Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Mentalidade Empreendedora - Como desenvolver?

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahnfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
Mentalidade Empreendedora - Como desenvolver?
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 11 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase



Ser um empreendedor é saber que o seu esforço impulsiona o desenvolvimento econômico do Brasil. Mas, para ter essa mentalidade empreendedora é necessário ter pensamento inovador e ideias grandiosas. Muitas vezes, o sucesso ou o fracasso de um negócio se resume às características do próprio empreendedor. Qualquer um pode ter uma nova ideia, mas construir um negócio de sucesso é o segredo que vamos compartilhar nesse texto. 



Empreendedorismo no Brasil


Precisamos entender primeiramente o cenário atual do empreendedorismo no nosso país para então entendermos como o brasileiro se adequa aos diversos desafios. O Brasil é considerado um dos países mais burocráticos para se começar um negócio. Apenas para abrir um negócio dura mais de 100 dias, enquanto em países mais desenvolvidos a média não passa de 5 dias.


E onde estão os nossos talentos? Pois é, dos 118 países avaliados na pesquisa de competitividade global de talentos, o Brasil ficou em 81ª posição. Por isso é muito importante sermos transparentes quando o assunto é empreendedorismo. Em cenários positivos, o desafio de empreender já é grande, agora no Brasil, isso pode ser multiplicado por 5! Sim, precisamos ser realistas, mas é possível inovar neste cenário!


O brasileiro tem como característica principal a criatividade na forma de vender! Somos extremamente capazes de inovar e aprender com os erros, isso faz do nosso país um dos mais incríveis. Ser brasileiro é sinônimo de tenacidade, um país repleto de pessoas obstinadas e persistentes, que nunca desistem do seu sonho, mesmo quando todos tentam desmotivá-lo.



Perfil do Empreendedor


Agora que entendemos o desafio de abrir um negócio no Brasil, conseguimos analisar quais são as habilidades que um empreendedor precisa ter! Não existe uma receita de bolo com o perfil IDEAL, mas separei algumas características que são muito importantes para você que quer começar neste mundo do empreendedorismo.


  • Positividade


Ser positivo não é apenas uma atitude. É uma decisão! Encarar os problemas de forma mais leve pode ser um diferencial muito grande para quem quer empreender.


Os pensamentos negativos prejudicam o avanço e o progresso da sua empresa, sem falar que limita muito a capacidade de administrar, liderar e motivar uma equipe. A positividade é a força do empreendedor para enfrentar as crises nos negócios.


Algo importante a ser dito sobre essa habilidade é: não trata de simplesmente ignorar uma crise, deitar na cama e dormir como se nada tivesse acontecido. Ser positivo é visualizar um problema, entender o que aconteceu e encontrar uma resposta ou solução. 


Como desenvolver a positividade?


Você já agradeceu pelas pequenas coisas do dia a dia? Esse é um exercício muito bom para te ajudar a ser mais positivo. Ao acordar, ou na hora de dormir, tenho um tempo de reflexão e agradeça pela sua vida, pelo alimento que não tem faltado, pela saúde dos seus parentes.


A gratidão está ligada a positividade. Evite durante o seu dia se alimentar de notícias negativas e comece a enxergar a vida por uma outra perspectiva. Ao invés de dar atenção àquilo que você perdeu, preste atenção nas várias e várias coisas que você ganhou! É a velha história do copo que está preenchido de água pela metade. Você pode enxergar que ele está meio vazio, ou meio cheio, tudo depende da sua ótica. 



  • Criatividade


A criatividade é necessária para o sucesso empresarial e eu vou te explicar o por quê. Em muitos momentos da sua caminhada empresarial, você precisará encontrar uma forma inovadora para resolver problemas, para melhorar o faturamento, para motivar uma equipe e até mesmo para bonificar um funcionário. A criatividade vai te destacar das ideias triviais. O ciclo de vida básico de qualquer produto empresarial é consequência de uma ideia, seguida da transformação dessa ideia em um produto ou serviço viável.

Se você está se perguntando: - Mas eu nunca tive uma super ideia para inventar um produto, ou um serviço! Está tudo bem! Você não precisa ser um gênio como Thomas Edison que inventou a lâmpada, mas é necessário que saia da zona de conforto, deixar de fazer o que todo mundo faz e fazer do seu próprio jeito! Mesmo se você não estiver em um campo criativo, por si só, descobrir maneiras de otimizar suas operações de negócios já é um ato criativo.

