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Custos e Despesas. Você sabe a diferença e o impacto deles nas finanças de sua empresa?

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Custos e Despesas. Você sabe a diferença e o impacto deles nas finanças de sua empresa?
Criado em 10 JUN. 2020
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Olá, MEIS, por que conhecer as Despesas da Empresa? Qual o impacto delas em seu RESULTADO?

Toda atividade, não importa o seu tamanho, tem gastos, tem despesas. Essas despesas precisamos conhecer.

Mas, antes, permitam-me observar que o momento difícil, vai passar, com certeza. E como estaremos?

É natural a apreensão com o presente e com o futuro, mas, olhando para o nosso histórico, o empresariado brasileiro é, antes de qualquer coisa, um obstinado e corajoso. E isso, claro, é condição essencial para ser empreendedor, seja que tamanho for o empreendimento.

Mas, para ser empreendedor de sucesso, é preciso algo mais: a constante qualificação. A vocação empreendedora mais o aprimoramento no gerenciamento é soma obrigatória no crescimento da empresa.

O que seria de um desportista com aptidão mas sem treinar na busca do aprimoramento?

Há anos tenho interagido com os MEIS. E quero continuar pela importância desses empresários para o País

Muita se fala que ``nada será igual´´. Talvez. E por que talvez? Pensando em Finanças, existe um roteiro que precisa ser seguido em qualquer tempo. Eu diria que, sempre.

Mas voltando a conversar sobre custos e despesas.

Se você produz pão para revenda, você gasta com farinha, sal, açúcar, óleo, gás, água, energia elétrica, salário.... São custos e despesas.

Esses custos e despesas devem ser pagas pelo preço de venda dos nossos produtos e serviços.

O custo de um produto parece ser mais entendível que as despesas.

Quer ver? Um MEI que compra camisetas de times de futebol e revende em sua cidade. Ele compra por R$ 45,00 e revende por R$ 90,00.  E afirma que tem um lucro de 100% em cada camiseta.

Algum equívoco? Não, ``alguns´´....Primeiro, o lucro não é 100%. Se comprou por R$ 45,00 e vendeu por R$ 90,00, sobrou R$ 45,00 que é 50% da venda. Claro?

Então, você lucrou R$ 45,00 ou 50%? Mas e as despesas? Imagine que você vende em 3 parcelas no cartão de crédito. Você deve pagar aluguel pela maquineta, certo? Você deve pagar taxa de administração pelo cartão de crédito. Você deve ter despesas com água, luz, telefone, aluguel. Quer mais? O seu salário. E teve frete de compra? Ou você foi retirar na fábrica para não pagar frete, mas gastou com combustível. E a DAS que você deve pagar todo santo mês. Afinal, é garantia de sua aposentadoria e é uma despesa.

Percebe quanta despesa aquela margem de 50% tem que cobrir (se você já pagou) ou tem que pagar (se você ainda não pagou)?

Poxa, é desestimulante? Não, ao contrário, é desafiante. Desafio para que você entenda a sua operação.

Para lembrar, Preço de Venda Custo de Compra ou de Produção Despesas = Lucro.

Como escrito anteriormente, a ideia do custo é clara e inquestionável. Mas, e as despesas?

Vamos lá, vamos entender quais as despesas fazem parte da nossa operação e como podem ser essas despesas.

Vejamos:

1. você conhece as suas despesas variáveis? Aquelas que ocorrem quando você vende seus produtos e serviços? Exemplo: taxa de administração dos cartões? Ou seja, quando você vende através de cartões, você paga uma taxa à operadora? Você sabe qual é essa taxa?

2. 1. você conhece as suas despesas fixas? Aquelas que ocorrem independentemente das vendas de seus produtos e serviços? Exemplos:  água, luz, aluguel, DAS? Ou seja, essas despesas precisam ser pagas mensalmente com ou sem venda.

Você tem o hábito de anotar todas as despesas de sua empresa?

