Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Mulheres na liderança!

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mulheres na liderança!
Criado em 09 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Cada vez mais, têm se falado sobre os desafios encontrados pelas mulheres para alcançarem equidade nas instituições, e quando falamos de cargos de liderança, os obstáculos são ainda maiores.  E isso é muito importante, pois quanto mais debatemos o tema, mais percebemos o que precisa ser mudado, para que as mulheres tenham oportunidades mais iguais.

Quando falamos das habilidades necessárias para ser um líder, e já trouxemos várias delas em outros conteúdos aqui na nossa comunidade, os pontos não têm ligação com um gênero específico. Então, por que existe um número tão inferior de mulheres nos cargos de liderança, se ambos podem desenvolver essas habilidades?

As características masculinas, historicamente, são relacionadas às características necessárias para assumir uma posição de liderança. E aqui é importante ressaltar: são características e não habilidades, como mencionamos acima. Dessa forma, os homens são naturalmente conduzidos aos cargos de gestão.

Enquanto as características femininas, foram vistas, por muito tempo como incompatíveis para o exercício da liderança. E esse preconceito, baseado nesses estereótipos, está muito enraizado em nós, tanto mulheres quanto em homens.

Mas a boa notícia é que isso está mudando!

Com o assunto ESG (environmental, social and governanceganhando cada vez mais espaço nas instituições, vem mudando o perfil exigido para os cargos C-Suíte e de gestão em geral. O que pode ser uma grande oportunidade para as mulheres.

Nesse novo perfil, são valorizadas as características que geralmente são atribuídas às mulheres, como: cuidado, humanização, inclusão, harmonia e preservação da vida das pessoas e do planeta. Geralmente, as áreas voltadas à sustentabilidade das organizações já vinham sendo ocupadas por mulheres, o que garante uma vantagem agora que essas pautas estão em evidência.

Essa mudança de mentalidade, tanto com a questão da sustentabilidade quanto de uma liderança mais humanizada, pode abrir muitos caminhos para as mulheres na liderança. E aqui vai a nossa primeira dica: esteja preparada para as oportunidades!

Sabemos que o caminho a trilhar na busca por direitos é longo. Precisamos estar atentas e entender que a mudança também precisa vir de nós, mulheres, para reverberar em toda a sociedade. Trouxemos aqui, alguns dados para demonstrar como as diferenças, para homens e mulheres, no mercado de trabalho ainda são consideráveis, apesar dos avanços já alcançados.

Ao buscar uma colocação:

  • Mulheres se candidatam apenas se atenderem 100% dos requisitos solicitados na vaga, enquanto os homens se inscrevem ao atingirem 60%;

  • Mulheres tem 26% menos chances de solicitar indicação para algum conhecido que já trabalhe na empresa onde ela deseja ingressar;

  • Recrutadores abrem 13% menos perfis femininos ao buscarem candidatos, e entram 3% menos em contato com perfis femininos na hora de uma contratação;


No dia a dia de trabalho:

  • 56% das líderes mulheres temem que pessoas do seu entorno não acreditem na sua capacidade para ocupar o cargo;

  • 81% acreditam que colocam mais pressão em si mesmas para não fracassar do que os homens;

  • 57% já se sentiram impostoras exercendo suas funções;


E um último dado:

  • 86% já passaram por intolerância e estereotipagem relacionadas ao gênero;

São dados impactantes que nos dão alguns caminhos em direção às mudanças que precisamos. É importante entendermos que não estamos sozinhas!
E aqui vai uma segunda dica: faça parte de uma rede de líderes. Olhe para o lado e perceba outras mulheres que estão em uma jornada parecida com a sua e enfrentam dificuldades similares, apoiar e ter apoio é fundamental para superar os desafios com mais facilidade.
É importante também incluir os homens nessa discussão, eles são aliados importantes.

Essa reflexão precisa seguir durante todo o ano e não apenas nessa semana ou mês da mulher. São mudanças, muitas vezes, sutis que podemos fazer, e que vão impactar não só na nossa jornada, mas também para quem vem depois de nós.
Você é a protagonista das mudanças que deseja realizar!

Compartilhe esse conteúdo com as mulheres incríveis da sua rede de contatos!

Fontes:
Linkedin Gender Insights Report 
KPMG O retrato da liderança feminina no Brasil | Global Female Leaders Outlook 2022

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4573 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?