No Brasil, o ano praticamente só começa depois do carnaval. Uma festa que mobiliza todo o Brasil e atrai pessoas dos mais diversos cantos do mundo. Com um feriadão desses não faltam oportunidades para comerciantes, inclusive para o mercado de varejo. No texto de hoje, veremos algumas dessas oportunidades e dicas de como aumentar as vendas nessa época. Como organizar o seu varejo para o carnaval? Antes de qualquer coisa, é imprescindível o planejamento e execução de estratégias que garantam o bom funcionamento da sua loja durante as festas e claro, o bom atendimento para toda a galera. Qual é a imagem que vem na sua cabeça quando você pensa em carnaval? Eu acredito que todo mundo tem uma imagem parecida, justamente por essa época ter uma atmosfera característica e ser remetida visualmente a muitas cores, alegria, criatividade. Entrar na brincadeira já pode trazer benefícios, você acredita? Pois então! O que nos leva ao nosso segundo ponto. Manda ver no visual carnavalesco Fantasias, cores, confete, tinta, decorações, isso é ou não a cara do carnaval? Dos mesmos criadores de esteja onde o seu cliente está referente às redes sociais, vem entre na vibe do seu cliente. Ao transmitir essa vibe carnaval para os seus clientes, demonstra empatia e que você é da galera também, da folia, o que acaba fazendo com que você se aproxime do seu consumidor. A decoração da loja chama atenção, afinal a primeira impressão é a que fica, se é que você me entende. Chegou a hora de você não economizar nas cores e enfeites, invista em um visual colorido e alegre, com máscaras, com serpentinas, com brilho, tudo o que tem direito, claro que com bom gosto, a criatividade surpreende clientes! Entretanto, acerte o tom do seu estabelecimento, por exemplo, uma farmácia com exageros de carnaval não faz muito sentido, então a decoração é mais sóbria, mesmo estando no clima carnavalesco, já um supermercado pode pesar um pouco mais a mão. Isso quer dizer que você deve seguir o contexto da identidade da sua marca e avaliar as características do seu público. Aposte em promoções atrativas Além do carnaval, o brasileiro gosta de uma promoção. Um dos trunfos das datas sazonais, promoções são sempre muito bem sucedidas. Você pode se preparar, antecipar e planejar as ofertas, negociando com os seus fornecedores e organizando o estoque. Aqui vão algumas dicas para essas promoções darem certo: Crie promoções específicas; Faça o levantamento de produtos que venderam muito no ano anterior e com antecedência negocie com seus fornecedores; Aposte em promoções leve 3, pague 2, X% de desconto na segunda unidade; Divulgue suas ações e promoções nas redes sociais do seu negócio; Destaque as mercadorias na vitrine; Verifique os cartazes promocionais (deixe eles temáticos, com a cara do carnaval, por favor!). Redes sociais e a decoração da loja dão match Toda a sua comunicação visual deve estar alinhada, então desde a decoração e cartazes da sua loja até os posts e foto de perfil nas suas redes sociais, isso informa os seus clientes que você também entrou na festa, e assim como uma pessoa que estiver passando na rua pode ver o seu estabelecimento e se sentir atraída pela decoração entre, a mesma coisa vale para as redes sociais. O que te garante que uma pessoa não vai estar rolando a timeline e vê um post seu, gosta e vai até a sua loja mais tarde? Por isso é importante que tudo esteja alinhadinho. A presença no digital é uma necessidade competitiva! Então, as dicas são: Atualize a foto de perfil com elementos que remetem ao carnaval; Produza posts divulgando as ofertas; Aposte numa identidade visual festiva (a mesma que você usa dentro da loja). Mantenha o nível de experiência Considerando que no carnaval mais gente está transitando na rua ao mesmo tempo, o seu estabelecimento tem a tendência de receber mais gente também, isso quer dizer que a sua equipe deve estar preparada para atender todos com excelência. O carnaval gera muitas oportunidades, tanto para pequenos, quanto para grandes negócios, vai de você aproveitar ou não. Se você quiser mais dicas de como crescer e melhorar o seu negócio para não perder nenhuma oportunidade, inscreva-se em nossa comunidade. Um abraço, Lucas.