Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Na inovação existem falhas?

avatar PATRICIA SANTOS DE SOUZA
Patricia Santos De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Na inovação existem falhas?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 17 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um assunto tão presente nas nossas vidas, nos permitindo expor nossas ideias e criatividades.

Visamos a inovação como algo que precisa dar certo, mas nem sempre é assim. Como qualquer outro desenvolvimento de sistemas, podem ocorrer erros.

Já ouviu falar sobre o Museu do Fracasso localizado na Suécia? Pois é existe! Samuel West teve a genial ideia de juntar produtos fracassados para colocar em seu museu, o qual recebe muitas visitas.

Estamos acostumados a ouvir sobre marcas que obtiveram sucesso, mas irei relatar alguns produtos que não aconteceu como o esperado.

Então vamos lá!

Apresento a vocês caros leitores a Coca-Cola Black uma mistura energética de Coca com café, durou exatos 2 anos no mercado. Lançada em 2006 a Coca-Cola Black fez promoções na França, Canada, até mesmo nos Estados Unidos que chegou a oferecer garrafas gratuitamente para divulgar o produto. Pena que não houve uma grande demanda, já que não teve aceitação do público.

 

Conhecida por seus diversos produtos de sucesso, a Apple também teve suas falhas. Newton, lançado pela Apple Computer em 1993 era um assistente pessoal, sendo um modelo de PDA com a tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC. O produto não permaneceu por muito tempo no mercado pois não teve sucesso, sendo um dos projetos de Cupertino que fracassaram.

 

Uma outra grande falha envolveu uma marca conhecida de canetas: BIC que lançou uma linha de canetas para mulheres, isso mesmo apenas para mulheres! O que gerou polêmica por parte de feministas.

Afinal mulheres não podem usar canetas de homens?

A Colgate também entrou para o museu dos Fracassos com o lançamento de uma lasanha congelada... Pois é, já imaginou adquirir o produto e vir recheada com pasta de dente?

Esses são apenas alguns produtos que estão no museu dos fracassos. 

Qual a mensagem que se deve levar no final dessa leitura?

Caros leitores segundo nosso mestre Peter Drucker o Marketing e a Inovação são as únicas funções de uma empresa, fazemos Marketing para sermos competitivos e relevantes para o consumidor, e inovamos para nos diferenciar dos nossos concorrentes. Atrás de um produto de sucesso, existiram no mínimo 9 que se tornaram um fracasso. Podemos perceber então que o fracasso é necessário para um grande produto inovador, pois até empresas de GRANDES nomes falharam.

A falha é essencial não para desanimar, mas sim para MOTIVAÇÃO. Das falhas surgirão grandes produtos e serviços. Não jogue um fardo em suas costas, pense que poderá fazer melhor futuramente. 

Deixo aqui uma frase para reflexão:

'Toda empresa precisa de gente que erra, que não tem medo de errar e que aprenda com o erro'

Bill Gates 

avatar PATRICIA SANTOS DE SOUZA
Patricia Santos De Souza
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?