Essa semana eu fui procurada por uma dona de salão pedindo ajuda. Como a grande maioria, ela está com alguns desafios em seu negócio. Mas uma frase em seu relato me chamou muito a atenção: Minha equipe não me obedece!
E isso me fez refletir muito sobre como as equipes são construídas ao longo dos anos e como isso se reflete nas relações.
Em diversos outros mercados, vemos a relação trabalhista sendo mediada pela CLT Consolidação das Leis Trabalhistas. Assim, um profissional é contratado, sua carteira de trabalho é assinada e ele passa a ser subordinado de alguém.
Porém, no mercado da beleza não funciona assim. A grande maioria das contratações são feitas pela Lei do Salão Parceiro, onde não pode haver a relação de subordinação e sim de parceria.
E eu sei que isso assusta muitos gestores!
Outro fator que também influencia essa relação é a forma como as equipes são formadas. Muitas histórias são parecidas, um profissional começa na carreira e literalmente se junta com outro para abrir um espaço. Já vi alguns entrarem com dinheiro para montar o espaço e o outro entrar com o trabalho e isso não ficar claro.
Enfim, em um determinado momento, a relação extrapola e um se sente desrespeitado pelo outro. Como resolver isso?
Vou abordar aqui alguns pontos que podem te ajudar se você Gestor, estiver vivendo algo parecido.
Em primeiro lugar quero te lembrar que o ser humano precisa de limites! Todos nós precisamos de regras, normas e diretrizes. Principalmente para vivermos em sociedade.
Salão de Beleza é uma empresa e precisa de gestão como qualquer outra! Não canso de repetir isso e quero muito te ajudar a ter essa visão.
Então, Salão de Beleza também precisa de regras, normas e diretrizes. E isso é definido através do Manual de Rotinas e Procedimentos.
Nele, você descreve cada processo dentro do seu Salão, como e quando deve ser feito. Nele também, você irá apresentar a cultura da sua empresa, os valores que devem guiar as atitudes dos profissionais e sua relação com a equipe, com clientes e fornecedores.
Se você já tem uma equipe que segue e cresceu com você há muito tempo, participe, peça ajuda, converse com cada profissional para que eles te ajudem a escrever. Assim, se sentirão parte e será mais fácil a implantação dessas regras.
Outro ponto importante que você deve observar é que os profissionais não devem te obedecer mas sim, colaborar, crescer e te seguir como líder. Mas isso fica para a próxima coluna.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza