Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Medidas de Esforço e Resultado

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmannfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Medidas de Esforço e Resultado
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 22 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Imaginemos uma pequena fábrica que entrega frascos de perfumes para lojas que os vendem para os consumidores finais. 


Para isso a empresa tem um processo composto das seguintes etapas:

  1. Recebe um pedido do comprador
  2. Compra os insumos
  3. Efetua as misturas nas dosagens corretas
  4. Embala o produto
  5. Efetua a entrega
  6. Cobra dos clientes


Olhando a empresa de forma global, os seguintes resultados do processo são os mais importantes:

  1. Satisfação dos compradores - que garante a continuidade do negócio.
  2. Lucratividade - que justifica a continuidade do negócio.


Mas, esses resultados, ainda que adequadamente medidos, não são suficientes para a gestão e a melhoria do negócio.


Para isso precisamos de medidas internas ao processo - os chamados Indicadores de esforço - como:

  • Perdas por erros de dosagem;
  • Interrupções por falta de matéria-prima;
  • Custo de manutenção etc.


Então, para uma boa gestão, precisamos de métricas que nos deem feedback de forma ampla, tanto nos seus resultados como em particularidades da execução dos processos. Necessitamos, portanto, de um conjunto equilibrado de indicadores de resultados (que refletem o desempenho passado) e de esforço (que permitem previsão com base em hipóteses).


Para reflexão.

Em tua organização existe esse equilíbrio ou, como na maior parte delas, é colocada ênfase apenas nas medidas de resultados, na expectativa que os processos melhorem naturalmente?

avatar DORIAN L. BACHMANN
Dorian L. Bachmann
Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes. Autor do livro "Indicadores de RH como Ferramenta de Gestão: obtendo e comunicando resultados".favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4747 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?