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Modelos de plano de Marketing

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Modelos de plano de Marketing
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 25 AGO. 2021
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Com a chegada das novas estratégias de mercado, as empresas precisam estar constantemente se adequando e passando por transformações, somente desta forma será possível se manter ativo e com resultados significativos.

E, para esse desenvolvimento, os Planos de Marketing se tornaram peça fundamental, pois quando bem planejados, com objetivos claros e bem definidos, podem trazer resultados bastante expressivos para o crescimento da empresa.

Esses planos irão contribuir para o seu negócio fazer uma análise de mercado e concorrência mais aprofundada, visando identificar suas próprias necessidades e, principalmente, a necessidade dos clientes. Por isso é importante conhecer seu significado e estratégias para que na prática sua empresa alcance os resultados esperados.


O que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing nada mais é do que o planejamento mensal, trimestral ou até mesmo anual, utilizando as ferramentas de marketing com o foco no desenvolvimento da empresa.

Para obter os resultados esperados é preciso observar algumas estratégias, analisar a posição de marketing em que a empresa se encontra, fazer a pesquisa de mercado visando atingir o público-alvo específico e seguir por uma linha de tarefas propostas.

São etapas que te levam a atingir um plano de marketing bem estruturado que irá alcançar os objetivos propostos com resultados importantes.


Como criar um Plano de Marketing?

Apesar de possuir algumas etapas que devem ser observadas, criar um plano de marketing é uma tarefa fácil, que, com um pouco de empenho, pode ser executada de maneira tranquila. É importante frisar que, qualquer plano de marketing possui sua finalidade, pois o tipo de organização a que se destina precisa ser observada.

E, para tal criação é fundamental analisar os seguintes pontos:


Análise da empresa

Como já mencionado, fazer a análise da empresa é o ponto de partida para iniciar um plano de marketing, esta análise deve demonstrar os fatores internos e externos que têm o poder de influenciar a empresa. Ou seja, é preciso observar os pontos fortes e as fraquezas do negócio sem deixar de lado as oportunidades que possam alavancar os objetivos de desenvolvimento, também é preciso avaliar com muita cautela as ameaças que possam surgir ao longo da trajetória.

Uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo é a matriz SWOT, nela você pode montar um quadro com todos esses elementos e, então, trabalhar com eles detalhadamente, assim será possível traçar planos de ação com mais segurança e analisar minuciosamente os pontos de fraqueza e ameaça, evitando erros e tornando o caminho mais produtivo.  


Concorrência

Conhecer o mercado e seus concorrentes é fundamental para que o negócio esteja sempre em crescimento. Dentre todos os concorrentes, o mais importante é que o seu produto esteja em destaque, pois quando se conhece o que é oferecido no mercado é possível estudar estratégias que diferencie o seu produto dos demais oferecidos. Isto é, mostrar o valor e que o produto possui diferencial para abranger todas as necessidades dos clientes, faz com que a marca se evidencie, pois, desta forma, todos os requisitos que o público-alvo busca podem ser facilmente preenchidos pela marca.


Público-alvo

Para entender o público-alvo e criar estratégias que realmente atendam suas expectativas, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada para reunir o máximo de informações sobre essa persona, como: idade, gênero e necessidade. Assim, após identificar essas características básicas, a chave é pensar em como o produto da sua empresa irá suprir todos esses requisitos, podendo desta forma ajudar na rotina e nos problemas diários de cada cliente.

Após estes pontos estabelecidos, é preciso ter em mente todas as metas e objetivos para sua empresa, é importante fazer o seu resumo executivo, traçando o caminho a ser percorrido, isso facilitará a visualização do seu plano de marketing e trará ainda mais segurança ao executar as estratégias.


Modelos de Planos de Marketing

Cada empresa possui sua estratégia e seu plano de marketing, essas informações são confidenciais, mas podemos observar alguns modelos de plano de marketing que são de referência ímpar, como, por exemplo: a empresa Magazine Luiza, que possui um excelente exemplo que foi até publicado em revista acadêmica.

A Magazine Luiza adotou estratégias de publicidade, fidelização ao cliente, promoções e campanhas, responsabilidade social e parcerias, não somente pelos preços competitivos, mas sim por toda essa estrutura que se tornou uma das maiores empresas varejistas do país.


Outro grande exemplo é a empresa norte-americana Monsanto que através do seu plano de marketing é líder mundial em sementes transgênicas e herbicidas. A empresa, através do seu plano de marketing aborda relacionamentos com os produtores, processo de compra, processo de decisão e influência e, principalmente, não deixa de observar a concorrência.


Não podíamos deixar de falar da Starbucks aqui. Se você já foi a uma de suas lojas pelo mundo deve ter notado que eles buscam constante encantar e surpreender as pessoas. A começar pelo nome escrito no copo e a experiência de tomar um café Starbucks. Várias de suas estratégias de marketing estão voltadas para garantir que todos os colaboradores tenham uma forte cultura de encantamento.


E por ter o encantamento como objetivo, eles lançaram o My Starbucks Rewards, um programa de fidelidade da Starbucks que premia os clientes que mais comprarem em suas lojas.


Portanto, fica claro que o plano de marketing é fundamental e influenciará diretamente no resultado esperado da sua empresa, por isso a importância de estabelecer as estratégias e traçar objetivos. E porque não seguir esses exemplos que estão no mercado? 


Isso aumentará o diferencial da sua empresa, seu desenvolvimento e, consequentemente, deixará sua marca mais competitiva para enfrentar os desafios do mercado.

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Perseu Adolfo Bastos Gomes
Trabalho na elaboração de estratégias para lançamento e desenvolvimento de negócios, produtos e serviços inovadores desde 2009. Acredito que modelos de negócio são finitos, mas o propósito das empresas pode ser duradouro e fonte de inovação constante. Por isso, ajudo empresas a inovarem e a se reinventarem no modo como geram valor para a sociedade.favorite_outline Seguir Perfil
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