Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Mercado de seguros: panorama geral do mercado e como pode investir

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silvafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Mercado de seguros: panorama geral do mercado e como pode investir
Criado em 13 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O mercado de seguros tem tido uma grande alta em todas as modalidades oferecidas. Então, saiba como está o panorama geral deste mercado e como pode investir.



Imagem de Andrea Piacquadio / Pexels


Um relatório publicado pela Allianz, que fez uma análise do mercado de seguros no mundo, chegou à conclusão de que a receita global ultrapassou 5 trilhões de euros, em 2022. Em primeiro lugar, está o Seguro de Vida, seguido de Ramos Elementares (P&C) e, em terceiro, Saúde com 1,1 trilhão de euros. 


Olhando apenas para os números no Brasil, os resultados também são muito bons.  Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), a arrecadação no primeiro semestre de 2023, cresceu mais de 7%, chegando a R$ 181,77 bilhões. Os que mais se destacam são: vida, cibernético e automóvel.


Com este mercado bem aquecido, grandes oportunidades surgem, inclusive, o de investir neste segmento, tornando uma boa fonte de renda. Se você tem o desejo de trabalhar com o mercado de seguros, daremos algumas dicas neste texto.


O que é preciso fazer para investir no mercado de seguros   

Alguns passos são importantes para ter sucesso no segmento de seguros. Porém, a primeira coisa que precisamos analisar é, se vamos focar apenas em um ramo, como, por exemplo, o seguro auto ou se você irá comercializar todos os tipos de seguros.


E por falar em seguro auto é uma grande oportunidade de investir no mercado de seguros. Afinal de contas, o número de furtos e roubos crescem a cada dia no país. 


Depois disso, é essencial ter um planejamento financeiro e uma construção de plano de negócios bem elaborada que consiga passar por todos os obstáculos. 


Aproveite para conhecer todos os termos utilizados no mercado de seguros para que você consiga suprir as principais dúvidas de seus clientes. Afinal de contas, precisamos transmitir segurança para quem está contratando este tipo de serviço, não é mesmo?


1. Fique de olho no mundo digital  


Você não pode deixar de lado a internet. A maioria dos brasileiros passa muito tempo conectados e, por isso, ela é uma grande ferramenta de trabalho. 


Fora que, quem precisa de seguro, está constantemente fazendo buscas sobre as melhores empresas que oferecem seguros on-line (veja essa listagem do Tecmundo e conheça alguns sites em destaque na área). Desta forma, a sua plataforma poderá impactar estes usuários. 


O mundo digital também pode ser um ótimo aliado para o dia a dia e organização da empresa, principalmente, quando precisamos criar relatórios e ter organização de cadastro de clientes. O Google Drive, por exemplo, é uma excelente ferramenta e que pode ser acessada de diversos locais. 


2. Tenha estratégias para atrair clientes
  

Pensar na forma que será usada para captar clientes é um assunto importante para quem pensa em investir no mercado de seguros. 


Então, invista em um blog ou até mesmo faça anúncios dos seus serviços nas redes sociais, pois são formas eficientes para atrair usuários para a sua plataforma. Tenha presença no mundo digital. 


Coloque no papel quais serão as suas ações relacionadas ao marketing digital e invista em estratégias de marketing de conteúdo. Elabore publicações, por exemplo, focadas em temas relacionados ao produto que será vendido.  


3. Ofereça suportes diferenciados
  

Devido à grande concorrência, você poderá criar estratégias especiais, principalmente, relacionadas a suportes diferenciados que, além de fidelizar clientes, pode ser uma forma de atrair novas pessoas para o seu negócio. 


O que poderá ser feito? Dê apoio total ao cliente e não apenas quando ele estiver fechando um seguro auto com você. Em caso de sinistro, por exemplo, ofereça toda a assistência, principalmente, em resolver a parte burocrática junto com a seguradora. 


Seja o canal entre a empresa e o seu cliente, afinal, muitos deles não sabem por onde começar quando tem um problema com o seu veículo. Porém, como você tem mais experiência, resolverá o problema de forma mais rápida. 


Se você ainda não conhece todos os processos das seguradoras, as empresas costumam oferecer treinamentos. 


4. Invista em uma franquia de seguros
  

Começar do zero, às vezes, não é muito simples e, por isso, investir em uma franquia pode ser uma boa ideia. No caso do mercado de seguros, existem algumas oportunidades que podemos encontrar para ganhar dinheiro com este segmento. 


Neste modelo de negócio, o franqueado tem a atuação de corretor de seguros e tem a oportunidade de oferecer aos clientes diversos produtos de diferentes seguradoras.

avatar FABIANA FERREIRA DO NASCIMENTO SILVA
Fabiana Ferreira Do Nascimento Silva
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?