Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Mercado do varejo no carnaval

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Mercado do varejo no carnaval
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase


No Brasil, o ano praticamente só começa depois do carnaval. Uma festa que mobiliza todo o Brasil e atrai pessoas dos mais diversos cantos do mundo. Com um feriadão desses não faltam oportunidades para comerciantes, inclusive para o mercado de varejo. No texto de hoje, veremos algumas dessas oportunidades e dicas de como aumentar as vendas nessa época.




Como organizar o seu varejo para o carnaval?


Antes de qualquer coisa, é imprescindível o planejamento e execução de estratégias que garantam o bom funcionamento da sua loja durante as festas e claro, o bom atendimento para toda a galera.


Qual é a imagem que vem na sua cabeça quando você pensa em carnaval? Eu acredito que todo mundo tem uma imagem parecida, justamente por essa época ter uma atmosfera característica e ser remetida visualmente a muitas cores, alegria, criatividade. Entrar na brincadeira já pode trazer benefícios, você acredita? Pois então! O que nos leva ao nosso segundo ponto.



Manda ver no visual carnavalesco


Fantasias, cores, confete, tinta, decorações, isso é ou não a cara do carnaval? Dos mesmos criadores de esteja onde o seu cliente está referente às redes sociais, vem entre na vibe do seu cliente. Ao transmitir essa vibe carnaval para os seus clientes, demonstra empatia e que você é da galera também, da folia, o que acaba fazendo com que você se aproxime do seu consumidor. 


A decoração da loja chama atenção, afinal a primeira impressão é a que fica, se é que você me entende. Chegou a hora de você não economizar nas cores e enfeites, invista em um visual colorido e alegre, com máscaras, com serpentinas, com brilho, tudo o que tem direito, claro que com bom gosto, a criatividade surpreende clientes!



Entretanto, acerte o tom do seu estabelecimento, por exemplo, uma farmácia com exageros de carnaval não faz muito sentido, então a decoração é mais sóbria, mesmo estando no clima carnavalesco, já um supermercado pode pesar um pouco mais a mão. Isso quer dizer que você deve seguir o contexto da identidade da sua marca e avaliar as características do seu público. 



Aposte em promoções atrativas

Além do carnaval, o brasileiro gosta de uma promoção. Um dos trunfos das datas sazonais, promoções são sempre muito bem sucedidas. Você pode se preparar, antecipar e planejar as ofertas, negociando com os seus fornecedores e organizando o estoque.


Aqui vão algumas dicas para essas promoções darem certo:


  • Crie promoções específicas;

  • Faça o levantamento de produtos que venderam muito no ano anterior e com antecedência negocie com seus fornecedores;

  • Aposte em promoções leve 3, pague 2, X% de desconto na segunda unidade;

  • Divulgue suas ações e promoções nas redes sociais do seu negócio;

  • Destaque as mercadorias na vitrine;

  • Verifique os cartazes promocionais (deixe eles temáticos, com a cara do carnaval, por favor!).




Redes sociais e a decoração da loja dão match


Toda a sua comunicação visual deve estar alinhada, então desde a decoração e cartazes da sua loja até os posts e foto de perfil nas suas redes sociais, isso informa os seus clientes que você também entrou na festa, e assim como uma pessoa que estiver passando na rua pode ver o seu estabelecimento e se sentir atraída pela decoração entre, a mesma coisa vale para as redes sociais.


O que te garante que uma pessoa não vai estar rolando a timeline e vê um post seu, gosta e vai até a sua loja mais tarde? Por isso é importante que tudo esteja alinhadinho.


A presença no digital é uma necessidade competitiva! Então, as dicas são:


  • Atualize a foto de perfil com elementos que remetem ao carnaval;

  • Produza posts divulgando as ofertas;

  • Aposte numa identidade visual festiva (a mesma que você usa dentro da loja).



Mantenha o nível de experiência

Considerando que no carnaval mais gente está transitando na rua ao mesmo tempo, o seu estabelecimento tem a tendência de receber mais gente também, isso quer dizer que a sua equipe deve estar preparada para atender todos com excelência. 


O carnaval gera muitas oportunidades, tanto para pequenos, quanto para grandes negócios, vai de você aproveitar ou não. Se você quiser mais dicas de como crescer e melhorar o seu negócio para não perder nenhuma oportunidade, inscreva-se em nossa comunidade.



Um abraço, 

Lucas.

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3860 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?