O mundo digital oferece a
oportunidade de negócio aos MEIs de alcançarem um público que antes seriam de difícil
acesso, um bom investimento em sua presença digital vai garantir ao MEI uma maior
visibilidade de seus produtos.
- Mas como entrar neste mundo digital?
Quais redes sociais usar?
Entrar no mundo digital demanda
cuidado e atenção, uma boa frequência de postagens e um canal direto com seus
clientes vão permitir ao MEI uma maior proximidade com seu público-alvo.
Todas as redes sociais podem ser úteis na hora de divulgar seu produto e sua empresa, porem é importante ter em mente que algumas são melhores para determinados produtos, vamos a uma suposição:
- Julia gostaria de divulgar seu trabalho, como tatuadora, em busca de novos
clientes, o Instagram se torna uma opção promissora para Julia, pois a rede
permite uma grande visualização de seu conteúdo através de fotos em suas
postagens, uma vez que a rede social tenha sido escolhida agora é estudar como
utilizar as ferramentas que está rede oferta.
Uma vez que a rede social foi escolhida
e suas ferramentas foram dominadas surge um novo desafio, CONSTÂNCIA, um
empresário que quer ter sucesso nas redes sociais deve manter um fluxo constante
de conteúdo, assim como estar apto a responder qualquer questionamento que
venha a surgir referentes ao conteúdo publicado em tempo adequado.
- Beleza, mas como eu mantenho essa
constância?
Existem muitas formas de
trabalhar a constância, mantendo um cronograma através de uma agenda digital,
utilizando um sistema de planejamento (exemplo: Canvas), existem diversas
ferramentas que possibilitam gerenciar seus planos e objetivos.
- Posso estar em mais de uma mídia?
Sim, porém tenha em mente que quanto mais redes sociais sua empresa estiver
presente maior o dispende de tempo e energia para manter todo o conteúdo atualizado,
é melhor possuir uma rede social bem trabalhada do que várias onde surgem
problemas.
Outra dica importante é
acompanhar a evolução da visibilidade de sua empresa, as próprias plataformas
ofertam isso, saber se sua empresa está sendo vista, qual conteúdo agradou o
público e qual foi ignorado, isso pode ajudar a identificar o gosto de seu público e identificar o melhor horário para suas
postagens.
Analisando e aplicando estes pontos citados aqui você poderá se guiar no mundo digital, construindo assim uma imagem pública sólida e alcançando seus clientes dentro de suas casas.
E você, está indo bem nessa jornada de redes sociais?