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Momentos de crise = Oportunidades para INOVAR

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Momentos de crise = Oportunidades para INOVAR
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Criado em 11 AGO. 2020
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A Pandemia do Covid-19 causou um impacto enorme na economia e na atuação dos pequenos negócios, colocando muitos empresários em modo defensivo. Mas é preciso enxergar que é possível inverter a situação à nosso favor e a resposta para isso é investir em práticas e soluções inovadoras.

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer em uma crise é achar que nada mudou e que a crise não terá impacto sobre o seu negócio, mesmo que o impacto não seja direto, acredite, ele vai chegar em cadeia até você.

Reafirmando isto, basta analisar como a crise deste ano acelerou diversas tendências que já eram apontadas no mercado e por isso, é preciso olhar para elas como grande oportunidade de se preparar,  rapidamente,  mas para um longo prazo. 

Por mais que a preocupação neste momento seja gerar resultados ainda em 2020, não vale a pena implementar inovações pontuais e momentâneas enquanto é possível se estruturar e viabilizar novos canais e formatos que vão atender o seu cliente à longo prazo, afinal, as mudanças no estilo de vida e de compras chegaram para ficar!

A inovação aberta, com participação de todos os setores de uma empresa, e muitas vezes, até mesmo em conjunto com outras empresas, é a que sairá deste momento fortalecida. Então não tenha medo de mudar. Este é um momento também para testar mudanças.
 

Do que falamos quando falamos em inovação? 

Muitos empresários não gostam de falar sobre inovações por não saberem de fato o que isto significa. Então vamos deixar claro desde já que quando falamos em inovações no mundo empreendedor, não necessariamente estamos falando em mudanças e implementações gigantescas que necessitam de grandes investimentos. 

Inclusive, cerca de 99,99% das inovações são mudanças pequenas ou incrementais, e mesmo assim elas são importantíssimas e podem ser extraordinárias para o seu negócio.

São as pequenas mudanças que você faz todos os dias e que transformam sua empresa em uma empresa melhor que fazem a diferença. E sim!! Isto é uma inovação.

Inovação é qualquer mudança que gere um novo valor, uma nova proposta para o que e como você está oferecendo um produto ou serviço.

Sendo assim,  ficando de olho nas tendências que estão se apresentando ao mercado fica mais fácil implementar a cada novo dia pequenas inovações na estrutura do seu negócio que vão mudar a sua forma de se posicionar e até de vender daqui para a frente. Vamos à algumas delas:

 

Digitalização e comodidade 

Não é de hoje que a informatização e a migração dos negócios para o mundo digital é uma grande tendência a ser seguida, mas a Pandemia sem dúvidas acelerou e muito esse processo. Durante este período, diversas pessoas descobriram todas as comodidades das compras online e dos deliverys. E a palavra que instiga esta compra é justamente a comodidade! 

Então sempre pense o que você pode usar no seu processo de vendas para que ele se torne o mais simples possível para o seu cliente. 

Que tal um bom exemplo de sucesso?
A startup curitibana Market4u que surgiu em 2019 e oferece um mini mercado, com todos os produtos essenciais para o dia a dia dentro dos condomínios, viu os pedidos pelos seus serviços crescerem exponencialmente nos últimos meses.

Surgimos muito baseados na comodidade, com o propósito de melhorar a experiência de compras dos consumidores. Acreditamos que esta já é, além de uma tendência, uma realidade em todos os setores. Este caminho de aproximação da indústria com seus clientes é algo cada dia mais real, relata o CEO da Market4u, Eduardo Córdova.  


Ao contratar os serviços da Startup, os principais produtos essenciais e de conveniência são disponibilizados em um ambiente da área comum entre os moradores do condomínio. Ou seja, a facilidade de aquisição no processo é justamente o que faz o grande sucesso da startup e isso precisa se tornar a nova lei dos empreendedores: como podemos trazer cada vez mais comodidade para os clientes? 

Chegue a esta resposta e implemente pequenas inovações que podem fazer toda a diferença no seu negócio.
 

Vendas online 

Partindo do pressuposto do item anterior, de que a comodidade na hora de realizar compras é uma das maiores tendências buscadas pelos clientes se tornou essencial ter um e-commerce para disponibilizar os seus produtos. 

Muitos pequenos empresários optam por realizar as vendas na internet diretamente através de suas redes sociais e isso, em um primeiro momento, é sim muito eficaz.

