Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Mercado vegetariano

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortelafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mercado vegetariano
Criado em 01 OUT. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Nos últimos anos tem se ouvido falar muito neste assunto, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) o número de pessoas que não incluem carne na dieta não para de crescer. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo IBOPE (Atual Ipec), no Brasil, 14% da população se declara vegetariana.

Em fevereiro deste ano, em uma nova pesquisa feita pelo Ipec, constatou-se que em todas as regiões brasileiras e independente da faixa etária, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.


 Um sinal claro da mudança de comportamento do brasileiro em relação ao consumo de carne. Isso tem levado cada vez mais empresários do setor de alimentação a incluírem opções saudáveis no cardápio, já que a mesma pesquisa aponta que 32% dessas pessoas tem optado por fazer refeições vegetarianas ou veganas, fora de casa, como em bares, restaurantes, lanchonetes entre outros. Revelando um segmento voraz e lucrativo.


Tais tendências vem acompanhadas do aumento de produtos e serviços destinados a este público. Gigantes do fast food, como Mc Donalds e Burguer King, estão investindo massivamente em lanches para esse público. Nos supermercados brasileiros também já é possível encontrar muitas versões veganas de produtos cárneos ou lácteos, como nuggets, presuntos, kibes, coxinhas, salsichas, lingüiças, sorvetes e requeijões.



Os dados do Google Trends mostram que o crescimento no volume de buscas pelo tema tem aumentado de duas a três vezes a cada ano, em relação ao ano anterior (crescimento anual nas buscas entre 150% e 250%), o que representa o aumento do interesse do consumidor. Este ritmo deve se manter ou acelerar nos próximos anos.


Um mapa da Sociedade Vegetariana Brasileira mostra milhares de endereços que já oferecem boas opções veganas ( www.ondetemopcaovegana.com.br ) . Batizado de Onde Tem Opção Vegana, o recurso reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos no Brasil.


Caso algum estabelecimento que o público conheça não faça parte da relação, é possível solicitar a inclusão.


Gostou?


Deixe seu comentário 

avatar TAIS MARA HORTELA
Tais Mara Hortela
Unidade de Gestão Estratégica Sebrae Pr favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?