Mas nem sempre é isso que acontece, a mortalidade dos estabelecimentos é algo que pode acontecer já nos primeiros anos de existência.
Normalmente, o negócio morre por uma má gestão empresarial, falta de planejamento, mal investimento, mudanças organizacionais, dentre outros fatores.
Um dos problemas é a falta de capital para efetuar as atividades, por esse, e outros motivos é importante realizar um Plano de Negócios, com eficácia, abordando o capital da empresa.
Um dos pontos mais complicados! A gestão requer desde o controle da entrada, saída, as vendas e o fluxo de caixa. Use ferramentas tecnológicas que melhorem o processo gerencial.
Tenha atitudes que sejam condizentes com seu negócio, porque afinal tudo parte de você! Separe as contas pessoais das profissionais, muitos donos de estabelecimentos misturam as contas, o que é um grande erro. O primeiro processo é cuidar dos custos da empresa, para depois cuidar das contas pessoais, simples não é? Porém, faz toda diferença!
É necessário participar da rotina de sua empresa e preocupar-se com tudo que entra e sai dela, participar diretamente das tomadas de decisões, possibilitando todo conhecimento e responsabilidade para que não aconteça a mortalidade.