Metas devem ser realistas, sob risco de não terem credibilidade. Existem vários métodos para a escolha das metas. Meu preferido é o benchmarking.
Mas, considerando a importância da psicologia no uso de indicadores, quero destacar o cuidado com o equilíbrio entre o que queremos e o que podemos!
Estabelecer metas inatingíveis - ou vistas como inalcançáveis - favorece o fracasso, pois as pessoas nem vão se esforçar para alcançar.
Os projetistas de jogos de computador sabem bem disso e quando alguém consegue avançar, a etapa seguinte dificulta o progresso, para manter o desafio e o interesse.
Mas, sendo prático, como obter metas equilibradas entre desafio e possibilidade de alcançar?
Vejamos os exemplos da IBM [1] e da Google, que são empresas de sucesso e estudam bastante esse aspecto, inclusive usando a People Analytics:
Então, aprendendo com as melhores, o ideal é estabelecer metas que têm 80% de chance de serem alcançadas ou que devem ser atingidas por quatro em cada cinco colaboradores.
As metas têm de causar entusiasmo e até um pouco de medo.
Terry Leahy CEO da Tesco
Referência.
1. Peters, Tomas J. And Waterman Jr, Robert H. In Search of Excellence: Lessons from Americas Best-Run Companies. Harper & Row, Publishers. New York, 1982. p. 57.