Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Metas para 2021 - Já estruturou as suas?

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Metas para 2021 - Já estruturou as suas?
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

2021 começou e todo início de ano é igual: as pessoas elaboram metas para o ano novo, fazem planos, refletem sobre o que viveram, decidem sobre o que precisa ir embora e o que fica. Muitos prometem que, dessa vez, vai ser diferente. Mas, de repente, já é carnaval e essas promessas ficam esquecidas.

Estabelecer metas exige muito mais do que um simples desejo de mudança que sentimos nessa época do ano e por isso é importante falarmos sobre o assunto METAS.
 

Metas de curto, médio e longo prazo

Quando pensamos em metas, precisamos entender que algumas demoram mais para serem cumpridas do que outras. Por isso existem as metas de curto, médio e longo prazo. É importante que você tenha as três definidas, cada uma irá ajudar a manter a motivação para atingir seu objetivo final.

Metas de curto prazo: você pode começar a trabalhar em direção a elas imediatamente; elas podem ser cumpridas em dias ou semanas; realizam a manutenção da sua motivação quando realizadas, mesmo que pequenas.

Metas de médio prazo: as metas de curto prazo são uma preparação para elas; trabalhar em direção a elas pode exigir mais tempo e divisão de tarefas em metas de curto prazo.

Metas de longo prazo: estão mais próximas do seu objetivo final; podem levar anos para serem cumpridas; exigem um maior planejamento e grande quantidade de metas de curto e médio prazo.
 

Como definir suas metas

Uma ótima maneira para definir suas metas mais facilmente é a utilização da metodologia SMART. Trata-se de um acrônimo (em inglês) com características fundamentais para suas metas. Veja:

  • Specific Específica: suas metas não devem ser vagas. Por exemplo, ao invés de quero emagrecer, prefira quero emagrecer para ter uma melhor qualidade de vida, parando de comer frituras.
     

  • Mensurable Mensurável: deve ser fácil aplicar métricas para acompanhar seu progresso. Por exemplo, substitua: preciso ler mais por lerei pelo menos um livro por mês esse ano.
     

  • Attainable Alcançável: é fundamental que suas metas sejam realistas para a manutenção da motivação. Ao invés de vou emagrecer 10 kg até o próximo sábado, opte por vou perder ao menos 2 kg por mês.
     

  • Relevant Relevante: as metas precisam contribuir realmente para a realização do seu objetivo. Um exemplo errado  seria aprender violino se seu objetivo é construir uma carreira como administrador.
     

  • Time-based Temporal: definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Ao contrário de dizer vou viajar este ano, prefira daqui a 4 meses estarei descansando na praia.

 

Outros pontos importantes

Clareza e objetividade: além de ser feito com calma e organização, é importante que o planejamento seja claro e objetivo, sem muita complexidade e metas mirabolantes. Faça-o de maneira simples, não crie muitas estratégias e empecilhos que contribuam com a sua auto sabotagem.

Keep It Simple: quanto mais simples, maiores as chances de obter os resultados esperados. Quanto mais complexos os planos, mais reduzidas serão suas chances de sucesso.

Disciplina: a definição, o planejamento e a execução das metas exigem disciplina! Apesar de parecer ser conceitualmente simples, é necessário algum esforço e acompanhamento para alcançar o objetivo. Aqui que muitas pessoas falham, não conseguem manter a disciplina e a motivação do início dos planos.

Envolva as pessoas: desdobre a meta em iniciativas pessoais. Conte para as pessoas sobre as suas metas. Assim você sentirá que precisa demonstrar seus resultados e o melhor, comemorá-los com outras pessoas. 

Metas bem definidas evitam que você se sinta sobrecarregado com seus objetivos ou perca o foco. Elas são uma excelente maneira de medir seu progresso e entender quando é necessário fazer alguns ajustes no plano para que o objetivo maior seja alcançado.

E aí, já está com suas metas traçadas? 2021 está apenas começando e esperamos que seja um ano de muitas conquistas, realizações e vitórias! 


Para finalizar, compartilho com você um vídeo do grande filósofo Leandro Karnal, ele fala sobre mudança de hábito, procrastinação e dá dicas para que sejamos mais mais produtivos e façamos o que precisa ser feito. Confere aí! 
 

 

Um abraço,
Bianca Becker.

 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2872 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?