Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Mentalidade Digital: como se inserir no mundo online

avatar VINICIUS GALINDO DE MELLO
Vinicius Galindo De Mellofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Mentalidade Digital: como se inserir no mundo online
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você acompanha o blog do SEBRAE você já está por dentro de toda essa digitalização que estamos vivendo, mas caso você seja novo por aqui, hoje vamos te explicar o momento que o mercado está vivendo em relação a digitalização das empresas. 

 

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

Hoje em dia a maneira como se conduz um negócio é muito mais complexa, visto que são muitas mudanças para um curto período de tempo, como por exemplo do e-mail para as mídias sociais. A transformação digital nada mais é do que a reestruturação de empresas para que essas se tornem interconectadas e digitalmente conscientes. No qual as informações são contidas e armazenadas de maneira eletrônica. 

 

O objetivo de toda essa mudança é tornar o seu negócio mais eficiente e competitivo, independente do tamanho da sua empresa. Em meio a todas essas novidades, organizações que implementam métodos digitais a fim de aumentar receita, economizar tempo e melhorar processos, estão em outro patamar. 

 

Em tempos de transformação digital, saber elevar o seu negócio a um novo patamar tecnológico é o que vai fazer você estar a par dos seus clientes. A digitalização tem um papel cada vez mais importante dentro das empresas, pois além de se colocar no mercado, ela permite melhorar a eficiência de operação, de modo a automatizar processos e alcançar novos mercados e clientes, que antes eram impossíveis pelas barreiras físicas. 

 

Isso quer dizer que, você MEI que antes só tinha concorrentes na sua região, a partir do momento que a digitalização virou uma realidade e você se colocou no online, agora os seus concorrentes estão no Brasil todo, claro, dependendo do serviço prestado.  

 

DIGITALIZAÇÃO DAS EMPRESAS NA PRÁTICA 

 

Em um estudo feito pelo The Economist Intelligence Unit em parceiria com a Microsoft, foi revelado em quais tecnologias as empresas mais investiram durante a pandemia de Covid-19: 

  • 50% em soluções de dados, softwares e serviços acessíveis por meio da internet. 
  • 40% em ferramentas inteligentes (IA), como sistemas de gestão e chatbots. 
  • 33% em ferramentas de machine learning (que conseguem interpretar dados e aprender com eles, como as recomendações de filmes da Netflix, por exemplo). 
  • 31% em Internet das Coisas (dispositivos conectados à internet). 

 

O processo de digitalização veio com força em todo o mundo e a tendência é que cada vez mais o mundo se torne digital.  

 

 

 

REDES SOCIAIS PARA MEI 

 

Isso nem deveria ser um tópico, hoje empresas que não estão nas redes sociais, já estão atrás de seus concorrentes que estão. Isso se explica pelo fato de que a grande e esmagadora maioria dos seus possíveis clientes estão em pelo menos uma rede social. 

 

Se você não está onde o seu cliente está, como você espera ser reconhecido e que seu negócio cresça? Lembre-se de que agora, com o mundo se tornando cada vez mais global, os seus concorrentes não são mais só os que moram na sua cidade, mas sim todos os profissionais daquele setor.  

 

As redes sociais, a internet e até mesmo os correios fizeram com que a competitividade aumentasse, você precisa estar presente para ser lembrado e, por consequência, escolhido.  

 

FERRAMENTAS ÚTEIS PARA DIGITALIZAÇÃO DA EMPRESA 

 

 

 

Investir em softwares como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management) podem otimizar o seu tempo e trazer lucros para o seu negócio. 

 

  • ERP 

Trata-se de um software de aplicação ampla que visa a gerir uma organização de modo a integrar informações de diversas áreas. Focado na redução de custos e na eficiência da gestão, é uma ferramenta que torna processos de negócios mais eficientes, como: 

  • compras; 
  • marketing; 
  • vendas; 
  • produção 

 

Reduzindo a quantidade de capital demandado para a operação da empresa. 

  • CRM 

Software de aplicação menos ampla se comparado às ERP, tem por objetivo o relacionamento e acompanhamento das negociações com o cliente, ajudando a empresa a manter um relacionamento de longo prazo com os clientes.  

 

De modo a conhecê-los e fidelizá-los, estudando eles e descobrindo as preferências de cada um, visando oferecer exatamente aquilo que ele precisa, na hora que precisa e nas condições mais adequadas.  

 

A escolha de qual será implementado no seu negócio se dá pelo tipo de necessidade que você tem no momento. ERP são mais comuns de serem implementadas em empresas de tamanho médio e grande, já o CRM está liberado para todo mundo. 

 

De qualquer maneira, o processo de digitalização da sua empresa não vai acontecer da noite para o dia. É muito importante que seu negócio acompanhe as mudanças do mercado e se coloque no nível superior aos concorrentes.  

 

Contar com uma mentoria é interessante para que todos os objetivos dessa transformação digital aconteçam com sucesso,  acesse nosso portal e caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site ou WhatsApp. 


Gostou do conteúdo?


Quer ficar por dentro de mais assuntos ligados à transformação digital? Participe do grupo exclusivo no APP MEU SEBRAE, acesse o link https://meusebrae.page.link/JCNN em seu celular e fique conectado! 



avatar VINICIUS GALINDO DE MELLO
Vinicius Galindo De Mello
Startups, Tech and Innovation | IT Coordinator - Sebrae PR | Master in Production Engineering - UTFPRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1534 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?