Empreendedor, você tem medo de falar em público, dificuldade de vender e de negociar, tem relacionamentos pessoais e profissionais tóxicos, dentre outros desafios similares? Isto pode prejudicar o marketing do seu negócio!
Tem algo que ninguém pode fazer por você: amar a si mesmo!
Se você mesmo não se ama, dificilmente será valorizado por clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Com amor-próprio, você sente prazer e motivação para se conhecer, valorizar suas qualidades, conviver com seus defeitos (afinal, ninguém é perfeito) e, desta forma, mantém sua autoconfiança elevada.
Não se compare aos outros, cada um tem a sua própria história, seja autêntico(a), aceite que você é uma obra em eterna construção.
Cuidado com a autossabotagem e com as vozes internas que dizem que você não é capaz ou não merece algo. Seus erros do passado ou críticas de outros não podem te travar e impedir de ter um futuro próspero.
Afaste-se de quem não agrega ou de quem só te critica, a maioria destas pessoas não tem capacidade de evoluir e fazem de tudo para você não evoluir também.
Na grande maioria das vezes, o medo de se expor, de falar em público e de socializar com outras pessoas advém de traumas não superados e não ressignificados positivamente. Algo que também pode lhe tornar um ímã para relações tóxicas, com você mesmo e com outras pessoas.
A ansiedade é outro sintoma que costuma aparecer por aqui, visto que você tende a sempre esperar pelo pior,
pois os traumas e medos te tornam pessimista.
O grande recado aqui é: tenha amor por si próprio, arrisque-se, aprenda com os erros e não deixe de arriscar, a pior coisa é carregar o arrependimento de não ter tentado.
Mas, ..."e seu eu errar ou não dar certo?". Isto faz parte, no mínimo você aprenderá com os erros e descobrirá do que realmente é capaz.
Talvez você esteja pensando: "falar é fácil, você nunca passou por isso!".
Está enganado(a), sou tímido e introvertido, até 10 anos atrás meu maior medo era o de falar em público, me expor, dar opinião, contrariar alguém.
Mas, isso ficou no passado, com autoconhecimento, ressignificação de traumas, aprendizado de técnicas de oratória, além de muito benchmarking e prática.
Já fiz palestra ao vivo presencial para mais de 300 pessoas e online para mais de 10.000, sou prova viva que as dicas acima dão certo.
Agora, chegou a sua vez, destrave-se e curta a sua liberdade e as suas futuras conquistas.