1ª dica
Fundadores(as), sócios(as), CEOs e empresários(as), nunca se distanciem e não abandonem a área de vendas, jamais, pois sem as vendas, as coisas não acontecem ! Simples assim.
2ª dica
A realidade da venda não é para ser vista com binóculos, é para ser vista com lupa!
3ª dica
Pare de ficar pilotando mesa e vá para a linha de frente da venda!
Pois é, parece meio estranho o convite que faço em tom de alerta, mas, o faço porque, percebo constantemente que há um distanciamento gradual entre a gestão da empresa, a cúpula da empresa e a realidade vivida pelas equipes de vendas (e também vivida pelos clientes, é lógico).
Os motivos são vários, mas destaco alguns:
- A burocratização do crescimento,
- O amadurecimento da gestão empresarial,
- A departamentalização da empresa,
- A definição de responsabilidades,
- A centralização de processos,
- As interfaces com o setor público,
- As interações com as instituições financeiras etc.
E que juntos remetem à definição natural de estruturas que promovem um verdadeiro distanciamento entre os níveis hierárquicos com relação a realidade de vendas.
Fatos: Realizando consultoria de gestão comercial e mentorias online em vendas para empresas de diversos portes, setores e portfólios, constatamos uma realidade recheada de ilusões e achismos por parte dos gestores (que muitas vezes são os próprios fundadores ou os herdeiros das empresas).
Sistematicamente pergunto ao pessoal da diretoria: Faz quanto tempo que vocês não acompanham o pessoal de vendas ?
As respostas mais comuns são: temos acompanhado os relatórios (mas não as atividades de vendas), não temos mais tempo para as vendas pois cuidamos de outras coisas e além disso nós temos um departamento específico e pessoas responsáveis por vendas, o meu dia-dia não me permite etc.
Continuo validando: Mas faz tempo então ? Sim, faz tempo ou as vezes, muito tempo.
Sigo então para um desafio: Vocês conseguiriam uma hora no mês (para começar) para vocês pessoalmente acompanharem as equipes de vendas ?
Respostas: sim, sim, sim ! Raramente (ou nunca) as respostas são negativas, o que sugere que há tempo para ser dedicado para a área de vendas, mas aí é uma questão de foco, interesse e atitude.
Agora, um novo desafio e um convite, mas agora é para você ou para quem você sabe que precisa se aproximar mais da venda:
Fundadores(as), sócios(as), CEOs e empresários(as): coloquem ou recoloquem a área de vendas na agenda de vocês, na rotina de vocês, independente das áreas em que vocês estejam atuando mais fortemente.
É óbvio que as outras áreas são fundamentais (produção, finanças, gestão de pessoas, marketing etc.), mas separem algumas horas ou dias da semana ou do mês para vocês acompanharem o pessoal da linha de frente da venda.
Aproximem-se das áreas de vendas, visitem as áreas de vendas, conversem com os supervisores, vendedores e acompanhem o pessoal do inbound/outbound, acompanhe as vendas do e-commerce, acompanhe ligações do televendas, sejam curiosos, leiam mensagens, visitem clientes com um vendedor externo ou um representante comercial, acompanhe uma prospecção de cliente.
Entenda com está sendo feita a abordagem comercial da sua própria empresa, como é feita a abertura, a sondagem, a demonstração de um produto ou serviço, como a equipe de vendas está contornando as objeções, como realizam as negociações, os fechamentos, o pós-vendas, veja o material de marketing que está servindo de suporte (e se realmente o marketing está ajudando), entenda como está sendo feito o acompanhamento dos clientes (se é reativo ou proativo) etc.
Vivencie, participe, entenda detalhes, analise, proponha adequações, avanços.
Só lembrando: Sem as vendas, as coisas não acontecem. Vá aonde a venda está acontecendo, onde ela é gerada e lembrando, a realidade da venda não é para ser vista com binóculos, é para ser vista com lupa!
Que este texto tenha sido útil para você e compartilhe com quem você sabe que precisa se aproximar da área de vendas.
Um grande abraço e ótimas vendas.
Roberto Roehrig
Vendedor e Consultor em Vendas
Demanda Consultoria / Simulador de Vendas
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