organizado de abordagem ao cliente interessado.
- Tenha uma estratégia clara, do que fazer quando o cliente se interessar? Como garantir a ele uma boa experiência?
- Quando será o primeiro contato?
- Como vamos diagnosticar as dificuldades, para poder ajuda-lo com nossa solução?
Tenha tudo organizado. Tem clientes que preferem visitas, outros que resolvem tudo remotamente.
7 - Tenha templates prontos.
Modelos de propostas e contratos, ajudam na agilidade do seu processo comercial.
8 - Organize essas dicas em fases.
Ter um processo ponta-a-ponta ajuda a equipe a saber como deve trabalhar e quais serão as próximas ações.
Processos organizados e de qualidade, geram confiança, tanto nos clientes, quanto na equipe.
Como sugestão para um processo que alinha marketing e comercial é:
- Definir estratégias para aumentar o interesse (conteúdos, campanhas e visitas...);
- Analisar periodicamente resultados obtidos no processo;
- Identificar oportunidades, adotar uma técnica de abordagem planejada para propor soluções em propostas claras;
- Agilizar o processo de criação e assinatura de contratos.
Espero que as dicas te apoiem a adotar melhorias em seu processo comercial, gerando resultados.