Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Mundo VUCA: como liderar em um mundo de incertezas

avatar VIVIANE MARAFON URIAS
Viviane Marafon Uriasfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Mundo VUCA: como liderar em um mundo de incertezas
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 09 JAN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Após ouvir o PODCAST do Guga Stocco (2025, o mundo novo) a pandemia trouxe um futuro cada vez mais incerto, as previsões para os próximos 5 anos rapidamente se tornaram uma realidade.

O Novo Normal expôs a fragilidade do mundo e dos negócios. As empresas precisavam se desenvolver rapidamente criando capacidade de adaptação, como por exemplo a adesão ao home office e a tecnologia contribuiu muito para esse momento.

Fazendo um estudo do cenário de algumas empresas que passaram pela pandemia, contextualizo quantas dessas organizações no atual momento viveram o Mundo VUCA 2.0, justamente por conta das mudanças que aconteceram muito rápido.

VUCA é o acrônimo para Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity, em tradução livre significa: Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade. Essas quatro palavras, de certa forma, podem nos orientar em relação às mudanças que ocorrem no nosso cotidiano.

1 Volatilidade: é compreendida como a velocidade. A todo momento as empresas que estão no mercado lidam com situação de riscos e, por isso devemos ser ágeis, ainda mais rápido quando a empresa está numa posição não desejada. Isso pode ser resumido na expressão, sempre vai existir uma luz no fim do túnel.

2 Incerteza: muitas das vezes compreender o que está acontecendo no presente é complexo, imagina ir além prever um futuro com segurança. Ter equipes preparada, um planejamento estratégico para situações estáveis e para situações não estáveis, é fundamental para qualquer organização, seja ela de pequeno ou grande porte.

3 Complexidade: se da ao mundo da criatividade, o famoso pensar fora da caixa como diria o Murilo Gun. Obviamente, qualquer projeto deve ter um inicio, meio e fim, e deve estar entrelaçado com os objetivos da organização. Nessa pandemia foi possível acompanhar a evolução de muitas empresas nesse aspecto.

4 Ambiguidade: a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Toda ação gera uma reação, por isso no mundo VUCA nessa reação nem sempre é clara. Imagina abrir uma empresa, ou fazer um lançamento de um produto, ou uma marca na pandemia, tentar compreender o desconhecido é complexo ainda mais quando tudo começou em março de 2020 em especifico no Brasil, por isso vale a pena investir em estudos e testar as possíveis hipóteses antes de investir em uma única solução. 

Concluindo, como disse Peter Druker...

O maior perigo para as organizações em tempos turbulentos não é a turbulência em si, mas agir com a lógica do passado.

As previsões para os próximos 5 anos, rapidamente se tornaram uma realidade, estamos só no inicio de uma era de mudanças, garantir o lucro do trimestre é um fator relevante, mas quanto ao futuro?

 

avatar VIVIANE MARAFON URIAS
Viviane Marafon Urias
Graduada em Contabilidade, especialista em Gesto Tributria as oportunidades e os estudos compartilhado tem me tornado cada dia em uma pessoa melhor, meu objetivo desenvolver e melhorar meus conhecimentos, independente da onde eu estiver inserida.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1340 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?