A DASN, que significa Declaração Anual do Simples Nacional, é um papel importante para quem é MEI. Ela é como um relatório que precisa ser feito todos os anos, contando sobre o dinheiro que ganhou com seu negócio, e que deve ser realizado até o último dia de maio.
Na DASN, o MEI coloca quanto dinheiro entrou no negócio durante o ano todo. É como fazer uma lista de tudo que ganhou com as vendas ou serviços que fez.
Esse papel é muito importante porque ajuda o governo a saber como está a situação financeira do MEI e se está tudo certo com os impostos que ele precisa pagar. É como um jeito de mostrar que está tudo certinho com o negócio. Então, resumindo, a DASN é um documento que o MEI tem a obrigação de entregar todo ano, no último dia de maio, para "dizer ao governo" quanto foi arrecadado com seu negócio durante último ano. Essa medida é importante para manter o negócio em dia e evitar problemas com a receita.
Se o MEI não fizer a DASN dentro do prazo, podem haver alguns problemas. O mais comum é ter que pagar uma multa, que é um tipo de penalidade financeira. Essa multa pode aumentar conforme o tempo passa sem ocorrer a entrega da declaração.
Além disso, não fazer a DASN pode deixar o MEI em situação irregular com o governo. Isso pode trazer complicações futuras, como dificuldades para pegar empréstimos ou participar de licitações.
Então, é importante lembrar de fazer a DASN todo ano e dentro do prazo certo. Assim, o MEI evita problemas e mantém tudo certinho com seu negócio.
Deixaremos aqui também um vídeo e manual com mais conteúdo sobre DASN, então para se aprofundar no tema, não deixe de ler o documento e assistir o vídeo para mais informações e descobrir como fazer a declaração na prática, com o passo a passo!