Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Mindset do Professor Transformador do conceito à prática!

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mindset do Professor Transformador  do conceito à prática!
Criado em 20 ABR. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Como falar de um assunto tão complexo e tão delicado que é o mindset do professor?

Desde o começo dos tempos, as pessoas pensavam, agiam e viviam de modo diverso umas das outras. No entanto, encontramos neste momento, um ambiente muito favorável para conversarmos sobre este tema, em virtude dos desafios que a maioria dos professores e gestores educacionais enfrentam, como ter que mudar em tantos aspectos rapidamente, além da maneira de pensar e agir.

Mindset está presente desde sempre nas nossas vidas: profissional e pessoal e, atualmente vem sendo abordado para compreender como as pessoas agem e reagem com seus sucessos e fracassos.

O que significa mindset?

Palavra em inglês, que significa mentalidade ou atitude mental, ou ainda modelos mentais. Pode ser considerado como, nosso modelo mental predominante. Ele influencia o nosso olhar a respeito das coisas que acontecem na nossa vida e pode influenciar direta ou indiretamente em todas as nossas atitudes e tomadas de decisões.

Tomamos como base de estudo, a obra de Carol Dweck, Ph.D. Autora do livro Mindset - A Nova Psicologia do Sucesso. Ela conceitua o termo mindset como, a atitude mental com que encaramos a vida, e isto é crucial para o sucesso de cada pessoa. O Mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Este conceito define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. É a maneira que você vê o mundo, como enxerga os acontecimentos e as situações ao seu redor.

Inteligência, segundo muitos especialistas, não é somente uma capacidade fixa, pois acredita-se que com a prática, somos capazes de aperfeiçoar nossa atenção, memória e capacidade de julgamento, tornando-nos melhores do que éramos.   

Dweck, desdobra o conceito em dois tipos, podendo ser aplicados à educação. O ser humano têm momentos de mindset fixo e outros de mindset de crescimento. O objetivo é tentar entender quando e onde cada mindset se manifesta para poder transformar e manter o mindset de crescimento numa linha ascendente.   

A Mentalidade fixa (fixed mindset) é quando a mentalidade é mais limitada; o potencial de informação para resposta em uma determinada situação é restrito. Ele faz com que você fique estagnado num mesmo lugar. A inteligência é inata e não pode ser alterada. Exemplos de afirmações: Já sei tudo que preciso, eu não sou bom nisso, se for difícil eu desisto, eu não tenho tempo.  

A Mentalidade progressiva ou mindset de crescimento (growth mindset) é quando o potencial cognitivo é mais amplo; a capacidade de aprendizagem e novas conquistas é mais propensa. Ele possibilita você evoluir, a conseguir buscar mais, te eleva e faz você crescer. A inteligência pode ser desenvolvida com esforçoExemplos de afirmações: Gosto de aprender, se eu errar tento de novo, adoro novos desafios, eu dou um jeito, etc.   

À medida que você começa a compreender os mindset fixo e de crescimento, passa a ver exatamente como uma coisa leva a outra - como a crença de que suas qualidades são imutáveis gera diferentes pensamentos e atos, e como a crença de que suas qualidades são suscetíveis de serem cultivadas gera diferentes pensamentos e atos, guiando-o por um caminho completamente distinto. É o que nós psicólogos chamamos de uma experiência de descoberta. Carol Dweck.  

O quadro a seguir nos mostra possíveis crenças em cada modelo de mindset:

MINDSET FIXO                                                           MINDSET DE CRESCIMENTO


Foco nos problemas (sofre)                                 Foco nas soluções (dor momentânea) 

Inteligência estática                                                 Inteligência pode ser desenvolvida

Vê esforço como infrutífero                                  Vê esforço como caminho para a                                                                                                            maestria

Ignora feedback útil                                                   Aprende com as críticas

Aptidão para estagnação                                         Persiste quando vê obstáculos

Evita desafios                                                                Busca os desafios

Evita falhas                                                                      Analisa seus erros e dos outros

Desiste facilmente após obstáculos                   Capacidade de aprender coisas novas

Sente-se ameaçado pelo sucesso dos outros  Inspirado pelo sucesso dos outros


Fonte:  GAP + Coaching e Consultoria

Observando o quadro, percebe-se que certas crenças, podem mudar com o passar de nossas experiências e emoções geradas em nós. Dweck, menciona que a crença de que é possível desenvolver as qualidades desejadas, criando uma paixão pelo aprendizado e essa paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Pois, este é o mindset que permite as pessoas prosperarem em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas.

