Um plano de marketing é uma das ferramentas de negócios mais importantes para qualquer empresa utilizar para atingir seus objetivos. O planejamento pode se concentrar na marca, em um serviço que a empresa oferece ou produto específico. Portanto, o plano de marketing pode ser considerado uma ferramenta de gestão para que a empresa se mantenha competitiva no mercado em que atua, através de estratégias eficazes de marketing. Abaixo você vai entender quais são os principais pontos que você precisa analisar para estruturar seu plano de marketing. Para começar, procure traçar metas e objetivos realistas, para que sua empresa possa crescer gradativamente e atingir os resultados desejados. Pense que as ações de marketing devem estar associadas a esses objetivos e metas estabelecidos, por isso é importante ter pleno conhecimento do mercado para não realizar investimentos ou ações que não sejam necessárias ou que não correspondam com a realidade da sua empresa. A sue estratégia de marketing deve delinear como o seu negócio está posicionado, como sua oferta é segmentada, quem é seu público-alvo, qual é o caminho para o seu mercado, qual é sua missão, sua visão e seus valores e como isso é transmitido às pessoas. Em seguida, defina as metas principais de sua empresa para 2022 e especifique as metas das equipes de vendas e marketing. Objetivos estratégico O plano de marketing mostra que tudo foi cuidadosamente pensado. Você sabe que todas as atividades que estão ocorrendo estão alimentando positivamente uma direção estrategicamente escolhida. Por exemplo, focar na melhora do relacionamento com o cliente ou aumento de vendas. Ok, mas como você deve começar? Aqui algumas ideias de estratégias que você poderá seguir para aliar o planejamento de marketing com as vendas (afinal, todos nós queremos vender mais e ter melhores resultados, não é mesmo?): A satisfação do cliente é o grande pilar de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. A sua empresa não precisa ser grande para isso e a sua equipe de vendedores pode, por si só, desempenhar esse papel. Como? Através de um efetivo pré e pós-venda, como, por exemplo, ficar à disposição dos clientes em potencial para tirar todas as dúvidas sobre a compra que ele quer realizar e demonstrar interesse e cuidado também com aquele cliente que já fez sua compra. Existem muitas maneiras de avaliar esse índice, que devem ser mensurados para acompanhar os resultados: É possível fornecer formulários de avaliação, e até dar algum brinde ou desconto para que os clientes fiquem motivados a responder. Além disso, nutrir esse cliente no pós venda para ele continuar sendo seu cliente. Um bom mecanismo para isso é a criação de jornadas de Inbound Marketing, com uma estratégia de emails para que ele não esqueça da sua marca. Outro objetivo estratégico que pode ser bem bacana de ser transformado em meta e, assim, mensurado, é estabelecer um percentual para transformar leads em vendas. Muitas empresas acabam focando somente na captação de leads e esquecem que o objetivo principal é de transformá-los em clientes. Isso pode ser feito através de uma ferramenta de CRM, onde o vendedor saiba em qual estágio do funil de vendas está cada clientes, quais as abordagens a serem feitas, fluxo de contato e por final gerar relatórios dos contatos feitos no mês para mensurar a taxa de conversão e analisar pontos de melhoria dentro de cada etapa. A retenção de clientes está diretamente ligada ao processo de venda. Aqui existem duas possibilidades: seus clientes em potencial não comprarem com a sua empresa e migrarem para a concorrência, então você perde seu cliente mesmo antes de ele se tornar realmente seu cliente e também reter o seu já cliente, fidelizando-o a marca para que ele sempre o procure quando precisar dos seus produtos ou serviços e também para indicá-lo para seus conhecidos. Quando falamos em planejamento falamos em estratégias, objetivos e metas. Por isso analisar os resultados é tão importante. A análise é um dos objetivos estratégicos mais importantes, para todas as equipes, de todos os setores. Somente através dela é possível recuperar clientes, aumentar as conversões e melhorar a sua experiência, enfim, fazer com que sua empresa prospere. Algumas métricas do marketing que poderão ser analisadas dentro de cada objetivo traçado, aqui vou te falar de algumas dela: CAC: O Custo por Aquisição de Cliente é uma forma de saber qual o valor total de investimento que a empresa faz para conquistar cada novo cliente. Vale destacar que a análise do CAC também ajuda a saber se o próprio empreendimento tem sido lucrativo e se é necessário buscar novas estratégias. Ou seja, você vai conseguir analisar se os meios de captação de novos clientes está sendo realmente efetivo, ou se ele está custando muito para sua empresa. LTV: Uma forma de validar os investimentos feitos para a captação de clientes é o LTV (Lifetime Value). Ele indica o lucro líquido que cada cliente tem o potencial de gerar. Em outras palavras, ele calcula o tempo que um cliente típico exige da sua empresa/trabalho e o que ele consome de produtos/serviços. ROI: Se você já assistiu Shark Tank você já ouviu esse termo. O Retorno Sobre Investimento entrega o valor investido em comparação com o retorno que ele gerou. É importante incluir nessa conta fatores como: salários, cursos e até mesmo ferramentas de marketing usadas pelo seu time. Taxa de conversão: Essa taxa mostra o número de captações de leads que você teve no seu site, CRM ou o número de ações, por exemplo, cliques, acessos ou vendas finalizadas durante a ação. Taxa de rejeição: Representa o número de pessoas que não passou da primeira página de seu site, isto é, acabou abandonando a navegação. Um percentual alto adverte a necessidade de rever a elaboração da página, caprichar na disposição do conteúdo ou ainda conferir a funcionalidade do site. As empresas com melhor desempenho são aquelas em que todos têm clareza do que estão fazendo, o que se espera deles e como estão se saindo. Isso também possibilita que você cumpra suas metas de crescimento e entenda o seu papel no cumprimento dos objetivos. Você não pode subestimar o poder que essa clareza proporciona à equipe: todos conhecem suas próprias responsabilidades pessoais e as dos outros, podendo gerenciar a si mesmos e apoiar uns aos outros com muito mais eficácia. Quer saber mais sobre o planejamento de marketing de maneira prática? Baixe nosso e-book: Plano de Marketing: um passo a passo para expandir seu negócio e tenha ótimos insights para o seu negócio. Um abraço, Bianca Becker / @biabeckerlPrincipais objetivos de marketing para 2022
1. Melhorar índice de satisfação do cliente
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2. Conversão de lead
3. Aumentar a retenção de clientes
4. Analisar resultados mensais
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