Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Mercado gamer movimenta cerca de R$ 23 bilhões com jogos em NFT

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mercado gamer movimenta cerca de R$ 23 bilhões com jogos em NFT
Criado em
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os jogos online já são uma sensação entre adultos e crianças das novas gerações. Hoje, é difícil encontrar jovens que não estão fazendo parte de algum tipo de jogo online, e tem sido recorrente o uso da estética gamer nos acessórios para computadores, inclusive os ergonômicos como cadeiras e mesas. A última novidade do mundo gamer é o uso de jogos em NFT (Non-fungible token, ou token não fungível), que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no gosto do público gamer.


Um dos principais jogos que fizeram sucesso no ramo dos NFTs foi o Axie Infinity, que foi desenvolvido pela Sky Mavis, em 2018. A empresa vietnamita só ganhou destaque nas mídias das Filipinas em 2021, e então outros países começaram a jogar entre eles, o Brasil e a Venezuela. A premissa do jogo é passar de fases e trocar itens com outros jogadores.


Basicamente, o Axie Infinity é bastante inspirado em jogos e desenhos animados como Pokémon e Digimon. Os jogadores podem comprar, treinar e batalhar com seus Axies, que são os monstrinhos parecidos com Pokémon. Cada axy é vinculado às criptomoedas Axie Infinity Shards (AXS) e Smooth Love Potions (SLP). A cada fase concluída, o jogador minera moedas, e é aí que a brincadeira realmente começa, pois as moedas do jogo podem se tornar moedas do mundo real.


O que é NFT?

Resumidamente, o NFT é um tipo de ativo que não pode ser substituído (segundo uma classificação da própria economia). 

Na prática, isso significa que um ativo (como um personagem, um meme ou uma obra de arte) pode ser registrado como NFT e, então, ele passa a ter um certificado digital para ser o único no mundo. Isso agrega valor ao item, e quem comprá-lo poderá ter direitos sobre ele, ainda que ele possa continuar sendo reproduzido nos meios digitais.


Como funcionam os jogos em NFT

Para se ter uma noção, mais de 4 bilhões de dólares foram levantados em investimentos de fundos de risco somente em NFTs em 2021 isso significa um aumento de mais de 3 bilhões de dólares, em relação a 2020. A prática dos jogos, na realidade, não é tão difícil, e isso ajuda na mineração das moedas.

Nos jogos comuns, costuma-se ter uma espécie de moeda que você ganha conforme conclui objetivos do jogo. Nos jogos de NFT, porém, as moedas do próprio jogo podem ser trocadas por dinheiro no mundo real; para isso, é necessário, antes de iniciar o jogo, que você compre as moedas do jogo e refaça a lógica: jogar para poder ganhar moedas reais. Consequentemente, você também poderá comprar itens reais, como uma cadeira gamer, um computador, um celular.


Outro ponto importante é que, quando você compra algum item, automaticamente, ganha um registro, que ficará em uma rede de blockchain constando que aquele item é de sua propriedade. É uma lógica similar ao que já acontece com criptomoedas.


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5310 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?