Treinar todos os dias, por uma ou duas horas tem sido a minha rotina. Quando posso, faço uma hora de exercício cardio e uma hora de musculação. Se não é possível, pelo menos quinze minutos de cardio e uma hora de musculação.
E muita gente tem me perguntado o porquê eu faço isso TODOS os dias, como eu consigo fazer isso TODOS os dias!
Em primeiro lugar porque eu tenho uma motivação. Isso mesmo, o que me motiva é meu objetivo. Eu preciso ganhar massa muscular por uma questão de saúde. Descobri no ano passado que tinha cinco hérnias cervicais. Fiz uma cirurgia que evitou a lesão da medula, mas agora eu preciso desenvolver massa muscular para dar estrutura à minha coluna e não ter mais problemas.
Para alcançar esse objetivo eu tenho algumas metas a cumprir: treinar todos os dias, mudar minha alimentação ingerindo mais proteínas, ter um sono reparador. E isso é o que me motiva.
Mas sinceramente, acordar mais cedo todos os dias e sair principalmente agora no inverno para ir treinar não é fácil. Então eu preciso de algo que me traga ânimo, disposição. Para isso, eu tenho uma playlist com músicas que são gatilhos emocionais que me trazem o ânimo que preciso.
E por que eu estou te contando tudo isso?
Porque todo empreendedor também precisa de MOTIVAÇÃO e ÂNIMO! Não é fácil empreender em nosso país e teremos dificuldades todos os dias. Então, precisamos encontrar o que nos motiva e o que nos anima.
Vamos lá, o primeiro passo é encontrar a sua motivação. O que realmente te leva à ação, o que te motiva a fazer algo. Eu sempre oriento meus alunos a pensar no seu propósito de vida, naquilo que sentem que nasceram para fazer.
Se você ainda não encontrou o tal propósito de vida, trace objetivos. Onde quer chegar? O que você quer conquistar nos próximos cinco ou dez anos?
Vamos lá, vou te dar um exemplo: Digamos que você tem um salão de beleza e quer dobrar seu faturamento em dois anos. O seu objetivo é aumentar o faturamento. Para isso, você precisa traçar metas, ou seja, descrever o que precisa fazer para alcançar esse objetivo.
Digamos que uma das metas seja contratar mais um profissional com a cara do seu salão. TODOS os dias, você irá se empenhar em buscar esse profissional. Fará anúncios, agendará entrevistas, fará testes. Tudo para encontrar o profissional ideal para crescer junto com sua equipe.
Mesmo sendo o processo de recrutamento e seleção algo árduo, trabalhoso e difícil, você fará porque tem um objetivo, sabe onde quer chegar.
Como eu disse no início dessa coluna, eu tenho uma motivação eu sei onde quero chegar! Mas eu também busco ânimo todos os dias. Por mais forte que minha motivação seja, às vezes preciso de algo mais e o meu ânimo para treinar vem da playlist. São gatilhos emocionais que uso nesse caso a música.
E você, quais os gatilhos mentais que pode usar para te animar a continuar firme em sua batalha, vencendo cada meta?
Gatilhos mentais podem ser músicas, cheiros, imagens, algo que te traga uma emoção boa, que te traga ânimo, alegria...
Por exemplo: Falando do mesmo exemplo da motivação você precisa realizar o recrutamento e seleção de profissionais. Se sair para tomar um café em um lugar que você gosta é um gatilho para você, agende a primeira entrevista com o candidato lá.
É claro que esse é um exercício de autoconhecimento. Mas essa, também é uma tarefa de um gestor!
Quer mais dicas? Me segue nas redes sociais que essa semana toda eu vou te ajudar!
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante.
Especialista e Apaixonada pelo mundo da beleza
Professora Universitária na área de Administração de Empresas