Para ajudar cada estudante a cumprir seu potencial, Carol Dweck acredita que, os educadores devem promover um ambiente que favoreça a 'mentalidade progressiva em seus alunos. Esta concepção pode ser aplicada como uma ferramenta poderosa para professores, tanto como forma de entender e ajudar seus alunos, como refletir a respeito de sua própria postura como profissionais. Com a mentalidade apropriada e o ensino efetivo, os estudantes podem conseguir muito mais do que pensam que podem e os professores podem ajuda-los a mudar sua mentalidade e, consequentemente, engajá-los e inspirá-los a dedicarem maior empenho e esforço à aprendizagem

Assim, para trabalharmos o mindset de crescimento que é mais indicado para as escolas, professores e gestores, é necessário promover ações práticas (de: comunicação, capacitação e relacionamento) que estimulem o desenvolvimento desta mentalidade não só com o professor, mas com todos os envolvidos na escola, promovendo uma cultura organizacional mais propícia ao mindset de crescimento.

Como transformar uma dificuldade em oportunidade através do seu mindset, segundo Carol Dweck:

  1. Busque inspirações Professor, qual é a sua maior inspiração? 
  2. Acredite no seu potencial Confia na sua capacidade e certeza do seu potencial.
  3. Não deixe as oportunidades passarem Quais os seus pontos fortes e fracos? Aprimore seu autoconhecimento e renove sua confiança. Ficará mais fácil.
  4. Como um mindset positivo pode lhe beneficiar? Escolha o fixo ou crescimento, mas onde estão as suas melhores chances de crescer.
  5. Liste as dicas para formar um mindset positivo Exercitar na prática o que quer, saber o destino que quer chegar, clareza no que quer ver e autoconhecimento do seu melhor.
  6. Em que você pode melhorar? Pense nas suas fraquezas e coloque metas para alcançar aquilo que precisa melhorar. O que é forte, vai ser a sua vantagem.
  7. Como buscar a motivação e o foco necessário? De nada vai adiantar você estar ciente de quem você é, se não tiver a motivação e o foco necessário para atingir os objetivos. Comprometimento com suas metas.
  8. Porque não se dedicar mais?   Não espere que as coisas caiam do céu. Faça por onde e colha os resultados.
  9. Aonde você quer chegar? Onde você quer estar daqui há alguns anos? Só você pode decidir. Planejamento.   

Segundo a especialista Vivian Mazzeo, no relacionamento com os alunos, como posso aplicar o mindset positivo:

  1. Será que vou conseguir ensinar este aluno? Como posso fazer? A primeira pergunta o professor manifesta o mindset fixo com a sua dúvida de capacidade. Porém na segunda pergunta é o mindset de crescimento do professor, quando ele garante que tem capacidade. Onde estou? Onde quero chegar?
  2. Será que eles conseguem aprender com minhas aulas na internet?  Qual a melhor maneira deles aprenderem? A primeira demonstra o mindset fixo. Quando o professor usa a palavra será, Já está colocando dúvida na sua capacidade. Novamente o como fazer, é o melhor caminho.
  3. Elogiar o esforço, mais do que o QI Estudos demonstram que elogiar a capacidade do aluno, reduz o QI dele. Elogiar o esforço eleva o QI.

E o ambiente de trabalho do professor? Como está o relacionamento com superiores e colegas? É um ambiente transformador que estimula o seu desenvolvimento e crescimento?

Professor, construa um mindset de crescimento positivo. Empreenda em seu aprimoramento e autoconhecimento, se esforce sempre e defina metas para atingir, exercite as dicas e se inspire no ambiente da escola e com os alunos para transformar a sua história.

Seja a mudança que você quer ver no mundo, (Mahatma Gandhi), ideal que se quer evidenciar como principal atitude do professor transformador.

Desejo sucesso no seu trabalho.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Escreve nos comentários.     

Fale com o Sebrae pelo e-mail da Juliana - jsouza@pr.sebrae.com.br.

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 2002 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?