Um assunto tão presente nas nossas vidas, nos permitindo expor nossas ideias e criatividades.
Visamos a inovação como algo que precisa dar certo, mas nem sempre é assim. Como qualquer outro desenvolvimento de sistemas, podem ocorrer erros.
Já ouviu falar sobre o Museu do Fracasso localizado na Suécia? Pois é existe! Samuel West teve a genial ideia de juntar produtos fracassados para colocar em seu museu, o qual recebe muitas visitas.
Estamos acostumados a ouvir sobre marcas que obtiveram sucesso, mas irei relatar alguns produtos que não aconteceu como o esperado.
Então vamos lá!
Apresento a vocês caros leitores a Coca-Cola Black uma mistura energética de Coca com café, durou exatos 2 anos no mercado. Lançada em 2006 a Coca-Cola Black fez promoções na França, Canada, até mesmo nos Estados Unidos que chegou a oferecer garrafas gratuitamente para divulgar o produto. Pena que não houve uma grande demanda, já que não teve aceitação do público.
Conhecida por seus diversos produtos de sucesso, a Apple também teve suas falhas. Newton, lançado pela Apple Computer em 1993 era um assistente pessoal, sendo um modelo de PDA com a tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC. O produto não permaneceu por muito tempo no mercado pois não teve sucesso, sendo um dos projetos de Cupertino que fracassaram.
Uma outra grande falha envolveu uma marca conhecida de canetas: BIC que lançou uma linha de canetas para mulheres, isso mesmo apenas para mulheres! O que gerou polêmica por parte de feministas.
Afinal mulheres não podem usar canetas de homens?
A Colgate também entrou para o museu dos Fracassos com o lançamento de uma lasanha congelada... Pois é, já imaginou adquirir o produto e vir recheada com pasta de dente?
Esses são apenas alguns produtos que estão no museu dos fracassos.
Qual a mensagem que se deve levar no final dessa leitura?
Caros leitores segundo nosso mestre Peter Drucker o Marketing e a Inovação são as únicas funções de uma empresa, fazemos Marketing para sermos competitivos e relevantes para o consumidor, e inovamos para nos diferenciar dos nossos concorrentes. Atrás de um produto de sucesso, existiram no mínimo 9 que se tornaram um fracasso. Podemos perceber então que o fracasso é necessário para um grande produto inovador, pois até empresas de GRANDES nomes falharam.
A falha é essencial não para desanimar, mas sim para MOTIVAÇÃO. Das falhas surgirão grandes produtos e serviços. Não jogue um fardo em suas costas, pense que poderá fazer melhor futuramente.
Deixo aqui uma frase para reflexão:
'Toda empresa precisa de gente que erra, que não tem medo de errar e que aprenda com o erro'
Bill Gates