No entanto, lembre-se que é preciso pensar a longo prazo e por isso dar início à implementação de um e-commerce desde já pode te render muitos frutos já que este é um canal de compras sem dúvidas veio para ficar. 

Além disso, possuir um e-commerce para disponibilizar os seus produtos passa muito mais credibilidade ao cliente que, às vezes, nas redes sociais pode desconfiar da qualidade ou até mesmo da veracidade de uma entrega.

Se você já estruturou um sistema de delivery e de compras através das redes sociais no seu negócio, pense que essa mudança será muito mais fácil e tranquila, ao mesmo tempo em que demonstrará um grande passo na sua jornada empreendedora.

Atualmente, existem várias plataformas na internet que possibilitam que você mesmo desenvolva o seu e-commerce. Pesquise e encontre qual delas tem mais relação com a sua empresa e comece!! Dar o primeiro passo em direção à uma inovação é sempre o mais difícil, mas feito isso, os obstáculos vão se tornando menores a cada dia.
 

Valorização do conteúdo 

Os consumidores passaram a valorizam cada vez mais as empresas que compartilham conteúdo de verdade, com conhecimento através das suas redes sociais ao invés de simplesmente objetivar a venda.

Você pode produzir conteúdos com dicas que estejam relacionadas ao se setor de atuação seja ele moda, gastronomia ou qualquer outro ramo. Seja criativo e o público passa a se engajar, aguardar pelo seu conteúdo. Assim, você agrega valor à sua marca e ganha credibilidade com o seu cliente, afinal isso cria um vínculo com a sua comunidade que sempre vai preferir e lembrar de você em necessidades de aquisições de produtos ou serviços no seu setor. 
 

Que tal um bom exemplo de sucesso?
A Leroy Merlin tem um canal no Youtube com dicas de design, organização e personalização de ambientes que podem ser feitas em casa por quem assiste. A ideia é realmente gerar conteúdo e não vender nada. O nome do canal, inclusive, nem leva o nome da marca, é Casa de Verdade (clique aqui para conhecer), e se tornou extremamente eficaz em gerar valor para a empresa que é sempre lembrada pelos consumidores. 
 

Use a tecnologia a seu favor 

Ao longo de todo esse período diversas novas ferramentas e até mesmo apps se mostraram extremamente eficientes em auxiliar na evolução de cada um dos processos de produção das empresas. 

Se na vida pessoal descobrimos diversas maneiras de estar (teoricamente) mais perto de quem amamos com a ajuda das tecnologias, na vida jurídica as ferramentas e possibilidades também são inúmeras.

NOVIDADE - TOOLBOX SEBRAE!
E a boa notícia é que diversos apps, por exemplo, tornaram a sua utilização gratuita neste momento de Pandemia para auxiliar os empresários que estão precisando reinventar os seus processos. Justamente para que você conheça algumas destas possibilidades e ferramentas, o Sebrae PR desenvolveu o ToolBox, que traz os melhores apps para ajudá-lo a estruturar as mudanças no seu negócio e inovar.
 

Gerar emoção/conexão 

Em meio à um mundo com excesso de informação e dados, capturar a atenção de um potencial cliente, ser lembrado e se diferenciar é cada vez mais difícil. Por isso, a melhor forma de se destacar neste cenário é criando uma conexão com o seu visitante. Não é porque estamos aproveitando diversas ferramentas proporcionadas pela tecnologia que podemos esquecer que somos todos humanos!!

Quando um potencial cliente sente algo intenso ao ser impactado por um dos conteúdos ou até mesmo pelo contato que teve com a sua empresa ele ficará muito mais propenso a gravar na memória esta experiência. Logo, acionar as emoções é uma forma de se diferenciar, ainda mais em tempos de distanciamento social quando as pessoas estão se sentindo cada vez mais saudosas de momentos afetivos. O sentimento aflorado por um desejo de compra faz sim, toda a diferença na hora de uma tomada de decisão.

Para isso existem diversos recursos de apelo emocional como, por exemplo,  vídeos fofos, imagens usando crianças, animais e etc. Passar a utilizar este tipo de mensagem no marketing e nas redes sociais da sua empresa para gerar conexões emocionais com seus consumidores pode ser uma grande inovação para a sua empresa.

Bom, pequenos passos se tornam grandes ao longo do tempo! O importante é dar início às transformações e inovações na sua empresa hoje, não tenha medo de se arriscar neste momento e lembre-se estamos todos juntos! 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

Estamos com atendimento online, para você empreendedor  

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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