No cenário atual, a busca por uma vida saudável, produtos orgânicos, rótulos clean label e comércio justo cresceram de forma expressiva. Aliado as novas tendências de venda eletrônica, a onda de novos negócios com sucesso neste segmento é grande.
Com expectativas sobre o futuro se alterando, as pessoas começam a investir mais na vida presente e em qualidade de insumos para alimentação. Com isso se abre uma janela de novas oportunidades no segmento de orgânicos no Brasil.
Para navegar nesta onda deve-se atentar aos players externos e suas influências sobre os consumidores nacionais. Inúmeras nações investem pesado em agricultura orgânica e fair trade, tornando este movimento uma realidade cada vez mais próxima. Captar ideias e fornecedores em países onde há avançada indústria limpa é de grande valia.
Alguns segredos para empreender neste setor são:
- Foco na qualidade e na inovação
- Expor ao seu público novidades e inovações de forma contínua
- Desejo de atender seu cliente de forma excepcional
- Produzir alimentos sem produtos químicos na lavoura
- Respeitar as legislações trabalhistas e propor uma relação de respeito com os colaboradores.
- Conduzir as relações comerciais de forma ética e regrada
- Conhecer e ajudar de forma ATIVA no desenvolvimento das comunidades produtoras, transbordando conhecimento e lucro para as mesmas
- Manter relações comerciais a longo prazo via contratos de compra garantida com preço mínimo
- Estabelecer metas de crescimento para a produção certificada e para as vendas dos produtos
- Utilizar embalagens recicláveis e pagar empresas para reciclar seus resíduos
- Procurar por certificadoras para registrar sua produção (orgânicos BR, Comercio Justo, Sistema B, Biodinâmica, etc.) SEBRAE AJUDA AQUI COM 70% de custeio das certificações* vide Sebrae de seu estado
O segmento de especiarias e ervas aromáticas orgânicas vem crescendo de forma global e não será diferente no Brasil. Os maiores operadores do mundo se convertem a orgânicos e fair trade na atualidade devido a pressão pelo bom uso dos recursos naturais e a não exploração da mão de obra na produção de seus produtos.
A vasta oportunidade em terras paranaenses para se produzir ervas aromáticas é notória devido a longa cultura da erva mate em sua história. Aliado a isso, as novas técnicas de agricultura sintrópica ou Sistemas SAF de Agro florestas tem trazido grande produtividade e diversidade em fauna e flora nas unidades que utilizam tais meios.
Com a nova gama de produtos certificados para a lavoura orgânica e toda a comunidade de mais de 24.607 empresas e fazendas já certificadas no Brasil em 2020, podemos afirmar que este é um mercado enorme em expansão, gerando renda e qualidade de vida principalmente nas pequenas e médias propriedades.
Vide dados do governo www.agroecologia.gov.br
Em 2012, havia no país quase 5,9 mil produtores registrados e março de 2019, já registrou mais de 17,7 mil, crescimento de 200%. No período também cresceu o número de unidades de produção orgânica no Brasil, saindo de 5,4 mil unidades registradas, em 2010, para mais de 22 mil no ano passado, variação de mais de 300%.
A tendência é de crescimento permanente, afirmou Virgínia Mendes Lira, que chefia a Coordenação de Produção Orgânica, setor do Mapa responsável pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e pela execução das ações relacionadas ao setor
Comparando o mercado de orgânicos da França que tem, pasmem, 20 mil produtores numa área de 643.801 km² x Bahia, 564.733 km².
Na França, o mercado de orgânicos aumenta de 10% a 15% por ano. O crescimento do número de produtores é de 20% por ano e a tendência é a mesma na Europa, disse. A França tem 30 mil produtores de alimentos orgânicos, que produzem em um milhão de hectares, gerando receita de mais de 5 bilhões de Euros por ano.
Fonte : www.canalrural.com.br/
Outro grande fator que colabora com o setor é a credibilidade da MARCA 'Produto Orgânico Brasil'. O fato de ser um produto orgânico certificado traz ao consumidor a certeza da obtemção de um produto puro e produzido de forma especial, livre de contaminantes. Reduzindo muito o investimento em branding para expor a qualidade do produto.
O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS) realizou, no período de março a abril, a primeira pesquisa nacional para conhecer o perfil do consumidor brasileiro de orgânicos, o que realmente conhecem e entendem sobre esses produtos. O resultado foi surpreendente e nos dá a indicação de que estamos ainda no inicio de um processo de consolidação e o crescimento se fortalecerá nos próximos anos.
O principal apontamento foi que 15% consumiram produtos orgânicos, sendo o maior índice para a região sul (34%) em contraste com os moradores da região sudeste, que obtiveram o menor índice com pouco mais de 10% dos domicílios. Outros indicativos interessantes: seis em cada 10 famílias consumiram verduras e uma em cada quatro consumiu frutas e cereais.
Outro número muito surpreendente é que 84% dos consumidores não conseguiram lembrar da marca do produto que consumiu.
Fonte www.oraganis.org.br
Fica então a motivação para todos os pequenos e médios produtores que queiram se aventurar nestes novos mercados que se abrem com a expansão global e o crescimento mundial da demanda por orgânicos.
Sempre com muita cautela e investimentos a longo prazo, conseguem-se atingir grandes objetivos.
Tenhamos fé e paciência para suportar as dificuldades atuais.
Um abraço a todos
Saulo Calliari
Cipria.com.br