Criado em 07 JAN. 2022text_decreaseformat_color_texttext_increase
Tem sido recorrente receber reclamações de empreendedores que dizem não terem sucesso no Instagram. Mas, ao avaliar os perfis destas empresas, percebo o seguinte.
Todas estas empresas fazem seus feeds e stories parecerem um mero catálogo online. Algo que tende a gerar pouco engajamento e atrair poucos seguidores.
O que atrai seguidores e gera engajamento nas redes sociais é conteúdo relevante, tal como:
- Apresentar as tendências do setor em que sua empresa atua;
- Dar dicas de como os clientes podem utilizar seus produtos e serviços;
- Mostrar os bastidores do negócio, de forma que as pessoas se sintam fazendo parte do dia a dia da sua empresa;
- Demonstrar como seus produtos e/ou serviços agregam valor para atender uma dor, necessidade ou desejo das pessoas;
- Servir de boca de funil para as pessoas terem acesso a conteúdos, ferramentas, vídeos e conteúdos exclusivos;
- Demonstrar que você apoia uma causa e/ou faz ações sociais;
- Apresentar dados e informações importantes de forma visual, simples, criativa e objetiva.
Os itens acima são apenas algumas ideias daquilo que pode compor seu calendário editorial e, obviamente, você também deve intercalar com posts de seus produtos e serviços.
A diferença aqui é que por meio do calendário você trabalha cada cliente conforme o momento dele na jornada de compra, visto que:
- Primeiro você atrai atenção de quem não estava procurando seu negócio;
- Em seguida começa a gerar o desejo das pessoas a quererem seu produto/serviço, tendo como essência a sua proposta de valor, ou seja, como seu negócio pode tornar melhor a vida das pessoas;
- Depois, principalmente com apoio de gatilhos mentais, você provoca o cliente a querer comprar ao criar urgência, escassez, prova social, dentre outros gatilhos.
- Por fim, você deve continuar a chamar a atenção com novidades, gerar desejo para novos produtos e serviços e postar depoimentos de clientes fiéis que reforcem os ganhos por fazerem compras de forma recorrentes (com apoio de programas de fidelidade).
Agora, se dentro da sua estratégia de funil de vendas, seu objetivo realmente é utilizar o Instagram somente como um catálogo online, tudo bem, mas, minha sugestão é que você conheça o Instagram Shopping.
Rafael de Souza (Instagram, Linkedin, Facebook e Telegram)