Não dá para contar a quantidade de pessoas que recebem algum contato informando que vão perder sua marca se não fizerem o registro até uma data específica e vem conversar conosco para entender o que isso significa e, principalmente, saber se isso é verdade.
Sempre explicamos individualmente para cada um que nos pergunta a respeito disso e também já fizemos vários posts no nosso Instagram alertando a todos sobre esse tipo de contato.
Vendo que isso continua acontecendo praticamente todos os dias, decidimos fazer um artigo aqui no blog para deixar registrado todas as nossas orientações para esses casos.
Já recebeu um contato desse tipo e quer entender o que é isso? A Magu te explica!
Para já começar com respostas, que eu seu que isso que você está procurando, vamos diretamente esclarecer se esse tipo de contato realmente é verdade ou não.
Bom, se vocês nos acompanham por aqui e nas nossas redes sociais, devem saber que a marca só é sua se você tem o registro. Caso contrário, você realmente corre o risco de perdê-la a qualquer momento.
Enquanto não possui registro, teoricamente, uma marca está disponível para registro de outras pessoas. Assim, se você não registrou o nome que você está usando no seu negócio, um terceiro pode sim registrar essa marca e, eventualmente, te impedir de usá-la. Basta que ele atenda a todos os requisitos para o registro e descubra que você usa o nome sem ter o registro.
Então, se pensarmos por esse lado, esses contatos que você recebe dizendo que você precisa registrar a marca senão outra pessoa vai registrar, são verdadeiros.
Mas, a partir do momento que uma empresa te liga dizendo que existe uma empresa ou pessoa específica que tem o interesse em registrar esse nome que você já, mas que se você registrar antes, até o dia X, não perderá o nome, você vai ficar com a pulga atrás da orelha, não concorda?
Sempre que uma pessoa recebe esse tipo de contato, que pode ser por e-mail, carta, telefone e até o envio de um boleto, e nos pergunta se é verdade, nós sempre orientamos a pessoa a não fazer nenhum pagamento e, se ela se sentir à vontade, nos enviar essa correspondência recebida para verificarmos a procedência.
Nós sempre verificamos quem enviou essa correspondência e explicamos para a pessoa quem enviou e qual foi a intenção da empresa remetente.
Sempre que fazemos essa busca, vemos que esse contato veio de uma empresa de propriedade intelectual e que a inteção da empresa é vender o seu serviço de registro de marca.
Então, eles fazem o contato com você, informam que existe outra pessoa querendo registrar esse nome que você já usa, mas que se você registrar até uma data específica, conseguirá o registro. Assim, caso você tenha interesse, pode contratar o serviço deles para fazer o seu registro de marca.
Porém, não podemos negar que essa forma de abordagem comercial é um pouco estranha. O que você acha sobre isso?
Assim como toda propaganda ou abordagem comercial de qualquer empresa, não tem como você evitar esse tipo de contato.
Mas, sabendo que isso existe, você já pode se prevenir e responder adequadamente quando o contato chegar para você.
Por exemplo, já tivemos cliente da Magu que recebeu uma ligação nesse sentido. Porém, ela já tinha feito o protocolo do registro de sua marca conosco e o processo já estava em andamento.
Como alertamos todos os nossos clientes que eles podem receber algum contato desse tipo durante o processo de registro, ela já tinha esse conhecimento e respondeu à ligação informando que já estava registrando sua marca. Assim, o contato foi finalizado sem nenhum problema.
Então, conhecimento é tudo, não é mesmo Magu migos?
Um outro ponto que sempre mencionamos nas nossas redes e para os nossos clientes é que o INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, não envia boletos.
Essa semana mesmo uma cliente nossa recebeu um boleto que parece ser muito oficial, realmente parecia ser de um órgão público, algo nacional. E no e-mail que enviou o boleto dizia que faltava ela fazer esse pagamento para conseguir o registro da sua marca.
Imediamente ela me mandou questionando, pensando que havia esquecido de pagar alguma taxa.
Assim, eu expliquei a ela que o INPI não envia nenhum boleto e que ela só deveria pagar os boletos que nós enviamos, que já estavam todos quitados.
Isso é tão importante que o próprio INPI alerta em seu site oficial que não envia boletos e até lista os nomes que podem vir nos boletos, parecendo oficiais, para alertar o público.
Resumindo, são boletos fraudulentos e não devem ser pagos. Tome muito cuidado com isso e, se receber algo do tipo, pode entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas.
A Magu está à disposição para explicar sobre propriedade intelectual e tirar suas dúvidas sobre esse tipo de contato.