2021 começou e todo início de ano é igual: as pessoas elaboram metas para o ano novo, fazem planos, refletem sobre o que viveram, decidem sobre o que precisa ir embora e o que fica. Muitos prometem que, dessa vez, vai ser diferente. Mas, de repente, já é carnaval e essas promessas ficam esquecidas.
Estabelecer metas exige muito mais do que um simples desejo de mudança que sentimos nessa época do ano e por isso é importante falarmos sobre o assunto METAS.
Metas de curto, médio e longo prazo
Quando pensamos em metas, precisamos entender que algumas demoram mais para serem cumpridas do que outras. Por isso existem as metas de curto, médio e longo prazo. É importante que você tenha as três definidas, cada uma irá ajudar a manter a motivação para atingir seu objetivo final.
Metas de curto prazo: você pode começar a trabalhar em direção a elas imediatamente; elas podem ser cumpridas em dias ou semanas; realizam a manutenção da sua motivação quando realizadas, mesmo que pequenas.
Metas de médio prazo: as metas de curto prazo são uma preparação para elas; trabalhar em direção a elas pode exigir mais tempo e divisão de tarefas em metas de curto prazo.
Metas de longo prazo: estão mais próximas do seu objetivo final; podem levar anos para serem cumpridas; exigem um maior planejamento e grande quantidade de metas de curto e médio prazo.
Como definir suas metas
Uma ótima maneira para definir suas metas mais facilmente é a utilização da metodologia SMART. Trata-se de um acrônimo (em inglês) com características fundamentais para suas metas. Veja:
Specific Específica: suas metas não devem ser vagas. Por exemplo, ao invés de quero emagrecer, prefira quero emagrecer para ter uma melhor qualidade de vida, parando de comer frituras.
Mensurable Mensurável: deve ser fácil aplicar métricas para acompanhar seu progresso. Por exemplo, substitua: preciso ler mais por lerei pelo menos um livro por mês esse ano.
Attainable Alcançável: é fundamental que suas metas sejam realistas para a manutenção da motivação. Ao invés de vou emagrecer 10 kg até o próximo sábado, opte por vou perder ao menos 2 kg por mês.
Relevant Relevante: as metas precisam contribuir realmente para a realização do seu objetivo. Um exemplo errado seria aprender violino se seu objetivo é construir uma carreira como administrador.
Time-based Temporal: definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Ao contrário de dizer vou viajar este ano, prefira daqui a 4 meses estarei descansando na praia.
Outros pontos importantes
Clareza e objetividade: além de ser feito com calma e organização, é importante que o planejamento seja claro e objetivo, sem muita complexidade e metas mirabolantes. Faça-o de maneira simples, não crie muitas estratégias e empecilhos que contribuam com a sua auto sabotagem.
Keep It Simple: quanto mais simples, maiores as chances de obter os resultados esperados. Quanto mais complexos os planos, mais reduzidas serão suas chances de sucesso.
Disciplina: a definição, o planejamento e a execução das metas exigem disciplina! Apesar de parecer ser conceitualmente simples, é necessário algum esforço e acompanhamento para alcançar o objetivo. Aqui que muitas pessoas falham, não conseguem manter a disciplina e a motivação do início dos planos.
Envolva as pessoas: desdobre a meta em iniciativas pessoais. Conte para as pessoas sobre as suas metas. Assim você sentirá que precisa demonstrar seus resultados e o melhor, comemorá-los com outras pessoas.
Metas bem definidas evitam que você se sinta sobrecarregado com seus objetivos ou perca o foco. Elas são uma excelente maneira de medir seu progresso e entender quando é necessário fazer alguns ajustes no plano para que o objetivo maior seja alcançado.
E aí, já está com suas metas traçadas? 2021 está apenas começando e esperamos que seja um ano de muitas conquistas, realizações e vitórias!
Para finalizar, compartilho com você um vídeo do grande filósofo Leandro Karnal, ele fala sobre mudança de hábito, procrastinação e dá dicas para que sejamos mais mais produtivos e façamos o que precisa ser feito. Confere aí!
Um abraço,
Bianca Becker.