Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

MEI: dicas para aumentar a produtividade do seu negócio

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
MEI: dicas para aumentar a produtividade do seu negócio
Criado em 10 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, e manter uma empresa pode ser desafiador. Se você ainda está no começo, aproveite essas dicas para organizar melhor a sua produtividade e da sua empresa. Se você já é um MEI há algum tempo, parabéns por estar interessado em como evoluir o seu negócio.

Aumentar a produtividade é um tema muito importante, mas acredito que mais do que isso, é uma medida essencial. Quem não investe tempo para ganho de eficiência, fica para trás e é facilmente engolido pela concorrência.

E como conseguir ser mais produtivo e ficar à frente dos seus concorrentes? Essas são as dicas que vamos te mostrar agora.

 

Simplifique seus processos 

Adote a tecnologia disponível a favor da sua empresa. Opte por processos automatizados, onde você e seus funcionários poderão se concentrar na estratégia e na produção de valor ao invés de perder tempo com tarefas repetitivas. Sistemas de gestão são uma ótima pedida e poderão fazer uma grande diferença na produtividade da sua empresa.

Adote a nuvem

São os Drivers compartilhados. Toda a empresa utiliza a nuvem para arquivar e compartilhar arquivos com acesso remoto, inclusive dos dispositivos móveis. Isso ajuda na usabilidade dos funcionários no dia a dia. Com essa facilitação eles poderão acessar os documentos, enviar e-mails com muito mais agilidade e facilidade. Sem contar que ao manter seus documentos em uma nuvem, você terá muito mais segurança no armazenamento das suas informações, sem o risco de perder algum documento importante.

Indicadores de desempenho

Além de automatizar os processos da sua empresa, é preciso saber delegar tarefas. É difícil essa função e muitas vezes o dono do próprio negócio, por entender de todas as áreas, acaba abraçando o mundo o que prejudica no desempenho da produtividade.

Uma maneira eficiente de delegar funções e ainda ter o controle são os KPIs (Indicadores-chave de desempenho), já ouviu falar? Em resumo, são os índices que refletem o nível de sucesso de um negócio. Ao se estabelecer metas para um determinado período, eles permitem acompanhar os resultados obtidos e qual foi o percentual de desenvolvimento alcançado em relação ao período anterior.

Foque na experiência do empregado Employee Experience

Falamos em automatização dos processos, porém não se pode esquecer que são os colaboradores da sua empresa que irão administrar e controlar tais sistemas digitais. Por isso, a experiência do empregado, ou termo comumente utilizado Employee Experience deve ser um dos principais focos da sua atenção. Com ela a empresa foca em adotar iniciativas que favoreçam o desempenho das equipes, como o clima organizacional, necessidades dos membros do seu time, feedback contínuo.

Reduza as reuniões

Mude a cultura da reunião. Uma das principais queixas de funcionários é a quantidade excessiva de reuniões e sem objetivo.

Pense antes, um e-mail  vai resolver o assunto? Se sim, pronto! Caso seja necessária uma reunião presencial ou online, tome algumas medidas antes:

  1. Identifique o objetivo da reunião, qual o problema que ela quer resolver;
  2. Convite para reunião somente quem irá contribuir na solução de tal problema;
  3. Agende com antecedência;
  4. Estipule um período máximo para que a reunião não fique sem objetivo;
  5. Saia da reunião com objetivos bem definidos, que devem ser direcionados e comunicados a todos os interessados.

Ofereça flexibilidade

Atualmente tal flexibilidade foi colocada à prova com os Home Offices e muitas empresas notaram melhoria no desempenho dos seus funcionários. Então por que não propor a flexibilização também para os seus colaboradores? Outra medida interessante são os horários alternativos de trabalho, assim o foco não são nas horas trabalhadas e sim na entrega de resultados.

Aumentar a produtividade do seu negocio não sera uma tarefa fácil e não acontece da noite para o dia. É preciso determinação e foco para atingir o maior objetivo que sua empresa poderia alcançar. Criar processos, automatizações e criar uma rotina de acompanhamento são mecanismos utilizados por grandes e pequenas empresas que querem sair do óbvio e prosperar.

Temos certeza que também é o seu desejo, não é?

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal.

Estamos com atendimento online, para você empreendedor

Espero que tenham gostado     
Até a próxima.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7445 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?