Como desenvolver a criatividade?

A criatividade está muito ligada ao que você consome no seu dia a dia. Assistir a um filme novo, ouvir músicas inéditas, ler um livro, viajar e conhecer novos lugares podem ajudar a aflorar sua mente.

Um exercício feito por pessoas que trabalham com criatividade é anotar toda e qualquer ideia que passa pela sua mente, seja ela incrível ou aparentemente sem nenhum sentido. Pode ser em um caderno ou celular, mas não deixe de escrever este insight. Em um futuro, essas ideias anotadas podem se conectar com outras e, dessa forma, criar algo.


  • Persuasão


Ser persuasivo é ter o poder de convencer outras pessoas de que o seu ponto de vista está correto. É importante destacar que ser persuasivo é diferente de ser uma pessoa manipuladora, afinal, não se trata de levar vantagem ou fazer com que os outros trabalhem de graça para você. O poder de persuasão pode ajudá-lo a negociar, fechar uma venda ou obter um preço mais baixo em seu estoque. Se você tem essa qualidade, saiba que isso pode te tornar um líder inspirador!

Se você não se identifica como uma pessoa super persuasiva, saiba que essa habilidade pode ser aprendida. É necessário organizar os pensamentos, aprender a se comunicar e apresentar suas ideias de uma forma mais convincente. Ter convicção e segurança no que está sendo falado pode te ajudar a melhorar seu poder persuasão.

Como desenvolver a persuasão?

Ter autoconfiança e autoridade no que se está falando é muito importante para desenvolver a persuasão. Por isso, pesquise e estude bastante sobre assuntos diversos, neste caso, seja especialista na sua área de atuação. Falar com autoridade de causa muda completamente a forma como as pessoas olharão para o seu discurso.

Um treinamento muito legal é fazer pequenos depoimentos no espelho. Observe como está a velocidade da sua fala, digo isso porque se estiver falando muito devagar, você pode soar esnobe, mas, se falar muito rápido, pode levantar suspeitas ou demonstrar insegurança. Achar o equilíbrio é o ideal.

Uma última dica: Saiba a hora de parar de falar! Ser muito insistente pode fazer com que o seu discurso fique cansativo. Não seja prolixo!


  • Resiliência

Este último item eu identifico como um dos mais importantes e mais difíceis. A resiliência tem haver com a sua história de vida, com o que você já passou, inclusive com a maturidade emocional que você adquiriu ao longo da sua vida. Algumas pessoas já têm a resiliência de forma mais latente dentre suas habilidades, mas as rasteiras da vida é que vão mostrar o quão resiliente você é e pode vir a ser. 

Quando um negócio está começando, a expectativa é que seja um sucesso, não é mesmo? E pode até ser que no começo tudo vá bem, mas com o passar do tempo, as dificuldades vão surgindo e tudo vai depender de você, de como você enfrenta as adversidades.

A resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis! Na prática, quer dizer que diante de uma dificuldade, você aprenderá e não irá se apegar a um evento negativo, conseguirá seguir adiante com esperança de dias melhores. 

Como desenvolver resiliência?

Não tenha medo de falhar! Não espere ser perfeito na busca do seu sonho de negócio, ser realista é algo extremamente positivo.

Seja uma pessoa adaptável! Tenha flexibilidade para ver diferentes pontos de vista, dessa forma será possível adaptar os ajustes da caminhada da sua empresa. Um exercício importante é trabalhar o seu psicológico para respirar e tentar ver o outro lado da moeda, este é um treino muito eficaz para desenvolver a resiliência. 


Dê o primeiro passo!


Começar a empreender não é fácil, mas é não tenha medo! Muitas dessas habilidades você vai aprendendo com o tempo. O importante é estar aberto a essas mudanças que você inevitavelmente passará na sua jornada de empreendedorismo. 

Você precisa entrar nesse novo mundo sabendo que pode superar qualquer obstáculo que surgir. E se faltava algo para você começar, espero que este texto te impulsione a iniciar o seu sonho!

Para acompanhar mais conteúdos como esse se inscreva na Comunidade do Sebrae!

avatar LUCAS HAHN
Lucas Hahn
Coordenador Estadual de Varejo e Mercado do SEBRAE/PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3853 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?