Com a chegada das novas estratégias de mercado, as empresas precisam estar constantemente se adequando e passando por transformações, somente desta forma será possível se manter ativo e com resultados significativos.
E, para esse desenvolvimento, os Planos de Marketing se tornaram peça fundamental, pois quando bem planejados, com objetivos claros e bem definidos, podem trazer resultados bastante expressivos para o crescimento da empresa.
Esses planos irão contribuir para o seu negócio fazer uma análise de mercado e concorrência mais aprofundada, visando identificar suas próprias necessidades e, principalmente, a necessidade dos clientes. Por isso é importante conhecer seu significado e estratégias para que na prática sua empresa alcance os resultados esperados.
O Plano de Marketing nada mais é do que o planejamento mensal, trimestral ou até mesmo anual, utilizando as ferramentas de marketing com o foco no desenvolvimento da empresa.
Para obter os resultados esperados é preciso observar algumas estratégias, analisar a posição de marketing em que a empresa se encontra, fazer a pesquisa de mercado visando atingir o público-alvo específico e seguir por uma linha de tarefas propostas.
São etapas que te levam a atingir um plano de marketing bem estruturado que irá alcançar os objetivos propostos com resultados importantes.
Apesar de possuir algumas etapas que devem ser observadas, criar um plano de marketing é uma tarefa fácil, que, com um pouco de empenho, pode ser executada de maneira tranquila. É importante frisar que, qualquer plano de marketing possui sua finalidade, pois o tipo de organização a que se destina precisa ser observada.
E, para tal criação é fundamental analisar os seguintes pontos:
Como já mencionado, fazer a análise da empresa é o ponto de partida para iniciar um plano de marketing, esta análise deve demonstrar os fatores internos e externos que têm o poder de influenciar a empresa. Ou seja, é preciso observar os pontos fortes e as fraquezas do negócio sem deixar de lado as oportunidades que possam alavancar os objetivos de desenvolvimento, também é preciso avaliar com muita cautela as ameaças que possam surgir ao longo da trajetória.
Uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo é a matriz SWOT, nela você pode montar um quadro com todos esses elementos e, então, trabalhar com eles detalhadamente, assim será possível traçar planos de ação com mais segurança e analisar minuciosamente os pontos de fraqueza e ameaça, evitando erros e tornando o caminho mais produtivo.
Conhecer o mercado e seus concorrentes é fundamental para que o negócio esteja sempre em crescimento. Dentre todos os concorrentes, o mais importante é que o seu produto esteja em destaque, pois quando se conhece o que é oferecido no mercado é possível estudar estratégias que diferencie o seu produto dos demais oferecidos. Isto é, mostrar o valor e que o produto possui diferencial para abranger todas as necessidades dos clientes, faz com que a marca se evidencie, pois, desta forma, todos os requisitos que o público-alvo busca podem ser facilmente preenchidos pela marca.
Para entender o público-alvo e criar estratégias que realmente atendam suas expectativas, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada para reunir o máximo de informações sobre essa persona, como: idade, gênero e necessidade. Assim, após identificar essas características básicas, a chave é pensar em como o produto da sua empresa irá suprir todos esses requisitos, podendo desta forma ajudar na rotina e nos problemas diários de cada cliente.
Após estes pontos estabelecidos, é preciso ter em mente todas as metas e objetivos para sua empresa, é importante fazer o seu resumo executivo, traçando o caminho a ser percorrido, isso facilitará a visualização do seu plano de marketing e trará ainda mais segurança ao executar as estratégias.
Cada empresa possui sua estratégia e seu plano de marketing, essas informações são confidenciais, mas podemos observar alguns modelos de plano de marketing que são de referência ímpar, como, por exemplo: a empresa Magazine Luiza, que possui um excelente exemplo que foi até publicado em revista acadêmica.
A Magazine Luiza adotou estratégias de publicidade, fidelização ao cliente, promoções e campanhas, responsabilidade social e parcerias, não somente pelos preços competitivos, mas sim por toda essa estrutura que se tornou uma das maiores empresas varejistas do país.
Outro grande exemplo é a empresa norte-americana Monsanto que através do seu plano de marketing é líder mundial em sementes transgênicas e herbicidas. A empresa, através do seu plano de marketing aborda relacionamentos com os produtores, processo de compra, processo de decisão e influência e, principalmente, não deixa de observar a concorrência.
Não podíamos deixar de falar da Starbucks aqui. Se você já foi a uma de suas lojas pelo mundo deve ter notado que eles buscam constante encantar e surpreender as pessoas. A começar pelo nome escrito no copo e a experiência de tomar um café Starbucks. Várias de suas estratégias de marketing estão voltadas para garantir que todos os colaboradores tenham uma forte cultura de encantamento.
E por ter o encantamento como objetivo, eles lançaram o My Starbucks Rewards, um programa de fidelidade da Starbucks que premia os clientes que mais comprarem em suas lojas.
Portanto, fica claro que o plano de marketing é fundamental e influenciará diretamente no resultado esperado da sua empresa, por isso a importância de estabelecer as estratégias e traçar objetivos. E porque não seguir esses exemplos que estão no mercado?
Isso aumentará o diferencial da sua empresa, seu desenvolvimento e, consequentemente, deixará sua marca mais competitiva para enfrentar os desafios do mercado.