Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Modelo híbrido de trabalho é uma crescente entre as empresas, aponta estudo.

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Modelo híbrido de trabalho é uma crescente entre as empresas, aponta estudo.
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 20 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mundo do trabalho está em constante transformação. O advento das tecnologias revoluciona a cada momento o modo como as tarefas profissionais são feitas, além de criar novos ramos de atividade, postos de trabalho e até mesmo profissões a serem seguidas.



A pandemia de COVID-19 foi um catalisador para uma dessas mudanças. Hoje, no que podemos chamar de pós-pandemia, o trabalho remoto foi completamente adotado pelas empresas para seguirem com a sua produção em um contexto anterior de isolamento social.


No Brasil, o que tem feito sucesso entre os trabalhadores é o modelo híbrido, aquele onde há alternância entre dias no escritório e dias trabalhando de casa. Entre os colaboradores, o sucesso se dá pela percepção de melhoria na produtividade e também pela sinergia entre trabalhadores. 


Um grande estudo realizado pelo Google Workspace obteve algumas métricas que sinalizam para o sucesso do modelo híbrido no Brasil.


73% dos entrevistados apontam ser o modelo híbrido o regime de trabalho preferido e as razões apontadas são:


  • ganho de bem-estar e saúde mental, para 75%;
  • 81% declaram que o modelo híbrido os habilita para o aumento da capacidade de adaptação a mudanças e;
  • 84% declaram conseguir separar atividades profissionais das pessoais.


O que somente difere entre colaboradores jovens de 18 a 25 anos, que sentem mais dificuldade nessa separação.


O trabalho híbrido também reforçou o senso de trabalho em equipe. A percepção de que a colaboração aumentou entre os funcionários é observada por 83% dos entrevistados, que a caracterizam como alta ou super alta dentro de seus departamentos.


De acordo com o estudo, a justificativa é de que essa percepção coletiva de colaboração só é possível porque as pessoas se sentem, de forma individual, cada vez mais aptas a colaborar.


Mas, o modelo híbrido impõe alguns desafios para seus adeptos. 46% dos entrevistados sentem dificuldades em estabelecer laços com colaboradores novos no ambiente de trabalho, devido ao tempo diminuto que se passa dentro da empresa.


Uma alternativa adotada para driblar isso é aumentar os dias passados no escritório para os colaboradores novos, de modo que se insiram mais rapidamente na cultura da empresa.


No quesito produtividade, os números são bastante animadores. 58% dos entrevistados se sentem mais produtivos no modelo híbrido, as reuniões também são mais proveitosas e 73% das pessoas dizem que as reuniões são mais inclusivas, sejam elas realizadas por meio de videoconferência ou pessoalmente.


O sucesso do modelo fica evidente quando se observa o aumento de sua adoção pelas empresas. São 56% de organizações que utilizaram o modelo, ante 44%, no ano de 2021. Hoje, 65% das pessoas optariam por migrar do modelo presencial para o híbrido, e 54% mudariam do remoto para o híbrido. 


O trabalho de formato antigo, aquele de ficar preso à mesa do escritório, em breve, pode estar extinto.


As pessoas cada vez mais irão procurar por trabalhos que proporcionem rotinas que privilegiam a saúde mental e o bem-estar do trabalhador. Mas, para quem ainda precisa se deslocar constantemente para o escritório, resta escolher aquela empresa que ofereça benefícios, como

cartão combustível ou vale-transporte.



E você, qual modelo de trabalho acha mais produtivo?


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil