Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

MEI, entenda a importância de fazer a Declaração Anual

avatar WESLEY FLORENCIO FERREIRA
Wesley Florencio Ferreirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
MEI, entenda a importância de fazer a Declaração Anual
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 26 ABR. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A DASN, que significa Declaração Anual do Simples Nacional, é um papel importante para quem é MEI. Ela é como um relatório que precisa ser feito todos os anos, contando sobre o dinheiro que ganhou com seu negócio, e que deve ser realizado até o último dia de maio.


Na DASN, o MEI coloca quanto dinheiro entrou no negócio durante o ano todo. É como fazer uma lista de tudo que ganhou com as vendas ou serviços que fez.


Esse papel é muito importante porque ajuda o governo a saber como está a situação financeira do MEI e se está tudo certo com os impostos que ele precisa pagar. É como um jeito de mostrar que está tudo certinho com o negócio. Então, resumindo, a DASN é um documento que o MEI tem a obrigação de entregar todo ano, no último dia de maio, para "dizer ao governo" quanto foi arrecadado com seu negócio durante último ano. Essa medida é importante para manter o negócio em dia e evitar problemas com a receita.


Se o MEI não fizer a DASN dentro do prazo, podem haver alguns problemas. O mais comum é ter que pagar uma multa, que é um tipo de penalidade financeira. Essa multa pode aumentar conforme o tempo passa sem ocorrer a entrega da declaração.


Além disso, não fazer a DASN pode deixar o MEI em situação irregular com o governo. Isso pode trazer complicações futuras, como dificuldades para pegar empréstimos ou participar de licitações.


Então, é importante lembrar de fazer a DASN todo ano e dentro do prazo certo. Assim, o MEI evita problemas e mantém tudo certinho com seu negócio.


Deixaremos aqui também um vídeo e manual com mais conteúdo sobre DASN, então para se aprofundar no tema, não deixe de ler o documento e assistir o vídeo para mais informações e descobrir como fazer a declaração na prática, com o passo a passo!

avatar WESLEY FLORENCIO FERREIRA
Wesley Florencio Ferreira
Sou colaborador do SEBRAE/PR há 2 anos. Tenho atuado no atendimento as Salas do Empreendedor e MEI. Atualmente trabalho na UAR Unidade de Atendimento e Relacionamento. Sou bacharel em Administração de Empresas. favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7434 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?