Se o cliente diz que seu preço é caro, você não sabe o que fazer: se diminui o preço, pensa que deveria aumentar mais para conseguir pagar as contas, se dá desconto. E enquanto isso vai perdendo vendas. Vai perdendo dinheiro. Vai se sentindo perdido.
Isso já aconteceu com você?
A princípio, vou começar respondendo que pode ser que SIM, para esta perguntar. O seu preço pode ser caro e está tudo bem se for um preço estratégico e justificável. Desde que, entregue valor ao cliente!
Porém, vou começar justificando a minha resposta explicando a diferença de Preço x Valor. São dois termos que andam muito juntos, são complementares, mas são totalmente diferentes.
- Preço
Quantia em dinheiro determinada na compra e venda, expressa em moeda ou valor fiduciário, paga pelo comprador ao vendedor: qual é o preço deste carro?
- Valor
O prestígio, a qualidade, a relevância ou importância de; mérito. Qualidade que faz com que algo se torne importante para alguém. Sabe aquela história de que não é sobre saber apertar parafusos, mas sim, saber qual parafuso apertar.
Ou seja, o preço pago em dinheiro R$ só vai ser considerado caro se o cliente não perceber muito valor no produto/serviço adquirido. Caso contrário, o cliente poderá pagar um preço relativamente alto, mas por conta do valor percebido, o preço caro compensa e vale a pena.
Regras de ouro.
- Para manter o seu negócio saudável, você não pode vender pelo menor preço ou por menos do que pagou para produzir. Isso é importante para manter a lucratividade do negócio;
- Vender por um preço muito alto também deve ser analisado, comparando o seu negócio com os concorrentes e a capacidade de poder de compra dos seus clientes;
Você pode e vai vender produtos iguais aos de seus concorrentes, sendo assim, ofereça uma solução diferenciada para o cliente e demonstre porque você cobra mais caro. Ex: Ofereça atendimento personalizado, conforto, ambiente agradável, pós-venda (degustações, cortesias, mimos...)
Você ainda que acha que é o preço que determina a compra ou é o valor que é oferecido em seu produto ou serviço?