Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Não Deixe a Informalidade Prejudicar seu Negócio!

avatar MURILLO RENNO JOSE
Murillo Renno Josefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Não Deixe a Informalidade Prejudicar seu Negócio!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A informalidade é uma realidade para muitos empreendedores, mas é importante entender que isso pode prejudicar seriamente seus negócios, seja qual segmento for.


Tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI) é uma escolha muito inteligente para quem busca credibilidade, vantagens e segurança.


Vamos entender mais a fundo sobre a confiança, as possibilidades e as vantagens de ser um MEI.

Se você já conhece todas as vantagens de SER um MEI, acesse o site oficial e comece seu cadastro hoje mesmo!

MEI traz Credibilidade para sua empresa!


Ser um Microempreendedor Individual (MEI) é uma vantagem em termos de credibilidade, pois isso confere ao seu negócio ou empresa um tom de profissionalismo.


Empresas e clientes costumam optar por fazer negócios com empreendedores formais e legalizados, pois isso demonstra responsabilidade e comprometimento para ambas as partes, afinal todos precisam de garantias de cumprimento de compra e venda de um produto ou serviço.


Essa credibilidade adicional pode abrir portas para novas parcerias comerciais e oportunidades de negócios, uma vez que as pessoas confiam mais em empresas que estão em conformidade com a legislação e operam de maneira transparente.



Confira as 4 principais vantagens de abrir um MEI!




1)     Baixo Custo para Abrir o Negócio:

A principal vantagem de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é a possibilidade de iniciar seu negócio com um orçamento bem enxuto. Isso se deve ao fato de que o processo de registro como MEI é econômico, com custos iniciais relativamente baixos.


Atualmente esse custo varia de R$66,10 a R$71,10 (em 2023)

A capacidade de empreender com um orçamento acessível é fundamental para estimular o crescimento do setor de pequenas empresas e o desenvolvimento econômico.

 

2)     Tributos e Declaração de Renda Mais Simples:

Uma das grandes vantagens de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é a simplificação do regime tributário.


Isso se traduz em menos burocracia e impostos mais baixos para os empreendedores individuais.

Ao optar pelo MEI, você pode concentrar sua energia nos aspectos fundamentais do seu negócio, em vez de se preocupar com procedimentos fiscais complexos.


Isso não apenas economiza tempo e esforço, mas também ajuda a reduzir os custos operacionais, permitindo que você direcione recursos financeiros para o crescimento do seu negócio.


3)     Benefícios Previdenciários:

A grande vantagem de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é a proteção social.

Ao optar por essa modalidade, você passa a contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já incluso na taxa mensal, o que garante diversos benefícios previdenciários essenciais.

Isso inclui a possibilidade de obter aposentadoria, auxílio-doença em caso de enfermidade, e salário-maternidade para as empreendedoras.

Esses benefícios não apenas asseguram sua segurança financeira no longo prazo, mas também oferecem tranquilidade em momentos de necessidade, como em casos de doença ou gravidez.

 

4)     Emissão de Nota Fiscal:

A possibilidade de emitir NF, contribui significativamente para a transparência nos negócios.

Muitos clientes e empresas valorizam a emissão de nota fiscal, pois ela é um símbolo de legalidade e comprometimento.


Afinal, a nota fiscal é um documento que ajuda a comprovar a origem e a regularidade das transações comerciais, o que é crucial em contratos, prestações de serviços e acordos comerciais.


Com a emissão de nota fiscal, o MEI constrói a confiança dos clientes, mas também permite que você atenda às expectativas de transparência em um ambiente de negócios cada vez mais regulamentado. Isso pode ser um diferencial significativo.
Confira essa matéria sobre emissão de NF!

 

Exemplos de sucesso de empresas que abriram o (MEI)


Gostaria de compartilhar alguns exemplos inspiradores de empresas que decidiram adotar a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) e colheram todos os benefícios desse movimento em direção à formalização.


1)     A Sisbytes conserto de notebooks, anteriormente operava de maneira informal, sem fornecer notas fiscais aos clientes.


No entanto, ao se tornar um MEI, a empresa conquistou credibilidade, graças ao seu CNPJ e à emissão de notas fiscais. Como resultado, a Sisbytes ampliou seu escopo de atuação, atendendo não apenas a clientes individuais, mas também empresas. Isso impulsionou um crescimento notável de mais de 80% em apenas dois anos.

 

2)     Outro exemplo inspirador é a empresa Energia Solar Ar&Solar, que começou como MEI e gradualmente conquistou uma base de clientes sólida.


Com muito esforço, dedicação, trabalho duro e formalização por meio do MEI, a empresa se tornou um importante prestador de serviços em Sorocaba e região. Hoje, as perspectivas são promissoras para essa empresa que atua em um nicho em crescimento constante.


3)     Sabia que até sites de review como o Tudo Air Fryer e o Melhor Lava e Seca, também podem optar pela modalidade MEI?


Essas empresas ajudam os consumidores a tomar decisões de compra mais informadas, apresentando produtos de forma completa, com prós e contras, e se o produto ou serviço será realmente bom e útil.

Foi isso que essas empresas fizeram, isso lhes permitiu expandir suas parcerias com grandes marcas e redes, abrindo as portas para inúmeras oportunidades de negócios.




Conclusão


A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) é um passo importante para aqueles que buscam transformar suas atividades informais em empreendimentos sólidos e bem-sucedidos.


Os exemplos inspiradores de empresas que escolheram abraçar o MEI e agora colhem os frutos desse compromisso demonstram a importância desse movimento.


Ao se tornar MEI, você ganha credibilidade, oferece transparência nos negócios por meio da emissão de notas fiscais, simplifica a tributação e contribui para o INSS, garantindo benefícios previdenciários essenciais.


Isso não apenas beneficia sua segurança e bem-estar financeiro, mas também permite que seu negócio se expanda e conquiste novas oportunidades.


Se o seu segmento se encaixa na modalidade MEI, não hesite em dar esse passo rumo à formalização.

Este é o caminho para o crescimento e o reconhecimento, transformando suas atividades informais em negócios sólidos e confiáveis.


avatar MURILLO RENNO JOSE
Murillo Renno Jose
Desde 2012 desenvolveno soluções digitais eficazespara empresas de todos os segmentos de vários lugares do Brasil. Com a sede localizada em Sorocaba/SP, nossa equipe é especializada na criação de sites em WordPress, responsivos e otimizados para o Google.favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7435 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?