Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

MEI: saiba como consultar CNPJ usando o CPF

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
MEI: saiba como consultar CNPJ usando o CPF
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Embora muitos não saibam disso, o Microempreendedor Individual (MEI) surgiu no Brasil em 2008 como uma iniciativa do governo para formalizar trabalhadores informais e autônomos. O programa, desde sua fundação, estruturalmente, simplificou a abertura de negócios, oferecendo benefícios como carga tributária reduzida e facilitação de obrigações legais.


Ao longo dos anos, a categoria cresceu gradativamente. No entanto, durante a pandemia da covid-19, os MEIs cresceram significativamente, tornando-se expressivos para a economia em sua totalidade. Atualmente, os MEIs desempenham um papel elementar na economia brasileira, estimulando o crescimento de pequenos negócios e fomentando a geração de emprego.

No Brasil, para aqueles que possuem pequenos negócios, ser um Microempreendedor Individual é uma excelente escolha. A categoria oferece diversas vantagens, entre elas a obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), essencial para identificar o negócio em várias atividades, incluindo pagamento de impostos e emissão de notas fiscais.


O registro do CNPJ é essencial para os MEIs, garantindo o adequado e legal funcionamento de suas atividades comerciais. Ele desempenha papéis cruciais, tais como: identificação, emissão de notas fiscais, cumprimento das responsabilidades fiscais, abertura de conta bancária empresarial, participação em processos licitatórios e acesso a linhas de crédito específicas para microempreendedores.


No entanto, não é sempre que o microempreendedor sabe de cor seu CNPJ. Nesse sentido, para aqueles que porventura esqueçam a sequência, existe um método simples e eficiente para realizar a consulta da numeração. Na realidade, o processo é mais simples, visto que para os MEIs o CNPJ está diretamente vinculado ao seu CPF. Desse modo, essa integração descomplica a consulta que pode ser feita através do Portal do Empreendedor. 


Para consultar o CNPJ, o usuário deve acessar o Portal do Empreendedor. Em seguida, selecionar a opção "já sou MEI", e clicar em "Emissão de Comprovante (CCMEI). Depois dessa etapa, é preciso ler e aceitar os termos de uso e privacidade, digitar o CPF na barra de pesquisa e pronto, será possível visualizar o CNPJ da empresa. 


Ao final do processo, o número do CNPJ estará presente no Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), o tão valioso Certificado MEI. O documento informa, além do CNPJ, demais dados úteis sobre o negócio, como nome legal, nome fantasia, data de abertura, capital social e até mesmo a situação cadastral. 


No final das contas, consultar o CNPJ é um processo simples quando feito através do CPF do microempreendedor. Realizar esse procedimento e manter a situação dos negócios em dias é fundamental para o seu desenvolvimento. Por fim, é importante lembrar, também, que um empresário informado é sempre alguém preparado para o sucesso. 


Até logo!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7433 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?