Um levantamento realizado pela Tecnofit, maior plataforma de gestão fitness do Brasil, aponta que os brasileiros passaram a frequentar mais a academia após o ápice da pandemia de Covid-19. O número de pessoas matriculadas nesses estabelecimentos e que os frequentam ativamente subiu 18% em 2022, se comparado com 2019 (época pré-pandêmica). Isso mostra que a população está mais preocupada com sua saúde, e a prática de exercícios físicos vem sendo uma das principais medidas adotadas para melhorar sua qualidade de vida. O Brasil tem o segundo maior mercado fitness do mundo, com mais de 32 mil academias ativas em todo o país. São mais de 8 milhões de brasileiros matriculados em algum estabelecimento do gênero, a quarta melhor colocação ao redor do globo e o faturamento também faz jus a esses números, ultrapassando a marca de 2 bilhões de dólares por ano. A pandemia trouxe uma grande crise para o setor, devido ao fechamento das academias, mas hoje o mercado já está se recuperando rapidamente. O setor fitness engloba diversos tipos de negócio, então esse é um bom momento para fazer novos investimentos e ingressar nesse mercado. Além das academias, também estão em alta outros tipos de estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas, como estúdios de pilates, escolas de dança ou luta, espaços de crossfit, entre outros. Com o interesse crescente das pessoas por locais do gênero, qualquer uma dessas alternativas é um empreendimento com potencial. Não se limitando somente ao nicho de atividades físicas, os negócios voltados para nutrição também estão em alta, pois estão diretamente ligados a uma rotina fisicamente ativa. Restaurantes e lojas que vendem comida fitness, tanto para consumo imediato quanto para preparo, estão cada vez mais requisitados neste mercado em ascensão. A venda de suplementos como creatina ou whey representa uma parte importante desse segmento, algo que também vem sendo mais explorado pelos comerciantes. A pandemia também introduziu as atividades remotas em nossas vidas, levando muitas pessoas a priorizarem formas mais tecnológicas de cuidar da sua saúde. Praticar exercícios em casa, realizar treinos ou aulas online e pedir comida fitness por aplicativos são apenas alguns dos exemplos de como o setor vem explorando a inclusão digital. Hoje não existe apenas uma maneira de manter o corpo e a mente saudáveis, então cabe aos empreendedores explorarem essas novas necessidades e se adaptarem ao novo normal deste período pós-pandêmico.