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Mudanças na abordagem de vendas

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Mudanças na abordagem de vendas
Criado em 11 SET. 2020
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Esta pandemia mudou, de maneira rápida e radical, muitas coisas. Vou falar o que mudou para o vendedor na etapa de prospecção, qualificação, apresentação da solução e apresentação da proposta.

 

Mudanças na prospecção

Na primeira semana de quarentena eu fiz uns webinários para vendedores e a primeira pergunta foi 'usar videoconferência para falar com clientes que eu já conheço é fácil, mas como eu vou abordar clientes que eu não conheço'. Bom, o home office transformou todos os vendedores em 'inside sales', portanto, eles têm que aprender as táticas de SDR (Sales Development Representative). Vou falar somente de 4 táticas aqui:

  1.  Estude muito. Os clientes estão cada vez mais bem informados sobre o que precisam e o papel do vendedor digital é facilitar o processo de aquisição com informações, novos elementos e visões sobre soluções para suas dores. O vendedor, agora, tem que estudar muito mais antes de falar com o cliente!
  2.  Preparação. Antes de abordar o cliente fazemos um plano com o roteiro de abordagem, discurso de elevador e roteiro what-if - descrevendo como eu devo sair das situações e objeções mais comuns que os clientes normalmente colocam. O tempo para falar com o cliente, agora, é muito curto, então, o vendedor tem que ser 'preciso' no que vai falar.  
  3.  Conte casos. Antigamente partíamos de uma folha em branco e fazíamos muitas perguntas para
    diagnosticar e prescrever tipo Me conte seus problemas.... Hoje estudamos muito sobre o potencial cliente, escolhemos casos pertinentes, contamos casos para o potencial cliente se identificar e pedir mais informações. Usamos frases do tipo Vou contar como outros clientes estão fazendo...
  4.  DRIP-by-DRIP. Essa, para mim, é a regra de ouro. Você deve ir CONQUISTANDO o suspect POUCO-A-POUCO. Você fala um pouco e deixa o suspect falar. Fala mais um pouco e faz uma pergunta, e deixa espaço para ele falar. Lá no velho mundo o vendedor falava sem parar por 10 minutos. Hoje, se o vendedor falar por mais de 2 minutos o interlocutor para de prestar atenção.

Mudanças na qualificação

A qualificação, agora, ficou mais completa. Usamos o SFBANTCS:

S - Situation (Situação) - ter um dimensionamento para saber se o cliente é interessante para sua empresa.

F - Filter (Filtragem) - saber se o cliente estaria interessado em mudar de fornecedor.

B - Budget (Orçamento) - saber qual o orçamento aprovado ou previsto para o projeto.

A - Authority (Autoridade) - negociar o acesso a pessoa de decisão e aprovação.

N - Need (Necessidade, dor ou problema) - descobrir a necessidade, dor ou problema que o cliente está buscando resolver, ou a possibilidade de criar a necessidade no cliente.

T - Time (Tempo) - identificar a urgência do cliente para o projeto.

C - Competition (Concorrentes) - descobrir quem são os concorrentes que participarão do processo.

S - Selection Criteria (Critério de seleção) - descobrir quais os critérios mais importantes na seleção da solução.

Para mim, o S final é a informação mais importante para a fase de negociação. O cliente vira para você e fala 'está caro...' e você fala 'na segunda reunião que fizemos falou que qualidade e tempo de entrega eram mais importantes do que preço. O que mudou de lá para cá?'. Acredite...você fará uma negociação muito melhor.

Mudanças na apresentação da solução

As mudanças aqui são muito grandes, mas vou selecionar apenas as 4 que acho mais importantes:

  1. Credibilidade - Influenciar alguém é levá-lo a tomar uma decisão de acordo com o que desejamos e que esta pessoa não tomaria a nosso favor, sem a nossa interferência. Para influenciar, nós temos que ter credibilidade que se traduz em confiança e competência. Quando o cliente começa a conversar com o vendedor ele precisa, primeiro, estabelecer a credibilidade no interlocutor e saber se o vendedor é confiável e competente para estar ali, falando com ele. Depois precisa estabelecer a credibilidade no produto e só no final é que vai se preocupar em estabelecer a credibilidade na empresa que o vendedor representa. Tipicamente o vendedor começa, de maneira errada, falando da sua empresa, depois fala do seu produto e nunca fala de si.
  2. Rede - eu sei que, hoje, as decisões são colegiadas. Então, busco saber todos os colaboradores da empresa que estarão envolvidos no processo de decisão e aprovação. Entro em contato com cada um deles para explicar sobre o produto e perguntar sobre os impactos que ele vê para o seu trabalho. Com isto sei quem será apoiador ou opositor, e posso trata-los individualmente.
  3. Benefícios - eu deixo muito claro para cada participante o que ele vai ganhar com o que estou apresentando. Para isto uso os benefícios da solução, os motivadores e os medos dos participantes. Uso frases como 'Isto é importante para você, João, porque reduzirá substancialmente o retrabalho', 'Maria, isto significa que você poderá reduzir o custo operacional em 10 à 15%'
  4. Feedback - no final eu sempre uso duas frases para coletar o feedback dos participantes: 'Existe alguma objeção ao que foi apresentado ou a solução que eu possa tratar?', 'Existe algo limitante ao que foi apresentado ou a solução?'

Mudanças na apresentação da proposta

Tem uma mudança básica que nem precisaria falar aqui. Hoje temos que apresentar a proposta por videoconferência, então, temos que ter uma versão em Word/PDF e uma em PPT.

Agora, o que é fundamental para mim, é que neste novo mundo o vendedor tem que acelerar o processo de decisão colocando uma 'pressão' positiva no cliente. Eu deixo claro para o cliente CUSTO ou RISCO de perder a oportunidade, de fazer de uma maneira menos adequada, ou de fazer pior do que a concorrência. Eu uso a crise para mostrar que ele tem que fazer o investimento agora para, quando sair da crise, estar bem à frente de seus concorrentes.

É importante, também, passar uma mensagem breve para o cliente a cada 2 ou 3 dias. Pode ser um whatsapp tipo 'posso mandar mais alguma coisa para ajudar no processo de aprovação?'. É uma cobrança em formato de GOTA...e o resultado é sempre positivo.

Vender mudou muito. Agora a comunicação com os clientes é feita de maneira mais CURTA e mais FREQUENTE. Não é nem melhor, nem pior. É só diferente e o vendedor tem que aprender o novo estilo.

 

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Dagoberto Hajjar trabalhou 10 anos no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, 2 anos no Banco ABN-AMRO, e 9 anos na Microsoft exercendo, entre outros, as atividades de Diretor de Internet, Diretor de Marketing e Diretor de Estratégia. Atualmente é sócio fundador da ADVANCE - empresa de planejamento e ações para empresas que querem crescer.
 

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Dagoberto Hajjar
Trabalhei 10 anos no Citibank em diversas funes de tecnologia e de negcios, 2 anos no Banco ABN-AMRO, e 9 anos como diretor na Microsoft. Atualmente sou scio fundador da ADVANCE - empresa de planejamento e aes para empresas que querem crescer.favorite_outline Seguir Perfil
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