Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Microfranquias são tendência em alta

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Microfranquias são tendência em alta
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.  


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.  


 Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema: 

Microfranquias são tendência em alta


O modelo de microfranquias tem ganhado popularidade significativa devido ao baixo investimento inicial, atraindo um número crescente de empreendedores. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2021 e 2023, houve um aumento de 87% na quantidade de marcas que oferecem esse tipo de franquia, com 604 marcas operando nesse segmento em maio de 2023, comparado a 322 dois anos antes. Esse modelo é particularmente atrativo para quem deseja iniciar um negócio com recursos limitados, mostrando-se uma alternativa viável mesmo em um cenário econômico desafiador. Para as franqueadoras, as microfranquias se tornaram uma estratégia eficaz para atrair candidatos com poucos recursos e expandir para novos mercados e pontos comerciais, principalmente nos setores de serviços, alimentação, saúde, beleza e bem-estar.


As microfranquias podem ser classificadas em dois tipos principais: pura e mista. Uma pura refere-se à operação exclusiva dentro de um único formato de negócio franqueado, sem variações significativas. Por outro lado, a microfranquia mista envolve a combinação de diferentes formatos de operação sob o mesmo contrato de franquia, permitindo ao franqueado operar múltiplas unidades ou oferecer diferentes tipos de produtos e serviços. A escolha entre esses modelos depende das preferências do franqueado, das necessidades do mercado e da estratégia da franqueadora para expansão e diversificação.


As microfranquias seguem as mesmas leis e regulamentações das franquias tradicionais  garantindo um ambiente seguro para os investidores. Com a diversificação dos formatos oferecidos pelas grandes marcas, que adaptam suas estratégias para incluir modelos micro, o mercado continua a crescer, proporcionando opções variadas para potenciais investidores interessados em uma atividade profissional mais flexível e com menor risco financeiro.


Por que é relevante?


Essa notícia é relevante porque as microfranquias oferecem uma oportunidade acessível para empreendedores com recursos limitados iniciarem um negócio próprio, democratizando o acesso ao empreendedorismo. O aumento na quantidade de marcas que oferecem microfranquias indica um crescimento robusto desse segmento no mercado brasileiro, diversificando as opções para potenciais franqueados e impulsionando a economia local. A estratégia das franqueadoras em expandir para novos mercados através das microfranquias não apenas amplia a presença das marcas, mas também diversifica os setores atendidos, como serviços, alimentação, saúde, beleza e bem-estar, promovendo o crescimento empresarial e a geração de empregos.


Direcionamentos para o seu negócio:


Se você está interessado em se tornar um empresário de  microfranquias  identifique as melhores oportunidades de mercado. As microfranquias oferecem uma entrada acessível no mundo dos negócios, mas é essencial entender as demandas dos consumidores locais e as tendências do mercado antes de tomar uma decisão. Além disso, considere se uma microfranquia pura ou mista se adapta melhor ao seu perfil e às suas metas de crescimento. Prepare-se financeiramente, avaliando o investimento inicial necessário e garantindo que você tenha recursos suficientes para cobrir custos operacionais e imprevistos iniciais. Para os proprietários de franquias, é crucial identificar locais e mercados onde sua marca pode ser bem-sucedida e expandir. Isso envolve realizar análises de mercado detalhadas, compreender a concorrência local, e adaptar suas estratégias de marketing e atender às necessidades de cada região. 


Conte com o Sebrae/PR nesta jornada!!!


Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links e fontes utilizadas no desenvolvimento deste Alerta de Inteligência. 

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5394 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?