Muito bem, vamos listar todas as despesas mensais do empreendimento. Você consegue?

Mais uma vez, quanto custou a camiseta que você vendeu por R$ 90,00? Lembra-se? A camiseta custou R$ 45,00. E quanto custa a farinha, açúcar e óleo para produzir pão que você produz e vende?

Mas você precisa acrescentar a esse Custo (para a produção ou para revenda) as despesas fundamentais para à operação.

Você, MEI, deve possuir despesas com taxas de cartão (débito e crédito), embalagens e frete de entrega. Eis alguns exemplos de despesas variáveis (dependem da venda).

Mas deve possuir despesas com aluguel, água, luz telefone, seu salário, DAS e eventual colaborador. Eis alguns exemplos de despesas fixas (tem que ser pagas todo mês independentemente de ter vendas ou não).

Vamos provocar a sua curiosidade, caro MEI, e vamos rabiscar alguns números.

Usando dados anteriores, imaginemos que você vendeu 60 camisetas de times de futebol no mês de Fevereiro ao preço unitário de R$ 90,00. Mas as vendas todas foram realizadas no cartão de crédito, pelo qual há uma taxa de administração de 3,5% para aquela condição. E a maquineta do referido cartão tem um aluguel de R$ 125,00. Como nesse mês de Fevereiro você estava num espaço comercial que lhe custava R$ 500,00 de aluguel mais 20% de condomínio (incluindo água e luz). E você determinou um salário de R$ 1.300,00 para cobrir suas despesas mensais. Lembrando que você adquiriu as camisetas em São Paulo e elas foram entregues em seu endereço acrescido de 5% de frete.

Vamos ao exercício:

Você vendeu 60 camisetas a R$ 90,00. Portanto, faturou R$ 5.400,00.

Qual foi o custo de aquisição das 60 camisetas? R$ 45,00 x 60? E o frete de 5%? Podemos considerar R$ 45,00 mais 5% de frete. Parece lógico. Portanto, teríamos R$ 47,25 X 60. Logo, o custo de compra foi de R$ 2.835,00.

Bem, R$ 5.400,00 R$ 2.835,00 = R$ 2.565,00. O que seria? Nada, por enquanto.

Temos que deduzir as despesas. As despesas variáveis (que dependem da venda) e as despesas fixas (não dependem da venda, pois tem quer pagas).

No exercício acima, quais seriam as despesas variáveis? Vamos juntos: taxa de administração de 3,5%? Sim, se não houvesse as vendas, não haveria essa taxa. Portanto, R$ 189,00 você está entregando ao administrador da maquineta. E o aluguel da maquineta? Como você paga o aluguel da maquineta todo mês, esse aluguel é fixo. Parece não ter mais despesas variáveis. Vamos ver as demais despesas?

Agora são as despesas fixas, que temos que pagar, vendendo ou não. Nesse exercício, são: aluguel do espaço (R$ 500,00 + 20% = 600,00); aluguel da maquineta = R$ 125,00; seu salário (também chamado de pró labore) = R$ 1.300,00. Fechado? Quase....e o seu DAS? O DAS é também fixo pois seu valor independe de venda e tem que ser pago todo mês para garantir os benefícios do INSS e evitar entrar em Dívida Ativa da União com todas as consequências negativas. Supondo que você, MEI, deva pagar R$ 52,25, o seu resultado seria:

Faturamento de Venda...................... R$ 5.400,00

- Custo de Compra.............................. R$ 2.835,00

- Despesas Variáveis........................... R$     189,00

- Despesas Fixas.................................. R$  2.077,25

= Resultado......................................... R$      298,75

O seu resultado em valor absoluto foi R$ 298,75 e, em percentual, 5,53%.

A margem bruta, para sua informação, foi de 47,50% (R$ 2.835,00 / R$ 5.400,00).

Ficou claro custo e despesas (variáveis e fixas)?

E aí, gostou da publicação?

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