A modelagem de negócios descreve todo o procedimento de criação, entrega e captura de valores organizacionais de acordo com os aspectos econômicos e sociais. Representa aspectos centrais da empresa que incluem estratégias, estrutura organizacional, propósito, processos operacionais, políticas, infraestrutura e práticas de negócios. Histórias que explicam como as empresas funcionam O modelo de negócios se concentra diretamente nas necessidades do cliente, pois é esse aspecto, juntamente com a estratégia de diferenciação do produto (introduzir um novo produto) que garante que a empresa seja capaz de capturar a melhor participação de mercado. Essa modelagem também especifica grupos de clientes por meio de segmentação de mercado para focar diretamente nos setores que fornecerão o máximo retorno ao produto associado. A modelagem de negócios pode definir as competências distintivas da empresa que irão garantir que ela esteja posicionada em um lugar altamente adequado e diferenciado no mercado. Além disso, a modelagem de negócios é uma história que explica o funcionamento do empreendimento, respondendo questões como: Quem é o cliente? O que o consumidor valoriza? Como ganhamos dinheiro neste negócio? Qual é a lógica econômica subjacente que explica como podemos entregar valor aos clientes a um custo adequado? Um modelo de negócios é uma representação concisa de como um conjunto inter-relacionado de variáveis de decisão nas áreas de estratégia de empresa, arquitetura e economia são abordados para criar vantagem competitiva (sustentável) em mercados definidos. Características básicas da modelagem de negócios Para que seu empreendimento se mantenha competitivo no mercado desde o início, ele deve ser baseado nestas três premissas: Oferta de valor único que vem principalmente na forma de uma nova ideia, podendo ser uma combinação de um produto e um serviço; preço baixo/ mesmo benefício ou mesmo preço/ maior benefício. A excelência é difícil de imitar construindo um fator de diferenciação-chave como a boa execução; esses modelos criam barreiras à entrada no mercado que protegerão seus fluxos de lucro e de outros concorrentes. Os modelos de sucesso são fortemente apoiados pela realidade, uma vez que são elaborados com base no feedback preciso do cliente. A estrutura de custos deve ser compatível com a receita adquirida. No entanto, muitas empresas não têm uma compreensão clara de onde geram receita, por que os clientes preferem seu produto ou serviço aos concorrentes e quais clientes realmente geram essa receita. Ter uma ideia muito clara do que deve ser feito, como deve ser feito e qual o papel exato de cada membro da equipe representa os principais fatores que levam empresas e equipes ao sucesso. A modelagem de negócios permite a documentação e comunicação dos processos de uma organização. Fornece uma linguagem e metodologia comum (e unificada) para comunicar, obter informações e diretrizes sobre as atividades; minimiza a perda de conhecimento do processo de negócios (por exemplo, como resultado da perda de pessoal); inicia a iniciativa de documentação organizacional; e permite a rápida transferência de conhecimento com processos minuciosamente documentados. A construção A modelagem de negócios inclui informações sobre os produtos da empresa, seu mercado-alvo e suas perspectivas futuras relacionadas ao seu tipo de negócio. Entre os componentes, estão: Proposta de valor: uma descrição clara da causa raiz da dor do cliente, o produto que irá satisfazer a necessidade e o valor entregue do produto do ponto de vista do cliente. Segmento de mercado: o gênero de clientes-alvo, reconhecendo o fato de que diferentes segmentos de mercado têm necessidades diferentes. Às vezes, a capacidade de uma inovação é revelada apenas quando um segmento de mercado diferente é visado. Estrutura da cadeia de valor: o ponto na cadeia de valor em que a empresa está e como ela deve capturar essa parte do valor. Geração de receita e margens: como a empresa gera receita em vendas, leasing (arrendamento), assinatura, suporte etc., preços e margens de lucro projetadas. Posição na rede de valor: localizar os concorrentes e complementadores da empresa e qualquer rede que possa ser feita para entregar mais valor ao cliente. Estratégia competitiva: qual estratégia a empresa irá implementar, precificação, diferenciação ou estratégia de nicho para ganhar vantagem competitiva no mercado. E lembre-se de que os principais fatores pelos quais as empresas competem entre si são concorrentes e recursos, portanto, em uma modelagem de negócios, os seguintes aspectos devem ser adequadamente abordados: vantagem competitiva, atração de investidores, capacidade de obter lucro etc. Os componentes de uma modelagem eficaz estão ligados uns aos outros e são apoiados com bons detalhes: se a empresa muda qualquer fator, obtém um modelo diferente!Melhorar a comunicação do processo